Entenda a importância da visibilidade logística no dia a dia de trabalho

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Uma área tão complexa e desafiadora como a de logística e transportes não pode ser gerenciada às cegas. 

Novos tempos revelaram novos desafios e consumidores cada vez mais exigentes.

  • Não é raro que clientes deixem de comprar um produto por causa do valor do frete. 
  • Ou se deparem com um frete mais caro do que o valor da própria mercadoria. 
  • Ou encarem prazos de entrega excessivamente demorados.

No mesmo ritmo que o e-commerce cresce no Brasil – incremento de 47% no primeiro semestre de 2020, a maior alta em 20 anos segundo estudo elaborado pela Ebit/Nielsen em parceria com a Elo -, os desafios para satisfazer os clientes também se agigantam.

Uma pesquisa da Social Miner e Opinion Box revelou que mais da metade dos consumidores (55,4%) já desistiram de uma compra por causa dos custos com o frete. 

Outro levantamento do Ebit/Nielsen indica que 60% dos clientes preferem atrasar a data da entrega se isso resultar em economia no frete.

Mas, afinal, como atender aos novos padrões de consumo dos brasileiros de maneira cada vez mais ágil e eficiente em um país com tantos desafios logísticos? 

Como vencer distâncias continentais com o melhor prazo de entrega, eficiência, qualidade, custos reduzidos e valores de frete atrativos?

Unindo tecnologia e inovação para obter ampla visibilidade dos processos de transporte, armazenagem, entrega, estoque e emissão de documentos. 

Sem isso, pouco adianta que uma empresa empreenda esforços para melhorar seu desempenho

É energia desperdiçada, já que ter uma visão em 360 graus é essencial neste segmento.

Nos transportes, é a transparência que vai orientar – e aperfeiçoar – os rumos do negócio.

Sabe-se que um sem fim de problemas é enfrentado pela área de logística e muitos deles estão diretamente ligados à falta de visibilidade, agravada pela ineficiente integração dos sistemas de gerenciamento.

É sobre isso que vamos falar hoje!

A completa ausência de informações para direcionar corretamente a operação é um complicador à medida que gera falhas no planejamento das programações, na prevenção e controle dos índices de sinistralidade, eleva custos e baixa a produtividade e a lucratividade, reduz a qualidade dos serviços e aumenta a insatisfação dos clientes.

O resultado? Um dia a dia de trabalho turbulento, resultados frustrantes, clientes insatisfeitos e vendas perdidas.

Um mal que aflige a maioria, mas tem solução

Sistemas operacionais equivocados ou errados levam 78% das empresas a ter visibilidade inadequada da cadeia de suprimentos. 

É isso o que revelou um estudo divulgado pelo Business Continuity Institute.

No Brasil, a baixa maturidade do processo operacional se revela em outras pesquisas. Mais de 40% das empresas do setor de logística ainda usam planilhas como principal ferramenta de gestão e 23% das transportadoras não usam o TMS para gerenciar suas demandas de frete.

Se não evoluírem para processos mais inteligentes e tecnologias mais avançadas, as companhias terão dificuldades de manter seu espaço no mercado. 

Entre as alternativas para garantir uma gestão mais eficiente e melhorar a visibilidade estão a integração dos sistemas, a inovação e o uso de tecnologia.

Como garantir a visibilidade do transporte de forma eficaz?

Não há como negar: a falta de planejamento e de processos sistematizados levam a problemas que qualquer empresa gostaria de riscar do mapa.

Incidentes em viagens, rotas mal definidas, sinistros (furtos, roubos e acidentes), atrasos na entrega, mercadorias avariadas, contratempos nas fases de carga e descarga, prejuízos com o pagamento de diárias indevidas, pedidos incorretos, problemas com documentação e falhas na programação são alguns exemplos.

Quem atua no setor de transporte e logística conhece bem a lista de possíveis problemas que podem se acumular nas operações de movimentação de mercadorias. 

A saída está no investimento em tecnologia e soluções para garantir o aumento da visibilidade em todas as etapas do processo.

Para ampliar a visibilidade logística, é preciso:

  • Identificar e envolver todos os stakeholders do processo (equipes internas e parceiros/transportadores);
  • Definir estratégias logísticas e um plano de gerenciamento, com métricas e sistemas padronizados de trabalho;
  • Eleger indicadores de performance com acompanhamento sistemático;
  • Controlar os indicadores, prazos e metas por meio de dashboards que trazem KPIs e resultados operacionais atualizados;
  • Fazer a gestão das informações geradas;
  • Facilitar a comunicação entre as partes envolvidas;
  • Investir em tecnologia, softwares e soluções especializadas;
  • Adotar ações corretivas contínuas e analisar os ganhos e melhorias no negócio.

