O Brasil tem 1,7 milhão de quilômetros de estradas, por onde circulam cerca de 2 milhões de caminhões, responsáveis pelo escoamento de 70% das mercadorias. Acrescente a esse cenário clientes cada vez mais exigentes, que não abrem mão de agilidade, eficiência, preço e qualidade nas entregas.
Agora, some a isso o fato de sermos um dos líderes em roubos de cargas – perdendo apenas para nações em conflito quando o assunto é insegurança nas estradas -, com infraestrutura que deixa muito a desejar, altas taxas de acidentes no trânsito e custos logísticos elevados, chegando a 12% do faturamento das empresas.
E então responda: como é que a sua empresa faz a programação das cargas considerando todos esses fatores?
Diante deste panorama complexo, torna-se difícil gerenciar:
… Se não for com a utilização de sistemas modernos de roteirização e programação de cargas.
A programação de cargas é uma etapa fundamental nas operações de transporte e logística, seja sob o ponto de vista operacional ou estratégico.
O uso de tecnologia como aliada neste processo traz inúmeras vantagens, entre elas:
A lista de benefícios que mencionamos acima já seria suficiente para fazer qualquer empresa rever seus conceitos, principalmente aquelas ainda insistem em acreditar que existe alguma vantagem no modelo manual de programação de cargas.
Mas tem mais!
Ao contar com plataformas inovadoras e modernas dedicadas a este serviço, como o OpenOne, as empresas obtêm outros ganhos que o controle manual da grade de carregamentos e de acompanhamentos de horários de entregas jamais permitiriam.
E quem não quer?
Aplicar inteligência no processo de seleção de fornecedores de transporte (e aqui estamos falando de mais de 115 mil empresas e aproximadamente 370 mil caminhoneiros atuando no país) já deixou de ser uma escolha e passou a ser condição sine qua non para quem sabe o quanto a movimentação de cargas é ponto nevrálgico na operação.
As melhorias nos processos devem ser constantes porque as exigências do cliente são implacáveis. E só é possível fazer com que cada pedido, cada encomenda, cada carregamento chegue ao destino no tempo certo, com o melhor preço, se a fase de programação de cargas for primorosa.
A dica é avaliar os recursos e fornecedores disponíveis para a operação, padronizar, sistematizar e automatizar o processo, utilizando o que há de mais moderno na contratação de fretes.
Só assim, muitos problemas comuns no dia a dia de muitas companhias poderão ser resolvidos, entre eles:
Concordamos que a programação de cargas é essencial para o sucesso da operação e os resultados da sua empresa. Uma plataforma dedicada a essa finalidade vai aumentar a produtividade, a visibilidade, a eficiência e os ganhos em toda a cadeia de transporte.
A lógica é simples: organização, centralização, automatização e seleção de fornecedores de forma ágil e eficaz, dando vazão eficiente às cargas, por meio de leilão entre os prestadores de serviço, programação com frota própria ou terceira, mapa interativo e excelência no desempenho.
Quem não quer?!