Crescimento Logístico: Habilidades necessárias para você crescer na carreira

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Crescimento Logístico: O mercado de trabalho é cada vez mais instigante. Seja qual for a profissão, os desafios se impõem na mesma velocidade que as inovações, as mudanças tecnológicas e as dinâmicas do mundo dos negócios e na área de transportes, um profissional em especial conhece como ninguém os gargalos do setor: o especialista sênior em logística. 

Responsável pelo planejamento, controle, análise de indicadores e desempenho das operações, esse profissional que atua em embarcadores deve ter um perfil arrojado, dinâmico e, acima de tudo, estar atento às possibilidades de melhorias, redução de custos e perdas, prevenção de sinistros e ganhos em produtividade, qualidade e rentabilidade. 

Para contribuir com o crescimento da empresa, o especialista em logística precisa tanto de boa formação e conhecimento técnico quanto de competências humanas e socioemocionais – principalmente se deseja se destacar no ambiente de trabalho e galgar novos caminhos. 

Crescimento Logístico e as habilidades do profissional  

Para alavancar a carreira, algumas habilidades são fundamentais.

Ser proativo e determinado a desempenhar um papel diferenciado e estratégico para os resultados da companhia são os primeiros passos para se destacar entre os colegas. Não espere que o gestor decida por você quando é hora de iniciar sua jornada de crescimento pessoal.  

A carreira é sua, não é mesmo?! Você é o protagonista da sua história. Faça a diferença! 

Se há um segmento profissional aquecido é o de logística. O Brasil não para. Além do transporte em um país de dimensões continentais, há ainda a globalização que facilitou as transações comerciais em todo o mundo. 

Você já parou para pensar nas competências técnicas e humanas que as empresas esperam de um especialista sênior em logística?  

Confira: 

Competências técnicas para o desenvolvimento logístico

  • Apoiar decisões estratégicas de parceiros para implantação ou manutenção da operação, com avaliação técnica de competência dos fornecedores envolvidos. 
  • Elaborar matriz de KPI (Key Performance Indicator) que proporcione visibilidade sobre os resultados da operação e ofensores. 
  • Promover melhoria contínua dos processos por meio de ferramentas de gestão como o PDCA. 
  • Elaborar planos de ações com base em ofensores e atuar em suas causas raiz, de forma organizada e em metodologias como 5W2H, com priorizações através de matrizes conceituadas como RAB e GUT. 

 Competências comportamentais

  • Ser dinâmico, uma vez que o meio de logística e de transporte exige agilidade. 
  • Ter foco em resultados, manter acionado o “sensor de urgência” e saber priorizar o que realmente importa para os resultados da companhia. 
  • Tomar iniciativa e, sempre que preciso, colocar a mão na massa. 
  • Desafiar o status quo e sugerir ou promover mudanças sempre que necessário. 

Atribuições dignas de respeito 

A lista de atribuições do especialista em logística é digna de respeito e os desafios do setor tornam a missão ainda mais nobre e desafiadora.

Via de regra, os profissionais que visam o crescimento logístico, acompanham, no dia a dia: 

  • Procedimentos de transporte e movimentação de cargas; 
  • Planejam e executam ações estratégicas para reduzir os erros nos processos; 
  • Atuam na prevenção de perdas; 
  • Gerenciam o armazenamento e planejamento de estoques; 
  • Controlam a cadeia de suprimentos; 
  • Fazem a gestão de informações e dos processos logísticos; 
  • Analisam e contratam fretes; 
  • Monitoram a performance de transporte; 
  • Conferem indicadores logísticos; 
  • Controlam as demandas; 
  • Avaliam e atestam (ou não) o desempenho da transportadora. 

Planejamento da carreira 

Gerir o planejamento para o crescimento logístico da operação é uma responsabilidade imensa, mas não suficiente para subir os degraus em novas etapas profissionais. O especialista sênior em logística que deseja crescer na profissão deve ter outras competências. 

Assim como conhecimento e habilidade técnica fazem do especialista em logística um profissional diferenciado para o crescimento do negócio, outras qualidades são igualmente desejáveis: 

  • Conhecer muito bem a estratégia da empresa; 
  • Estar atento às movimentações da concorrência; 
  • Dominar novas tecnologias; 
  • Aprender outros idiomas; 
  • Conseguir trabalhar sob pressão; 
  • Entender de comércio exterior; 
  • Buscar especializações em supply chain, logística portuária, aeroportuária, compliance etc. 

Inteligência emocional 

Lidar com metas e prazos, com a redução de custos e otimização de processos não chega a ser uma novidade na lista de responsabilidades dos profissionais que visam o crescimento logístico. Ter uma ampla visão dos processos é pré requisito para todo bom profissional desta área.   

Saber otimizar o tempo é outra habilidade valorizada. Então, o que falta para seguir adiante e se destacar neste ambiente concorrido?