Tenha sempre em mente: o setor de logística e transporte é extremamente complexo.

Clientes exigentes, concorrência acirrada e a necessidade de investimentos constantes em inovação tornam o desafio imenso – e aumentam a necessidade de visibilidade.

O mundo não para e, sob este ponto de vista, sua empresa nunca estará pronta e suficientemente atualizada. 

Sempre haverá o novo e o que melhorar. 

É um ciclo dinâmico e constante. Não deixe que a concorrência se mantenha um passo à sua frente e enxergue mais do que você.

Para se destacar neste mercado, entenda que a visibilidade ampla sobre a operação logística é um requisito essencial à cadeia de suprimentos e pode proporcionar agilidade e maior capacidade de resposta.

Vantagens de posicionar a lupa sobre os negócios

  • Melhoria operacional
  • Aumento da produtividade
  • Controle e redução de custos
  • Monitoramento das entregas em tempo real
  • Mais eficiência no gerenciamento logístico e de riscos
  • Acompanhamento da movimentação das mercadorias end-to-end
  • Integração das informações e indicadores de desempenho
  • Agilidade e assertividade na tomada de decisão
  • Acesso a dados para controle e ajustes que elevem a eficiência
  • Inteligência agregada à execução de processos operacionais
  • Fortalecimento da marca, do negócio e credibilidade no mercado
  • Serviços mais eficientes, clientes satisfeitos e incremento nos resultados

Quer competitividade e eficiência? Melhore a estratégia! 

Indicadores logísticos na ponta do lápis e conhecimento real da operação, de uma ponta a outra, já provaram ser antídotos eficazes contra a falta de visão logística.

Saber, em tempo real, onde está a mercadoria faz toda a diferença ao negócio, pois garante uma gestão completa – e não custa lembrar: permite a redução dos custos, o aumento da eficiência, otimiza as operações e melhora indicadores como satisfação dos clientes, desempenho logístico e resultados operacionais.

Sem dúvidas, obter visibilidade de forma online, com recursos cada vez mais inovadores, como a Inteligência Artificial, é condição essencial para o setor de transportes.

São esses os caminhos que vão tornar uma operação mais madura e com a visibilidade ideal para que o gerenciamento do transporte seja mais eficaz e competitivo. 

Por fim, a questão parece matemática: inovação/tecnologia + conectividade + integração de sistemas + monitoramento em tempo real = visibilidade logística.

Top 5 da visibilidade logística

Em resumo, a visibilidade logística garante:

  • Aumento da produtividade – informações de rastreabilidade disponíveis em poucos segundos, podendo ser compartilhadas com sua equipe e clientes sempre que necessário.
  • Gestão de parceiros – ranking das transportadoras com melhor atendimento por meio de controles como o cumprimento da janela de carregamento, on time de entrega e custos com diárias e estadias, tudo de forma online.
  • Controle de ocorrências – identificação de possíveis atrasos ou custos com estadias antes mesmo que se tornem reais, com recálculo da previsão de entrega e geoposicionamento dos veículos, facilitando a reprogramação das coletas e entregas.
  • Tomada de decisão inteligente – operação sob seus olhos, com identificação de ofensores, rotas que mais ocasionam atrasos, locais que mais geram estadias e melhores parceiros de transporte.
  • Geração de valor para o cliente – tracking eficiente e em tempo real que oferece informação e “senso de propriedade” ao cliente, do momento da compra até a entrega da mercadoria.

Fique de olhos bem abertos

Quem atua neste setor não tem mais dúvidas: investir em soluções que garantam o aumento da visibilidade logística e otimizem os processos de transporte é um facilitador, um diferencial no dia a dia de trabalho.

Se você é analista ou operador logístico, entendeu como ninguém a importância de obter uma visão geral de todas as etapas da operação, não é mesmo?!

Seja qual for o porte da sua empresa, um olhar atento e minucioso ao “conjunto da obra” se faz necessário tanto para se manter competitivo quanto para crescer neste meio exigente.

Não deixe que a nebulosidade atrapalhe os seus planos de crescimento. Um horizonte claro é possível. Se precisar de ajuda para tornar sua operação logística nítida e transparente, conte conosco.

Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre o mercado logístico e para visualizar quais são as estratégias que você precisa incluir no seu negócio para tornar todo o processo logístico ainda mais eficiente.

2 respostas para “Entenda a importância da visibilidade logística no dia a dia de trabalho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.