Cuidados que todo transporte de cargas frigorificadas precisa implementar para prevenir acidentes

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Por Rodrigo Correa – Gerente Executivo de Relacionamento na OpenTech Software e Rastreamento

 

Os acidentes no transporte de cargas e suas consequências, sejam elas para os profissionais diretamente ligados ao processo ou ao bem material transportado, não são raros.
Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o número de acidentes em rodovias federais têm diminuído nos últimos 10 anos: saiu do patamar de 180 mil ocorrências para algo próximo a 70 mil em 2019.
Ainda assim é um número assustador, pois estamos falando de quase 200 acidentes todos os dias.
São vários os fatores que contribuem para essa diminuição, dentre eles:

  • mais fiscalização e aplicação de leis;
  • melhorias em estradas e sinalizações;
  • realização de exames toxicológicos;
  • e treinamentos para os motoristas, tendo em vista que a maior causa de acidentes está associada ao fator humano, geralmente a imprudência.

Quando falamos do segmento de transportes de alimentos, principalmente os perecíveis e refrigerados, como o frigorificado, temos fatores que vão além das vidas envolvidas, custos logísticos e de seguros e exposição da marca.
Sem que haja tempo para o salvamento da carga, uma das consequências dos acidentes é, normalmente, o crime de saque das mercadorias, bem como a condenação dos produtos para o descarte por questões de temperatura.
Diante destes cenários, em que ainda temos um número elevado de acidentes, agravamento no caso do segmento frigorificado e sendo o fator humano a principal causa dos eventos, é que se faz necessária uma mudança de cultura cada vez maior nas organizações para criar ou ampliar programas de prevenção de acidentes.

Os cuidados necessários

Um Programa de Prevenção de Acidentes (PPA) robusto e completo é pautado em vários pilares.
Os principais pilares estão voltados aos processos simples e bem disseminados a todos os colaboradores e níveis hierárquicos. Além disso, métodos e controles para o acompanhamento diário de gestão das regras do programa, principalmente excessos de velocidades e de jornada, e o último, porém não menos importante, capacitações e reciclagens periódicas.
Como um dos principais pilares que norteiam a prevenção de acidentes no transporte rodoviário de cargas, o processo de acompanhamento e treinamento dos profissionais deve ser constante.
Assim como o material repassado nestes encontros deve ter abordagens macros sobre condições de vias, uso de psicotrópicos, fatores externos e dicas de segurança voltados às suas especificidades, como por exemplo o transporte em contêineres, gancheiro ou bitrem.
Ao realizar o alinhamento das ações de capacitação e das rotinas do controle/gestão, fazendo com que essa continuidade passe de uma prioridade na organização para um dos valores que regem os fundamentos da empresa, teremos aí uma mudança forte de cultura, que será sentida por todos os profissionais e também pela sociedade em geral.

Mas, afinal, como ter o PPA implantado na empresa?

A Opentech já possui uma solução no mercado, com cases de sucesso em vários segmentos, inclusive para cargas frigorificadas. Além dos treinamentos presenciais, treinamentos on-line, relatórios de excessos, há ainda o mapeamento das rotas com maior índice de acidentes e, assim, é possível dar o aviso antecipado aos condutores quanto aos perigos que aparecerão pela frente.
Gostou do conteúdo e quer saber mais desta solução? Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
Scroll Up