O profissional que desejar ter oum crescimento logístico precisa ter ética, resiliência, empatia, colaboração, capacidade de negociação, organização e comunicação. 

Autor do bestseller “Inteligência Emocional”, o psicólogo Daniel Goleman diz que essas habilidades são competências baseadas na inteligência emocional e “distinguem profissionais incríveis dos profissionais da média”. 

Pesquisas globais têm revelado que jovens em início de carreira nem sempre estão prontos para o trabalho justamente porque não tem as habilidades emocionais necessárias, as chamadas soft skills. 

Para conquistar cargos de liderança, alertam especialistas em carreira, experiência, técnica e inteligência não são mais os únicos requisitos. 

Conselheiro em uma empresa de headhunting, Egon Zehnder disse, em entrevista ao Portal Na Prática.Org, que “QI garante o emprego, inteligência emocional garante a promoção e falta de inteligência emocional leva à demissão”. 

Soft skills 

Para ajudar você, especialista em logística, a organizar seu plano de crescimento profissional, preparamos algumas reflexões sobre a importância de desenvolver habilidades socioemocionais que contribuam para o sucesso da carreira. 

→ Comunicação 

Para uma comunicação efetiva, ouça atentamente, faça contato visual com os interlocutores e estipule metas para uma conversa clara e objetiva. Seja também um bom ouvinte. 

→ Desenvolvimento da lógica 

Mantenha sua mente ativa, leia e informe-se. Exercícios mentais e ginásticas cerebrais são excelentes métodos para manter os neurônios ativos e para treinar a memória. 

→ Visão estratégica  

Um bom profissional não é aquele que realiza apenas atividades operacionais. Resolver com maestria os problemas do dia a dia é uma habilidade, mas ter visão estratégica do negócio é um diferencial. Se você quer chegar à gestão, comece a olhar o negócio de forma mais ampla. 

→ Proatividade 

Ninguém é insubstituível e se você é um especialista sênior, provavelmente tem uma equipe de apoio. Lembre-se: ao delegar atividades operacionais você ganha tempo para pensar no planejamento estratégico. Seja proativo e proponha ideias inovadoras.   

→ Liderança 

Um bom líder sabe motivar e engajar a equipe. É como um maestro à frente da orquestra, capaz de reger e enaltecer talentos fazendo com que cada integrante demonstre seu brilho. Carisma, empatia, sinceridade e estabilidade emocional são característica da liderança. 

→ Flexibilidade  

Em um mundo em constante evolução, as empresas precisam se ajustar às dinâmicas do mercado. Ser um profissional flexível e pronto para lidar com as oscilações e turbulências fará toda a diferença.  

→ Resiliência 

Capacidade de lidar com problemas, adaptar-se às mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão e ao estresse: a resiliência é uma habilidade indispensável para especialistas em logística, principalmente para aqueles que têm pretensões maiores de seguir adiante na profissão. 

→ Capacidade de adaptação 

Assim como a flexibilidade e a resiliência, a capacidade de adaptação é outra condição determinante para quem atua no segmento de transporte e logística. Afinal, um setor tão dinâmico não pode contar com profissionais sem essa habilidade. 

→ Capacidade de planejamento 

Uma dose de improviso pode até salvar bons profissionais de um apuro vez ou outra, mas definitivamente não garante o futuro de quem atua em logística. Planejamento e organização são peças-chave para quem lida com transportes.  

→ Visão global  

Entender seu ramo de negócio é, evidentemente, uma obrigação do especialista em logística, mas não basta. 

Para um profissional completo, conhecer o mercado, a concorrência, a economia e estar ligado em inovações e tendências são aspectos essenciais para o bom desempenho – tanto dentro da empresa quanto para mapear novas oportunidades de emprego. 

→ Colaboração  

Saber trabalhar em grupo é um desafio para muitos, mas é necessário. Quanto maior a empresa e a operação, maior o número de profissionais envolvidos. Ter espírito de equipe e senso de colaboração são requisitos básicos para o sucesso dos times. 

→ Trabalhar sob pressão 

Com certeza, especialistas em logística estão acostumadas a trabalhar sob pressão. Saber gerenciar o estresse e manter o foco ajuda a tomar decisões assertivas sem perder prazos, qualidade, produtividade e o mais importante, sem comprometer os resultados. 

Conhecimento é poder! 

Em tempos que exigem atualização constante, há uma série de cursos de especialização disponíveis, em diversos níveis. Muitos deles gratuitos, ou a distância, outros presenciais, de curta ou longa duração. Opções não faltam. 

Fique atento e se mantenha atualizado. Só assim você poderá aprimorar sua capacidade técnica, mostrar potencialidades e ampliar as possibilidades dentro da empresa e, quem sabe, ser disputado no mercado.  

Cuidar da carreira exige dedicação, empenho e um planejamento estratégico semelhante àquele que você dedica no seu dia a dia como especialista em logística. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
Scroll Up