A crise provocada pelo novo coronavírus impactou o mundo inteiro. Com reflexos severos na saúde pública e na economia, populações de diversos países tiveram de mudar seus hábitos, governos adotaram medidas de isolamento social e, em alguns casos, decretaram o lockdown, assim como empresas de todos os setores tiveram seus negócios afetados.
O segmento de transporte e logística, essencial para o país, não passou ileso à crise. Se antes a gestão logística era imprescindível para o sucesso das operações (garantindo a produtividade, qualidade, eficiência e redução de custos, por exemplo), o que dizer agora, diante dos desafios impostos pela pandemia?
De acordo com levantamento divulgado pelo Departamento de Custos Operacionais (Decope) da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), o volume geral de cargas movimentadas no Brasil caiu 43,9% entre os dias 6 e 12 de abril deste ano. De 4 a 10 de maio, o setor teve uma pequena recuperação, com índice de 40,47% (percentual ainda elevado em comparação ao período anterior à pandemia).
Outra pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) revelou que, para 81% das empresas consultadas, o novo coronavírus trouxe impactos negativos aos negócios, com queda de 40% na demanda de serviços para metade delas. Em 11% dos casos, a redução da demanda chegou a 80% ou mais. Já o faturamento para 10% dos transportadores teve redução superior a 80% em função da Covid-19.
NÃO FIQUE PARADO!
Os números falam por si. Por mais desafiadores que sejam, o momento é de ação.
Se seus processos ainda não são enxutos e maduros, é hora de aproveitar o momento para organizar sua empresa. Estar preparado para a retomada vai fazer toda a diferença.
O primeiro passo é garantir uma gestão logística eficiente e integrada.
Como? Com ferramentas apropriadas e equipes preparadas e focadas.
A boa notícia é que você não está sozinho!
OPEN SIL, A SOLUÇÃO LOGÍSTICA QUE SEU NEGÓCIO PRECISA
Desenvolvido a partir das principais demandas do setor, o SIL (Sistema Integrado de Logística) é uma avançada ferramenta de gestão que oferece automação completa e controle sistêmico dos processos logísticos.
Não fique aí parado esperando a crise passar. Adiante-se e garanta que sua operação esteja totalmente preparada assim que os negócios voltarem à normalidade.
1 – Integração e Acuracidade de Informações
Funcionalidade: Integrações
O Open SIL é integrado com todos os ERP e TMS de mercado. Os dados do pedido faturado e posicionamento de GPS são utilizados para realizar controles logísticos. Desta forma, em uma única plataforma é possível garantir a acuracidade das informações para uma gestão eficaz.
2 – Visão Padronizada
Funcionalidade: Unificação
O Open SIL padroniza a interface com todos os rastreadores, assim, você consegue operar com diversas transportadoras e variadas marcas de rastreadores, garantindo uma visão única em apenas um portal, independentemente de qual seja o hardware instalado no caminhão.
3 – Compliance
Funcionalidade: Controle de Acesso
Assim como o Open One, no Open SIL é possível customizar as permissões de acesso de cada perfil de usuário, desde a equipe de gestão e operações até os usuários de terceiros, como transportadoras.
4 – Rastreabilidade online
Funcionalidade: Tracking de Documentos
No Open SIL é possível acompanhar todas as etapas, desde a coleta até a entrega, sem necessidade de qualquer tipo de input manual. O sistema busca os dados do rastreador e faz o acompanhamento da carga em tempo real.
5 – Controle de Prazos
Funcionalidade: Tracking de Documentos
Todos os seus locais de coleta e entrega possuem alvos eletrônicos (geo-cerca) no Open SIL. Esses alvos validam o cumprimento da janela acordada, fazendo assim com que seja possível a auditoria do combinado versus realizado.
6 – Redução de No Show e Estadias
Funcionalidade: Tracking de Documentos
O Open SIL valida a aproximação da carga com o alvo eletrônico e indica, por meio de um alerta, quais viagens tendem a um possível atraso, recalculando de forma online a distância e o tempo para a chegada no local de carga ou descarga. Com as informações na mão, seu time pode reverter essa ocorrência.
Após a chegada do veículo no cliente, é possível controlar regras de estadia e alertar as equipes sobre o tempo de permanência fora do combinado para atuação proativa.
7 – Gestão Eficiente para Tomada de Decisão
Funcionalidade: Business Intelligence
Os dashboards Opentech são totalmente customizados atendendo ao perfil de operação dos clientes. Podem apresentar informações geradas através dos sistemas Opentech e consolidar com dados que tenham origem no ERP, TMS ou outros sistemas.