Velho conhecido nas companhias aéreas, o no-show é o termo usado quando passageiros não aparecem para o embarque. A expressão que indica o não comparecimento é utilizada também na rede hoteleira, para hóspedes com reservas confirmadas que não fazem o cancelamento no prazo estipulado e tampouco aparecem para o check in.
Se um assento vago no avião ou em um quarto vazio no hotel são prejuízos, o que dizer quando o motorista não aparece na hora de carregar a mercadoria? Uma carga inteira no pátio, atrasando a programação?
Uma falha logística que pode custar caro – sem falar na dor de cabeça para embarcadores e transportadores.
O no-show logístico pode ocorrer por diferentes motivos – voluntária ou involuntariamente, mas sejam quais forem as causas, uma coisa é certa: o processo operacional precisa ser revisto imediatamente e as falhas devem ser identificadas, sanadas e corrigidas para que não voltem a se repetir.
Ainda que tragam aprendizados valiosos, experiências como essa pesam no bolso das empresas e não deixam margens para repetições.
É por isso que a visibilidade logística e a programação de cargas são aspectos tão importantes na movimentação de mercadorias.
O setor de logística e transportes já enfrenta desafios de toda natureza e não faz sentido abrir mão da tecnologia disponível atualmente na hora de:
Ter um programa de logística de transportes é fundamental para o sucesso da operação e o resultado dos negócios. E, para isso, o setor já conta com inovação e tecnologia suficientes para tornar a missão mais eficaz e assertiva.
As ferramentas disponíveis hoje permitem melhorar a visibilidade dos processos logísticos, com excelentes aliados no quesito gestão de fornecedores de transporte, programação de cargas, gerenciamento de custos com frete e otimização das etapas operacionais.
Faça as contas:
Na ponta do lápis, qual empresa não gostaria de obter esses ganhos com base em melhorias na logística do transporte?
Mas para isso é preciso rever práticas, romper velhos padrões e investir em tecnologia.
Ou você vai continuar preso ao e-mail, telefone, whatsapp ou Skype para contratar uma transportadora?
Responda com sinceridade:
A maioria dessas perguntas é, de fato, incômoda.
É o “calo que aperta” ou a “poeira” que seria melhor se estivesse sob o tapete, mas não é possível ignorar questões como essa.
A movimentação de mercadorias é ponto sensível para as corporações e, como tal, merece um olhar criterioso. Quanto antes você pensar a respeito da pergunta número 10, antes os outros questionamentos deixarão de ser um gargalo na sua operação.
Já existe inteligência artificial capaz de otimizar a contratação de fretes e facilitar o processo de seleção dos fornecedores de transporte.
Sistemas que conectam as cargas ao motorista ou transportador mais próximo com base em um cadastro que permite o controle rigoroso das informações dos profissionais envolvidos na operação.
De forma integrada, padronizada e automatizada, é perfeitamente possível aprimorar a sinergia entre as pessoas envolvidas na contratação de fretes, reduzindo pela metade as demandas operacionais e os custos.
Como? Imagine um sistema que identifica a melhor opção de frete por meio de leilão e avalia os recursos disponíveis para a operação, permitindo a reserva ou contratação do veículo para embarque, disponibilizando a programação ao transportador e acompanhando o cumprimento da agenda de entregas.
Boa ideia, não é mesmo?!
A tecnologia aplicada à gestão de fretes e à programação de cargas ainda traz outras vantagens:
A gestão do transporte de cargas requer atualização constante. Ainda assim, há boas práticas que “nunca saem de moda”. Por isso, vale a pena recapitular diretrizes que contribuem permanentemente para uma logística eficiente.
Contar com um sistema moderno para programação das cargas beneficia tanto embarcadores quanto os transportadores e motoristas.
Quem vive nas estradas sabe que esperar horas ou dias para carregar ou descarregar o caminhão porque há falhas na documentação ou no planejamento feito pelo responsável pela mercadoria é um problema e tanto.
Por isso, um bom sistema de gestão facilita a vida de todo mundo. A tecnologia para programar e gerenciar a movimentação das cargas ajuda transportadores porque:
Não perca tempo tentando controlar toda a operação logística “no braço”. É impossível. Felizmente, a tecnologia está a serviço da gestão no transporte de cargas.
No caso específico do leilão de fretes e administração de custos, contratação de transportadores, programação de embarques e desembarques, controle de diárias e visibilidade das viagens, os recursos tecnológicos se mostraram extremamente vantajosos.
Isso se dá, em boa parte, porque mais do que ampliar a visibilidade da operação, a sistematização e a informatização dos processos reduzem a intervenção humana e, naturalmente, a margem de erros.
Ao apostar na automatização da contratação de fretes, a empresa fica menos suscetível, por exemplo, a análises subjetivas, decisões equivocadas e a falhas e prejuízos.
Não estamos falando do não comparecimento em hotéis ou voos de companhias aéreas. Estamos falando de quando o “match” combinado de motorista e veículo com a carga (carregamento) não se confirmam e faz com que sua carga fique parada na doca, atrasando sua operação logística.
Quando você dispõe de um sistema eficaz de programação de cargas, consegue amenizar esse problema.
Afinal, com o uso de plataformas online, sua empresa conta com um histórico dos fornecedores de transporte, avaliação de performance e qualidade do serviço, indicadores-chave de desempenho, notificações, advertências e outras informações.
Dispõe ainda de um cadastro com os transportadores habilitados e credenciados conforme os padrões estabelecidos por sua empresa, com as propostas e tabelas de frete já validadas, considerando apenas os melhores custos-benefícios para determinado tipo de operação.
Outra vantagem é que não faltará “planos B” em caso de necessidade de substituição emergencial, afinal, nem todo no-show é voluntário, não é mesmo?!
Dê adeus:
Como vimos, o investimento em soluções tecnológicas para o dia a dia da programação de cargas e da movimentação de mercadorias – uma função que, sabemos, é complexa – tem sido um grande aliado das empresas do setor de transporte e logística.
E você, como tem contratado seus transportadores?
Pense nisso, invista em inovação e conte conosco para aperfeiçoar os seus processos de programação de cargas.
Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre como tornar o processo de programação de cargas mais eficiente!