Universidade Corporativa: por que as empresas devem investir em capacitação?

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O mundo e as empresas estão se adaptando a novas realidades e a universidade corporativa é uma delas.

Desde o início da pandemia causada pelo coronavírus, rotinas e hábitos foram alterados de diferentes maneiras. Se antes a falta de tempo era justificativa para deixar de investir em conhecimento, hoje é justamente a busca por novos aprendizados o que preenche os dias de isolamento.  

Com muitos profissionais em home office e menos tempo gasto no trânsito, as horas podem ser melhor aproveitadas por aqueles que têm planos de crescimento na carreira e não abrem mão de se atualizar. 

Universidade CorporativaDiante deste cenário, em que muitas empresas se viram obrigadas a manter seus funcionários trabalhando em casa, outro ponto precisou ser adaptado. As organizações, antes acostumadas a promover capacitações presenciais, tiveram de repensar a forma de treinar e desenvolver seus times através das conhecidas, universidades corporativas.   

Felizmente, graças à tecnologia, é possível manter os treinamentos com metodologias de educação a distância. Os mesmos recursos que tão bem servem para que os trabalhos sejam executados de forma remota e as operações não sejam interrompidas tornam-se, agora, aliados perfeitos quando o assunto é conhecimento e educação. 

E-learning 

De modo geral, investir na universidade corporativa para promover treinamento e desenvolvimento de funcionários contribui para o aumento da produtividade no trabalho e na retenção de talentos, além de potencializar e capacitar as equipes.  

Segundo a Twygomais da metade da população brasileira está conectada à internet. Especialmente no ambiente empresarial, o e-learning se destaca, pois além de desenvolver seus colaboradores, as empresas precisam trabalhar novos skills e conhecimentos técnicos.   

Ainda que as incertezas provocadas pela pandemia pareçam estar longe do fim, a demanda por cursos online no Brasil segue na contramão da crise. 

Ao que tudo indica, o interesse por treinamentos a distância continuará em alta. Um levantamento online da NZN Intelligence com mais de 1,7 mil entrevistados – a maioria entre 18 e 34 anos – revelou que 40% deles pretendem se inscrever em cursos online. 

Por que investir no desenvolvimento de pessoas durante uma pandemia? 

Você pode estar pensando: com tantas empresas enfrentado dificuldades para manter as operações, o quadro de colaboradores e a saúde financeira dos negócios, por que investir no desenvolvimento das equipes justamente agora? 

Simples: toda crise é passageira e o maior patrimônio de uma companhia são as pessoas. Manter o time capacitado, preparado e atualizado vai fazer toda a diferença na hora que a economia estiver reaquecida e os negócios, a pleno vapor. 

Vantagens de investir na universidade corporativa e capacitação dos profissionais 

  • Aumento da competitividade 

A vantagem competitiva é algo muito dinâmico e volátil. O diferencial de hoje pode significar “pouco” amanhã. Por isso, valorizar o capital intelectual é imprescindível. Desta forma, você dificulta bastante a vida do concorrente. 

  • Redução de turnover 

Valorizar os profissionais faz com que eles se sintam parte do negócio. Essa sensação de pertencimento ajuda na retenção dos times, ou seja, os colaboradores vão querem permanecer muito tempo na empresa.  

  • Atração de talentos 

Para as empresas que estão em busca dos melhores profissionais do mercado é importante oferecer algo em troca. Assim, as pessoas saberão que o crescimento e a evolução de suas carreiras são incentivados pela organização e estão no escopo da política da empresa. Para os colaboradores, este é um excelente benefício. 

  • Valorização do capital humano 

Não adianta ter os profissionais mais competentes se a empresa não é capaz de criar as condições necessárias para que esses talentos prosperem. 

  • Clima organizacional positivo 

A criação e o alinhamento de expectativas são as maneiras de manter os colaboradores satisfeitos e engajados, melhorando a percepção coletiva sobre a empresa. 

A importância dos treinamentos online para os profissionais das estradas 

Seja em um ambiente administrativo ou nas estradas brasileiras, estar bem preparado para exercer as tarefas com assertividade e alto desempenho é essencial. Motoristas e profissionais da área logística têm função importante para a economia, já que cerca de 70% da produção nacional circulam pelas rodovias do país. 

É nesta hora que os treinamentos a distância se tornam aliados de quem tem seu “escritório” na boleia de um caminhão. De qualquer lugar do Brasil, de Norte a Sul, antes de pegar a estrada e assumir a responsabilidade de transportar uma carga, o motorista pode – e deve – se atualizar. 

Os times de gestão logística e gerenciamento de riscos também devem estar preparados para a dinâmica imposta pelo mercado e para lidar com os desafios deste setor. Estar bem treinado é o primeiro passo. 

A Universidade Corporativa Opentech é um exemplo de que a capacitação é possível onde quer que o profissional esteja. 

Confira algumas vantagens do OpenUniversidade: 

  • Ambiente online de ensino voltado para área de transporte, logística e gerenciamento de riscos. 
  • Opções de e-learning padrão, por matrícula, ou projeto customizado conforme a necessidade específica da empresa. 
  • Prova de certificação ao final de cada curso, com o objetivo de validar o conhecimento. Pode-se verificar, inclusive, o conteúdo extra oferecido em anexo. 
  • Sistema de ensino/aprendizagem mediado por tecnologias que permitem ao professor e ao aluno a permanência em ambientes físicos diferentes. 

Viu só? Capacitar seus profissionais e manter seus times atualizados é simples, fácil, rápido e, seja em tempos de pandemia ou não, jamais deve ficar em segundo plano. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
Scroll Up