|

A tecnologia na logística está sendo cada vez mais aprimorada. Isso porque diante de soluções com base em dados, receber e analisar essas informações de forma assertiva tem sido um grande desafio.

Isso porque uma boa análise de dados auxilia a empresa na identificação dos principais gargalos e falhas da operação. Assim, é possível garantir uma maior eficiência na hora de tomar decisões para melhorar os resultados.

Portanto, para que você conheça as tendências da tecnologia na logística de transporte e possa aplicá-las na sua empresa, confira o conteúdo a seguir. Separamos esses e outros pontos que você deve entender para garantir produtividade e eficiência. Boa leitura!

Papel da tecnologia na logística

A transformação digital tem chegado ao setor de logística com soluções cada vez mais personalizadas para diversos tipos de negócios.

Isso porque, com o uso do Big Data e internet das coisas (IoT), as operações têm gerado um grande número de dados que precisam ser armazenados e interpretados. Essa transformação já pode ser vista em diferentes setores, como na indústria 4.0, por exemplo.

Assim, a tecnologia é essencial para que os dados gerados consigam ser monitorados e analisados de forma assertiva. Dessa forma, a equipe poderá tomar decisões para eliminar falhas e erros que trazem prejuízos para a operação.

Como é o caso do controle de mercadorias, dentro e fora dos galpões de armazenagem, monitoramento das entregas e roteiros traçados de maneira automatizada. Todas essas funções geram diversos dados que precisam ser vistos, monitorados e analisados para reduzir custos e garantir a eficiência da operação.

Ações da tecnologia na logística para o transporte de cargas

O grande desafio atualmente no transporte de cargas é poder integrar sistemas para conseguir uma melhor visibilidade das operações logísticas. Isso pode envolver sistemas de rastreamento, equipamento para caminhões, planejamento e gerenciamento.

Confira a seguir quais as tendências de tecnologia na logística de transporte e como funcionam.

Rastreamento e monitoramento de cargas

Utilizar tecnologias para monitoramento e rastreamento de cargas é importante para garantir a integridade da carga durante a operação.

Além disso, também identifica a localização da carga e fornece informações importantes para resolução de problemas ou surpresas que podem ocorrer durante a operação. Como é o caso de extravios, roubos ou furtos de carga.

Outro ponto importante é garantir o acompanhamento da movimentação de carga para os clientes. Assim, eles conseguem monitorar seu pedido, trazendo mais tranquilidade e confiança ao processo de negócio.

Atualmente, são adotados sistemas de telemetria, GPS, monitores e sensores no veículo, iscas de carga, dentre outros dispositivos e sistemas que garantem o monitoramento e rastreamento em tempo real.

Caminhões inteligentes

Soluções tecnológicas para veículos trazem informações úteis para a gestão identificar maneiras de reduzir os custos da operação. Dessa forma, é possível monitorar o desempenho do motorista, assim como gastos de combustível, rotas mais otimizadas e alertas de manutenção.

Essa automação ajuda a aumentar a vida útil dos veículos da frota, assim como identificar erros e saná-los, reduzindo assim os custos operacionais.

Visibilidade logística

Ter todos os dados centralizados em um dashboard logístico é uma vantagem para acompanhar as etapas, trazendo facilidade na leitura dos principais KPIs do processo e auxiliando a gestão para alta performance.

Além disso, é possível criar filtros que vão facilitar a interpretação desses dados para a tomada de decisão estratégica. Assim, os dados são transformados em informações que geram insights para reduzir custos e melhorar sua performance logística.

Torre de controle

A torre de controle logístico centraliza informações da operação e permite o acompanhamento de todas as etapas em tempo real.

Essa ferramenta tem papel importante, pois reúne dados estratégicos facilitando a tomada de decisão assertiva. Além disso, também ajuda no acompanhamento das tarefas, garantindo que o planejamento seja cumprido.

Outro ponto favorável para o uso da torre de controle e da logística integrada é que caso aconteça alguma ocorrência, é possível identificar a situação e tomar decisões mais rápidas, como em casos de sinistros, por exemplo.

Webinar - Descubra como implementar a Torre de Controle Logístico na sua operação - Opentech

Sistema integrado

Contar com um sistema de gestão integrada possibilita uma atuação ativa, com visibilidade em tempo real para monitoramento logístico de veículos e cargas. Dessa forma, você reúne informações de outros sistemas, como ERPs e TMS, garantindo a precisão de dados para uma gestão eficaz.

Outros benefícios do sistema de gestão integrada é a visão padronizada da operação, rastreabilidade online, dashboards personalizados, controle de prazos, redução de atrasos nas entregas e custos totais na operação.

Conheça o Open SIL, solução de sistema de gestão integrada da Opentech e entenda como ele pode trazer esses diferenciais para a sua operação.

Desafios para a implementação da tecnologia na logística

Um dos principais desafios para a implementação de sistemas e soluções tecnológicas nas transportadoras é o treinamento da equipe.

Não adianta apenas implantar a solução, mas é preciso saber utilizá-la com eficiência para aproveitar todo o potencial que ela oferece.

Como a transformação digital ainda pode ser novidade para alguns setores da empresa, contar com o período de adaptação para o uso de uma nova tecnologia é essencial.

Para isso, é indicado criar um planejamento e seguir as etapas para garantir total adaptação da tecnologia dentro da empresa.

Se você quer trazer soluções tecnológicas para aumentar a eficiência, reduzir custos e garantir a qualidade nos serviços, conheça as soluções da Opentech. Somos líderes no mercado de gestão logística e gerenciamento de riscos para o transporte de cargas com soluções aliadas à mais alta tecnologia. Clique aqui e tire suas dúvidas com nossos especialistas.

To top