|

Os sistemas de gestão para transportadoras desempenham um papel fundamental na otimização das operações logísticas.

Por isso, muitas empresas têm buscado soluções eficientes para integrar esses sistemas e garantir visibilidade, eficiência e mais segurança à operação.

Ao adotar esses sistemas de gestão, as transportadoras podem se beneficiar de uma visão mais ampla de todos os processos. Isso permite que decisões sejam tomadas de forma mais estratégica, reduzindo custos e possíveis erros.

A implementação desses sistemas é um investimento valioso para as transportadoras que desejam se destacar em um mercado competitivo.

Confira a seguir quais os impactos do uso de sistemas de gestão para a transportadora, principais funcionalidades que precisam ter e quais os sistemas mais utilizados para garantir eficiência, visibilidade e segurança. Boa leitura!

Como a implementação de um sistema de gestão pode impactar na eficiência e segurança da operação?

Um sistema de gestão para transportadoras permite automatizar e otimizar processos operacionais, tornando as tarefas mais eficientes e ágeis.

É o caso da automatização de funções como:

  • Emissão de documentos;
  • Controle de estoque;
  • Rastreamento de veículos;
  • Agendamento de entregas, entre outros;

Tendências e desafios na segurança

Através dessa otimização é possível reduzir erros, minimizar retrabalho e agilizar as operações, garantindo que os prazos sejam cumpridos.

Tudo isso contribui para uma operação mais eficiente, redução de custos e aumento da satisfação do cliente.

Além disso, outros pontos também acabam sendo impactados e melhorados através do uso de sistemas de gestão na transportadora. São eles:

Segurança e conformidade regulatória de sistemas de gestão para transportadoras

Um sistema de gestão adequado garante que todas as operações estejam em conformidade com as regulamentações e padrões de segurança.

Com a automatização e a padronização de processos, é possível reduzir erros humanos e garantir que as práticas de segurança sejam seguidas.

Também, um sistema de gestão pode auxiliar na gestão de documentos e registros, facilitando a documentação de informações importantes.

É o caso de licenças, certificados, rastreabilidade de produtos, entre outros. Isso contribui para uma maior transparência e segurança nas operações.

Visibilidade e rastreabilidade proveniente dos sistemas de gestão para transportadoras

Um sistema de gestão eficiente proporciona visibilidade e rastreabilidade em tempo real das operações logísticas.

Com a capacidade de rastrear e monitorar veículos, cargas e atividades, a transportadora pode ter uma visão completa de todo o processo logístico.

Isso permite identificar problemas, atrasos ou desvios de rota, possibilitando a tomada de ações corretivas de forma ágil.

A visibilidade também permite uma melhor comunicação com o cliente, fornecendo informações precisas sobre o status da entrega e garantindo maior satisfação.

Redução de custos devido aos sistemas de gestão para transportadoras

Um sistema de gestão eficiente contribui para a redução de custos em diferentes frentes. Com a otimização de rotas e a alocação adequada de veículos, é possível reduzir gastos com combustível e manutenção.

Além disso, a automação de processos faz com que você se planeje para as manutenções preventivas, diminuindo os custos com ações de última hora que colocam em risco a operação e aumentam os gastos.

Com relação ao estoque, por meio de um sistema de gestão integrado, você evita a falta ou o excesso de produtos, reduzindo custos relacionados a armazenamento e perdas.

A visibilidade e rastreabilidade também ajudam a identificar problemas ou gargalos na cadeia de suprimentos, permitindo ações corretivas imediatas e evitando prejuízos financeiros.

Aumento da produtividade através de sistemas de gestão para transportadoras

Através do sistema de gestão e da automação de tarefas manuais e repetitivas, você libera tempo para que a equipe se concentre em atividades estratégicas e de maior valor agregado.

Além disso, a padronização de processos e a visibilidade em tempo real permitem uma melhor coordenação e comunicação entre as equipes, evitando retrabalho e atrasos. Isso resulta em um aumento da eficiência e produtividade geral da empresa.

Sistemas de gestão para transportadoras que garantem visibilidade, eficiência e segurança

A transformação digital no setor tem trazido soluções eficientes em sistemas de gestão para transportadoras. Isso permite que cada área consiga potencializar sua performance. E através da integração de sistemas, você adquire uma maior visibilidade e controle logístico de toda a operação.

Por isso, existem diferentes tipos de sistemas de gestão e separamos a seguir alguns dos essenciais para transportadoras e que oferecem visibilidade, eficiência e segurança à operação. São eles:

ERP

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta de gestão integrada que tem como objetivo centralizar e otimizar os processos de uma empresa em uma única plataforma.

Para transportadoras de carga, o ERP oferece funcionalidades como gestão de estoque, gestão financeira, gestão de recursos humanos, dentre outras. Além disso, permite que esses dados sejam integrados com outros sistemas, ampliando e melhorando a visibilidade logística de toda a operação.

TMS

Um sistema de gerenciamento de transporte, conhecido como TMS (Transportation Management System) permite otimizar a gestão de toda a cadeia logística, desde o recebimento das mercadorias até a entrega final, garantindo eficiência, visibilidade e controle sobre as operações.

Com o sistema, é possível acompanhar em tempo real a localização dos veículos, o status das entregas e o cumprimento dos prazos.

Isso proporciona uma maior segurança para a transportadora e para o cliente, além de reduzir a possibilidade de extravios e atrasos.

WMS

Um sistema de gerenciamento de armazém, conhecido como WMS (Warehouse Management System) permite o controle eficiente e preciso do estoque e das atividades do armazém, garantindo uma gestão otimizada de toda a cadeia logística.

