Passada a correria da Black Friday, chegou a hora de pensar nas férias, descansar, relaxar e respirar aliviado, certo? Ainda não!
Para quem tem planos de faturar no Natal, o momento é de recarregar as baterias, abastecer a frota e traçar novas estratégias para uma das datas comerciais mais promissoras do calendário anual.
O tempo é curto para quem deseja fechar o ano com boas vendas sem decepcionar nas entregas. Com o encerramento da Black Friday, a dica é analisar o que deu certo no planejamento logístico, aprender com os eventuais erros e corrigir – rapidamente – os rumos para a operação de Natal.
Afinal, Papal Noel precisa de agilidade e eficiência.
Em um ano de pandemia e isolamento social, em que as vendas online cresceram, conquistando milhares de novos adeptos, o Natal deve seguir essa tendência.
Ainda que lojas, shoppings e comércio de rua sonhem em ter suas portas abertas no fim do ano depois de meses amargando incertezas, tudo leva a crer que é o e-commerce que assumirá o protagonismo desta vez.
E você, que ainda vive o rescaldo da Black Friday, não vai ter muito tempo para repensar o planejamento logístico para o Natal.
Com 150,4 milhões de brasileiros conectados à internet, segundo o estudo Digital 2020, a movimentação no comércio eletrônico deve bater recordes neste fim de ano.
Uma pesquisa sobre perspectivas de consumo feita pela Rakuten Advertising mostra que 87% das pessoas planejam comprar algo neste Natal e, acreditem, 86% dos consumidores ouvidos cogitam fazer isso pela internet.
Antes de falar sobre planejamento logístico, vamos fazer uma conta rápida:
Sabemos que, de forma geral, a movimentação de mercadorias na Black Friday se assemelha muito ao transporte de cargas no período de Natal. Se sua operação foi bem sucedida em novembro, não terá muito segredo a desvendar na hora de colocar os presentes sob a árvore.
O que não pode é fazer feio e manchar a imagem do Bom Velhinho, chegando depois do horário, não é mesmo?
Atrasos na entrega costumam ser uma falha imperdoável na visão dos clientes, cada vez mais exigentes. Por isso, planejamento é essencial, do início ao fim do processo logístico. E vale lembrar que o trabalho nem sempre termina quando a encomenda chega na casa do cliente.
Um serviço de qualidade precisa contemplar etapas importantes como:
Para que embarcadores e transportadores possam aprimorar suas estratégias para o Natal – e tenham bons motivos para celebrar a chegada do Ano Novo – é necessário preparar a logística de movimentação de cargas.
Confira um passo a passo:
Analise se suas práticas de gestão de estoque, armazenagem, seleção de fornecedores, gerenciamento de riscos e controle de indicadores está adequada. É fundamental adotar boas práticas e ter visibilidade em todas essas etapas para que o planejamento saia conforme o esperado.
Aproveite as experiências anteriores para avaliar erros e acertos, analise os indicadores e o histórico de desempenho para corrigir eventuais falhas. Se você mantém uma gestão visível e atualizada, não terá dificuldades em fazer ajustes rápidos para as operações de Natal.
O transporte é uma das fases fundamentais neste momento. Por isso, o cuidado na escolha dos fornecedores e a atenção às frotas (seja na manutenção ou treinamento dos profissionais) devem ser levados a sério. Lembre-se que a eficiência, agilidade, segurança, produtividade e confiança andam de mãos dadas.
Saber exatamente onde está a mercadoria, quando será entregue, se haverá atraso, se há problemas no percurso e saber que sua mercadoria saiu em viagem seguindo um plano de gerenciamento de risco baseado em dados e históricos capazes de reduzir as chances de sinistros, como acidentes e roubos, é uma tranquilidade.
Aposte nisso para aumentar a eficiência e a segurança da sua operação.
Entregas feitas no prazo, sem avarias e com chances reduzidas de reclamações e devoluções, quem não quer? Para isso, mantenha um sistema de visibilidade on-time das entregas.
Ainda que as devoluções não sejam algo desejado, elas ocorrem com maior frequência em datas com fluxo maior de vendas. É natural. Portanto, conte com boas práticas de logística reversa, capazes de suportar a demanda deste período.
Assim como entregas rápidas e eficientes, o bom atendimento no pós-venda e os cuidados com a logística reversa ajudam a fidelizar clientes.
Não é mais aceitável que, atualmente, com tanta tecnologia disponível, as operações de transporte fiquem nebulosas. Mantenha seus olhos do início ao fim do processo por meio de sistemas modernos e ferramentas que permitam uma gestão à vista, com indicadores atualizados e acesso a dados em tempo real.
Mais uma vez, a tecnologia está a seu favor. Uma das melhores estratégias de gestão logística é unificar as plataformas que você utiliza para gerenciar a operação. A integração dos sistemas de gestão logística e gerenciamento de riscos é uma possibilidade que agiliza o processo e traz ganhos ao negócio.
Não conte com a sorte ou improvisos. Os consumidores são exigentes e o mundo dos negócios, cada vez mais hostil. Para sobreviver é preciso ter estratégia e muito planejamento, times preparados e treinados, metas e objetivos claros, ferramentas de gestão modernas e parceiros especializados para auxiliar no processo.
Aposte nestas dicas e, se você já fez tudo certo na Black Friday, com certeza estará pronto para o Natal. Se precisar de ajuda, nós temos as soluções que vão fazer a diferença que sua empresa precisa.
Reúna seu time, prepare as equipes, repasse a confiança e a certeza de que, com esse planejamento, é só esperar pelo sucesso nas vendas e nas entregas.
Com tudo pronto para os negócios, você já pode começar a fazer o planejamento para a Ceia ou para a viagem de férias, não é mesmo? Porque planejar é garantia de um Feliz Natal.