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Depois de falarmos sobre o potencial e as vantagens da cabotagem aliada ao transporte rodoviário no Brasil, é hora de mostrarmos os desafios deste tipo de operação e os excelentes resultados obtidos a partir de soluções logísticas integradas.

É reconhecido que o aproveitamento da cabotagem na matriz de transporte brasileira é bem menor que o desejável.

Os investimentos necessários à implantação e operação desse tipo de modal são elevados, envolvendo aquisição de embarcações e altos custos operacionais com tripulação, licenciamento, manutenção, reparos, administração, entre outros.

Exige-se, portanto, elevada escala econômica por parte dos investidores, o que poderia ser uma explicação para o não aproveitamento do pleno potencial da cabotagem no país.

Sabemos que, se a escolha do modal fosse feita em função do tipo de carga e da distância a ser percorrida, a navegação de cabotagem, a navegação interior e o modal ferroviário seriam os mais utilizados para o transporte de grandes tonelagens por longas distâncias.

Principais desafios da cabotagem no Brasil

  • Pequena quantidade de rotas regulares, com baixa frequência das existentes;
  • Gargalos relacionados à infraestrutura e à superestrutura dos portos, com muita burocracia no processo de transbordo;
  • Elevado tempo de espera para atracação de navios, já que alguns portos dão preferência à atracação de navios de longo curso;
  • Regime tributário complexo;
  • Poucos estaleiros competitivos e atraso tecnológico;
  • Concorrência entre os modais, não aproveitando a utilização de cada um de acordo com suas vantagens intrínsecas.

Para minimizar os entraves e elevar o nível de serviço de forma a viabilizar essa modalidade de transporte, um bom planejamento e gestão da operação são fundamentais.

Neste momento, contar com parceiros especializados para a integração das soluções e processos logísticos pode ser determinante para os resultados da operação.

Tendências e desafios na segurança

Soluções Logísticas Integradas Opentech, contribuindo para a logística intermodal no Brasil

Responsável por gerenciar e monitorar mais de 95% das operações de cabotagem no Brasil, a Opentech fornece um sistema de monitoramento logístico e Torre de Controle para os maiores embarcadores de contêineres na cabotagem, que juntos movimentam mais de 300 mil TEUs ao mês, segundo dados da Associação Brasileira dos Embarcadores de Cabotagem.

Ao identificar a necessidade de investir em tecnologia integrada para logística intermodal e gerenciamento de risco, essas companhias contaram com a expertise da Opentech para melhorar a performance logística, em especial nas operações de transporte rodoviário.

Seus desafios consistiam na necessidade de melhorar a informação do posicionamento de cada contêiner, nos atrasos das programações dos carregamentos, cobranças de estadia dos veículos, necessidade de elevar a segurança da carga, entre outros.

A solução para esses problemas foi construída em conjunto com a Opentech, por meio de pessoas, processos e tecnologia.

Os projetos contêm uma camada de software para visibilidade em tempo real (via software Open SIL), processos definidos em conjunto e pessoas tanto das empresas quanto da Opentech operando apenas com base em exceções.

O resultado é uma Control Tower que permite, por exemplo, a gestão padronizada das programações de coleta/entrega do operador logístico intermodal. Controle e cobrança de emissão de documentos por parte dos transportadores.

Torre de Controle: da personalização à visibilidade em tempo real de soluções logísticas integradas

Monitoramento proativo de eventos como: possíveis atrasos, checagem dos motivos de paradas, criação de alertas de custos extras para transportadoras e encaminhamento de relatórios para as equipes intermodais.

Tudo isso aliado a um processo de compliance com controle sistêmico de acessos e alçadas para tomada de decisão.

Esse conjunto de medidas, ferramentas e ações têm auxiliado os operadores logísticos, aumentando a confiabilidade, produtividade, visibilidade e transparência junto ao cliente final.

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