A Opentech apoia o Maio Amarelo. O movimento internacional criado para conscientizar e chamar a atenção para o alto índice de acidentes e mortes no trânsito conta com o esforço do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil para colocar em pauta um tema tão importante quanto a segurança nas estradas.
Os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta, com 1,35 milhão de óbitos por ano, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS), preocupada com a falta de medidas de segurança nos países mais pobres. Em seu relatório mundial sobre segurança nas estradas, a OMS afirma ainda que os acidentes de trânsito são atualmente a principal causa de morte entre crianças e jovens com idades entre 5 e 29 anos.
As estatísticas impressionam e tornam cada vez mais urgentes e necessários os investimentos em programas de prevenção. Para garantir viagens tranquilas não basta apenas habilidade ao volante. Condutores e empresas de transporte precisam estar preparados para gerir os riscos, diminuir as ocorrências e garantir que profissionais e cargas cheguem em segurança aos destinos.
Para evitar acidentes, alguns lembretes são fundamentais. Mesmo que você, motorista, já saiba todos eles, não custa lembrar!
– Evite percorrer grandes distâncias sem intervalos para descanso e alimentação. A fadiga afeta significativamente os reflexos.
– Mesmo com fiscalização, é comum encontrar caminhões com excesso de cargas trafegando nas estradas brasileiras. Esse é um fator de risco para a ocorrência de acidentes, já que o peso excessivo faz com que os veículos percam eficiência, principalmente em curvas e ultrapassagens.
– Problema recorrente no trânsito, a imprudência dos motoristas é um agravante. Redobre o cuidado e a atenção quando estiver ao volante. Na estrada, a palavra de ordem é direção defensiva.
– Em vigor desde 2012 e atualizada em 2015, a Lei do Caminheiro estabelece inúmeras regras, como repouso, intervalos, jornadas e outras questões. Não custa lembrar que as leis devem ser respeitadas.
– Nunca dirija se tiver ingerido bebida alcóolica, respeite os limites de velocidade e a sinalização e não siga viagem se estiver com sono.
– Antes de pegar a estrada faça as revisões no caminhão, use o cinto de segurança e jamais utilize o celular enquanto dirige.
– Você não está sozinho. Um motorista experiente sabe que, além de prestar atenção em suas próprias ações, deve estar atento aos outros veículos da estrada. Mantenha sempre uma distância segura.
– Em dias de chuva, redobre o cuidado. A falta de atenção é um dos principais causadores de acidentes. Segundo dados da PRF, a negligência é a responsável por 72% dos acidentes e a ultrapassagem indevida é a que gera mais mortes.
– Respeite os trajetos e rotas pré-estabelecidos e siga rigorosamente o plano de viagem. Não há caminhos alternativos ou desvios mais econômicos (em caso de pedágios) que valham a sua segurança.
Para potencializar essas e outras dicas e ajudar a reduzir o índice de acidentes nas operações de transportes, a Opentech tem uma solução que reforça o Programa de Prevenção de Acidentes das empresas.
O Open PPA ajuda na capacitação do motorista para uma jornada mais segura, orientando sobre a prevenção de acidentes. Além disso, a solução integra os sinais dos equipamentos de rastreamento e monitora, trecho a trecho, a velocidade e o comportamento dos profissionais, validando a eficácia dos treinamentos e aprimorando as operações, do início ao fim.
Os resultados não demoram a aparecer. Prova é que a taxa de acidentes envolvendo viagens dos clientes da Opentech reduziu 15% de 2017 para 2018.
Quer gerir riscos, prevenir acidentes, diminuir perdas com avarias na sua operação e ter bons resultados a comemorar?
Entre em contato com a gente para saber mais sobre o Open PPA e boa viagem!