Um WMS também oferece funcionalidades para a geração de relatórios e análise de dados. O sistema pode fornecer informações detalhadas sobre o desempenho do armazém e das operações.

Como dados de tempo médio de processamento de pedidos, a taxa de exatidão do estoque, o nível de serviço ao cliente, entre outros indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Cadastro de motoristas

O Cadastro evoluiu para proporcionar mais eficiência e segurança para as operações. Com características avançadas e tecnologia de ponta, nosso serviço oferece benefícios incomparáveis para otimizar o transporte de cargas.

Aliando inteligência artificial e metodologia única da nstech, realizamos verificações mais abrangentes e completas, reduzindo riscos e proporcionando proteção adicional às operações logísticas.

Libere cargas com velocidade, sem perder qualidade

Nossa solução em pesquisa e consulta é o melhor aliado na busca pelo profissional ideal.

Por meio de workflows automatizados, que reduzem a interferência humana e garantem mais velocidade na validação dos dados, concluímos pesquisas em 20 minutos em média, agilizando as operações logísticas de Embarcadores, Transportadoras e Operadores Logísticos.

Além de velocidade, garantimos qualidade na pesquisa: analisamos veículos para identificar correlação com histórico de sinistros e consultamos múltiplas fontes e banco de dados de antecedentes criminais, mitigando os riscos de sinistros e transtornos operacionais.

Metodologia exclusiva e inteligência artificial

O Cadastro, aliado a tecnologia exclusiva da nstech, reduz sinistros e transtornos operacionais e geram mais fluidez nas operações logísticas.

Nossos benefícios são incomparáveis:

  • Até 92% mais rápido: retorno de pesquisas em 20 minutos em média, potencializando a eficiência operacional.
  • Reconhecimento Facial: reforça a segurança contra fraudes, garantindo a validação obrigatória da identidade de motoristas autônomos.
  • Fluxos automatizados: 99% das tomadas de decisão são realizadas automaticamente, minimizando erros humanos e agilizando a validação de dados.
  • Algoritmo Preditivo de avaliação de risco: identifica veículos com alta correlação a históricos de sinistros.
  • Consulta da CNH e de antecedentes: reduza o risco de fraude com a validação automática dos dados da CNH, além de verificação de antecedentes criminais
  • Uso de bots e APIs para validação automática de dados, garantindo fluidez nas operações logísticas.

Com o Cadastro, contratar novos motoristas e veículos é simples, seguro e rápido.

Como alcançar o índice de maturidade logística na sua operação

Checklist

Um checklist de veículo reúne todos os detalhes relevantes sobre as condições dos veículos, sistemas de segurança e manutenção preventiva.

Em síntese, trata-se de uma lista abrangente que deve ser verificada antes de cada viagem e após o retorno dos caminhões ao pátio da empresa.

O objetivo principal é avaliar se o veículo está em conformidade para realizar a viagem, assim como se os equipamentos de rastreamento e monitoramento estão funcionando corretamente. Além disso, o checklist também auxilia na conferência de que todos os critérios definidos e acordados na apólice sejam cumpridos.

Open SIL

Garantir maior visibilidade para sua operação é a chave para alcançar maior eficiência. Por isso, o Open SIL, nosso sistema de visibilidade logística oferece o monitoramento de todas as etapas do transporte: planejamento, coleta, viagem e entrega.

Construído a partir das principais necessidades do setor, o Sistema Integrado de Logística é uma ferramenta de gerenciamento avançada que proporciona automação total e controle 360º dos processos logísticos.

Dentre suas funcionalidades estão:

  • Integração e acuracidade de informações;
  • Visão padronizada e unificação;
  • Compliance e controle de acesso;
  • Rastreabilidade online;
  • Controle de prazos;
  • Redução de no show e estadias;
  • Gestão eficiente para tomada de decisão com dashboards logísticos personalizados;

Torre de controle

A Torre de Controle é um serviço centralizado e especializado que desempenha um papel fundamental no acompanhamento de todas as etapas da operação.

Essa ferramenta reúne dados estratégicos essenciais que auxiliam na tomada assertiva de decisões, orientando sobre as ações a serem executadas.

Com maior visibilidade, a Torre de Controle logística possibilita administrar rotas e reverter as ocorrências, facilitando o cumprimento do planejamento logístico.

Das principais funcionalidades desse sistema, estão:

  • Visibilidade: estar atualizado sobre o que está acontecendo em tempo real permite a prevenção de incidentes e a ação mais rápida diante da ocorrência.
  • Análise de dados: entender o porquê e as razões das possíveis incidências é crucial para a retificação das lacunas operacionais. Ao examinar as informações, a organização pode aprimorar diversas fases e aperfeiçoar constantemente os procedimentos.
  • Execução: com a capacidade de visualizar e examinar os dados, é possível ser mais preciso na criação do plano de ação, na administração das atividades e na atribuição de tarefas e responsabilidades.

Webinar - Descubra como implementar a Torre de Controle Logístico na sua operação - Opentech

Se você quer trazer essas melhorias para a sua transportadora, com sistemas e tecnologia de ponta, converse com nossos especialistas.

Nós da Opentech somos referência no setor e oferecemos soluções eficientes em controle logístico para o transporte de cargas e gerenciamento de riscos. Nosso objetivo é gerar mais produtividade, eficiência e economia para nossos clientes em suas operações. Clique aqui e tire suas dúvidas com a nossa equipe.

To top