Planejamento logístico com transformação digital

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O futuro chegou. O mundo evolui tão rapidamente que notícias de robôs pilotando empilhadeiras e atraindo investidores do Vale do Silício já são realidade.

A informação divulgada no portal E-commerce Brasil mostra que a Seegrid – fabricante de empilhadeiras autônomas e veículos dirigidos por robôs para o transporte de materiais entre armazéns e fábricas – acaba de fechar um financiamento de US$ 52 milhões com o Menlo (fundo de capital de risco) e um grupo de investidores em tecnologia e robótica. 

E esse é apenas um dos exemplos, mas os cases de sucesso se multiplicam.

Outra prova está na parceria entre a CI&T – que acredita no valor da inovação e no impacto positivo da transformação digital na sociedade e nos negócios – e a Raízen, uma das empresas de energia mais competitivas do mundo.

Juntas, elas facilitaram o dia a dia de caminhoneiros brasileiros através de um aplicativo para agilizar os carregamentos dos veículos nos terminais da companhia.

https://br.ciandt.com/cases/case-raizen-jornada-de-transformacao

Então, não pense que transformação digital é assunto exclusivo para startups, empresas de TI ou organizações moderninhas nascidas no século 21.

Essa conversa é para você, que enfrenta no dia a dia imensos desafios para driblar a concorrência e continuar vivo, melhorando:

  • o desempenho; 
  • a produtividade;
  • agilidade;
  • eficiência;
  • qualidade;
  • satisfação dos clientes;
  • e, é claro, os resultados.

É a inovação mostrando a que veio!

Planejamento e inovação, a receita do sucesso!

As empresas do setor de transporte e logística precisam – mais do que nunca – de um planejamento logístico eficiente alinhado às mais recentes tecnologias e inovações. 

É assim que a transformação digital será capaz de promover uma “revolução” na forma como sua empresa conduz os negócios.

Um estudo da McKinsey sobre “Transformação Digital no Brasil” revela que as empresas líderes em maturidade digital no país alcançaram uma taxa de crescimento do Ebitda até três vezes maior do que as demais. 

Globalmente, os líderes digitais cresceram cinco vezes mais do que as outras empresas.

E então? Quem é você neste universo?

Ponto de partida

Antes de entender como a tecnologia pode ser aplicada no dia a dia das operações, vale a pena lembrar que o uso de ferramentas tecnológicas não substitui o planejamento estratégico e o talento humano – tudo se complementa.

Competências como gestão, pensamento crítico, empatia, trabalho em equipe, resiliência e comunicação – as chamadas soft skills ou competências socioemocionais – têm sido cada vez mais valorizadas entre os profissionais da liderança.

Nestes tempos modernos em que vivemos, são as tecnologias e inovações – aliadas a times qualificados, boas estratégias, visão de futuro e processos eficientes – que vão solucionar os tradicionais e velhos problemas.

Inteligência Artificial

A regra de ouro é usar a tecnologia e a inteligência artificial para melhorar a sistematização de dados, ter precisão e rigor nas análises, aprimorar o monitoramento e a execução de tarefas operacionais – reduzindo inclusive a margem de erros – enquanto profissionais altamente qualificados seguem focados na tomada de decisões e no planejamento estratégico.

Aliás, o uso de inteligência artificial já é uma realidade no setor de transporte, como mostra a reportagem de capa da revista Mundo Logística (edição de setembro/outubro).

Para aperfeiçoar a eficiência logística, é fundamental identificar os pontos fortes da operação, avaliar os gaps e deficiências do processo, traçar estratégias de melhorias, definir metas e objetivos, além de mapear as soluções adequadas, as tecnologias aplicáveis e os recursos disponíveis.

É aí que planejamento logístico e tecnologia se unem e as transformações digitais ocorrem de fato

Porque não basta investir em sistemas e ferramentas tecnológicas se esse novo modelo não fizer parte da cultura da empresa, principalmente na forma como as tecnologias vão impactar e contribuir nas rotinas de trabalho.

Logística 4.0

Ao assumir a transformação digital como ferramenta estratégica, as organizações embarcam definitivamente na chamada Logística 4.0, que tem levado o setor a rever seus modelos de operação. 

Ou seja, do embarque da mercadoria à entrega, todos os processos precisam estar em sinergia com os conceitos da Indústria 4.0.

A partir de uma transformação digital efetiva, as empresas de transporte e logística experimentam novas oportunidades de negócios e passam a organizar, gerenciar e utilizar os dados e informações de forma inteligente.

Vantagens da Transformação Digital na Logística 

Segundo relatório do McKinsey Global Institute, o volume de dados aumenta 40% ao ano. 

Para gerenciar com eficiência tanta informação, o uso de novas tecnologias é uma condição fundamental para empresas que querem se “manter no jogo” e se destacar diante da concorrência.

Investir em soluções digitais traz inúmeras vantagens. Confira alguns aspectos nas áreas estratégicas, táticas e operacionais para o setor de transporte e logística:

  •         Gestão e programação de fretes;
  •         Monitoramento das viagens em tempo real;
  •         Controle atualizado de estoque e gestão de armazéns;
  •         Acompanhamento de embarque e desembarque;
  •         Aumento da visibilidade em todos os processos;
  •         Maior integração entre as equipes;
  •         Ampliação da segurança;
  •         Mais agilidade e eficiência;
  •         Ganhos em produtividade e competitividade;
  •         Dashboards customizáveis de acordo com a necessidade de cada cliente;
  •         Controle de temperatura das cargas para evitar perdas;
  •         Informações preventivas sobre atrasos e redefinição de rotas e horários;
  •         Redução de custos e melhoria dos resultados;
  •         Acesso a informações precisas e confiáveis;
  •         Integração dos sistemas de gerenciamento logísticos e de riscos;
  •         Otimização na tomada de decisão;
  •         Controle operacional das etapas end-to-end;
  •         Melhora no diferencial competitivo;
  •         Comunicação mais assertiva com os clientes;
  •         Acesso a informações estratégicas para tomada de decisões.

Geração de valor

Certamente, você já ouviu falar em big data, cloud computing, machine learning, inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada, automação, internet das coisas (IoT), business intelligence e outros tantos termos e recursos que permeiam esse “novo mundo” dos negócios.

Tenha certeza. Tudo isso já é realidade. 

Em menor ou maior grau, essas inovações impactam diretamente nos negócios do setor de transporte e logístico

Por isso, saber utilizar todos os recursos disponíveis a favor dos resultados da empresa é importante.

Estar antenado ao que de melhor as transformações digitais podem proporcionar gera valor, credibilidade, respeito e aumenta a satisfação dos clientes. 

Se o mercado mudou, sua empresa não pode ficar parada 

Você já parou para pensar como tem resolvido seu dia a dia? 

Internet e smartphones tornaram a vida mais dinâmica. Facilitaram contatos, transações bancárias, cursos, reuniões e compras online. 

O perfil dos consumidores mudou e, provavelmente, sua empresa também se relaciona com clientes e fornecedores por plataformas digitais.

Então, não faz sentido que você mantenha justamente a gestão estratégica da sua empresa no sistema analógico, não é mesmo?

Inovar em sistemas e investir em tecnologia e soluções de gestão logística e gerenciamento de riscos integradas elevarão o grau de maturidade, de visibilidade e a eficiência da sua empresa em muitos níveis. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
Scroll Up