Você sabe exatamente quanto a etapa de transporte consome em sua operação logística? Consegue gerenciar com excelência a movimentação das cargas e controlar os custos? A solução é o sistema TMS.

A tarefa é desafiadora, mas perfeitamente possível com um Sistema TMS – Transport Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transporte.

As empresas gastam cerca de 15% de sua receita com logística. Desse montante, 60% são consumidos pela etapa de transporte. Se não forem bem administrados, esses custos podem interferir seriamente no desempenho financeiro.

Falhas na separação dos pedidos, erro nas entregas, atrasos, roteiros mal planejados…

Há uma série de fatores que coloca em risco a imagem e a reputação da empresa, mas a tecnologia tem se mostrado uma forte aliada na alta performance do setor de transporte.

Para saber como aprimorar a gestão logística da sua empresa e aumentar a vantagem competitiva, com impactos positivos nos resultados, confira este artigo.

Vamos mostrar o que é o Sistema TMS, qual a importância e como explorar todas as vantagens em operações de transporte rodoviário de cargas.

Boa leitura!

O que é o sistema TMS?

O Transport Management System, que dá origem à sigla TMS, é um sistema de gerenciamento de transportes que oferece ampla visão e gestão integrada e abrangente das operações logísticas.

A plataforma se ampara em tecnologia para que as empresas melhorem o planejamento, a execução e a operacionalização das viagens, aumentando o desempenho e a eficiência das entregas em conformidade com as demandas.

É uma excelente ferramenta para integrar processos das áreas financeira, contábil, logística, operacional e administrativa.

Com o software é possível gerenciar todo o processo e o fluxo de entrega das cargas, além de fazer o controle dos custos.

Por meio da integração entre as áreas, o Sistema TMS faz o gerenciamento financeiro, avalia o desempenho de motoristas e veículos, possibilita a emissão de documentos, otimiza rotas, permite auditorias de frete e rastreamento de cargas, tudo para otimizar a gestão.

Ao implantar o Sistema TMS, as empresas aumentam a visibilidade sobre as rotinas que envolvem o transporte rodoviário de cargas e aprimoram a comunicação.

Como funciona um sistema TMS?

Ao adotar o Sistema TMS em suas operações, as empresas ganham em eficiência e produtividade. Isso porque a ferramenta integra e otimiza as atividades de forma online. Adeus anotações e planilhas manuais.

O TMS funciona como um aliado da gestão porque, ao integrar uma série de atividades e processos, dá novo ritmo às operações logísticas e reduz as margens de erros comuns em controles manuais.

Estratégico tanto na entrada quanto na saída de mercadorias, o TMS contribui na tomada assertiva de decisões.

Entre as funcionalidades estão:

  • Otimização das rotas, controle e planejamento das entregas.
  • Redução do prazo de entrega com avaliação entre as distâncias a serem percorridas e melhores cálculos de rota.
  • Análise das restrições e janelas de entrega.
  • Rastreamento das cargas e melhor comunicação com os clientes sobre o status da viagem e das entregas, com notificações automáticas.
  • Integração das operações, controles de embarque e acompanhamento dos fretes e registros de transportadoras.
  • Controle de custos de manutenção, suprimentos e outras etapas da operação.
  • Melhor custo-benefício na escolha de transportadores, com tabela de fretes e cálculos automáticos em tempo real.
  • Gestão aprimorada do estoque e controle de pedidos.
  • Controle de receita e desempenho financeiro, como pagamentos, emissão de manifestos e conhecimentos de carga, notas fiscais etc.
  • Automatização de processos e agilidade na troca de informações.
  • Identificação e controle de custos por etapa da operação.
  • Dados atualizados e visíveis em tempo real.
  • Planejamento e execução mais eficientes dos transportes de carga.
  • Upgrade na operação, com mais valor agregado ao serviço

Qual o futuro do gerenciamento de risco no transporte de cargas?

Quem pode usar o sistema TMS?

Empresas de qualquer segmento que precisam gerenciar o transporte de suas cargas podem usar o Sistema TMS, inclusive pequenos negócios, já que há disponibilidade de soluções em nuvem, customizadas para todas as necessidades e com valores acessíveis.

A ferramenta é usada, principalmente, por empresas que fazem o envio, movimentação ou recebimento regular de mercadorias.

Podem ser fabricantes, distribuidores, e-commerce, varejo ou prestadores de serviço de logística ou transporte.

Quando a empresa precisa desse sistema?

Sempre que uma empresa quiser aprimorar o controle operacional e de frotas, automatizar a emissão de documentos fiscais e de transporte, fazer a gestão de fretes e melhorar a roteirização para expandir seus negócios vai precisar do Sistema TMS.

À medida que a empresa cresce e as demandas ficam mais complexas é fundamental contar com tecnologia para gerenciar com mais assertividade cada etapa logística.

Não há como crescer com excelência sem softwares para controlar a entrada e a saída de mercadorias e evitar erros e inconsistências nos processos logísticos.

As empresas que apostam em inovação, automatização, otimização de recursos e controle de custos adquirem outro nível na escala de competitividade.

Fique atento ao momento certo para investir em um sistema de automação das atividades logísticas e não perca boas oportunidades de negócios!

8 vantagens de utilizar um sistema TMS

Uma operação logística exemplar é aquela nas quais as tarefas de todas as áreas estão em sinergia, afinadas, fazendo com que o fluxo da operação seja contínuo, integrado, visível em tempo real e sem grandes problemas.

Só isso já seria uma grande vantagem, mas o Sistema TMS oferece ainda mais.

Entre os benefícios dessa ferramenta estão:

Controle da operação e dos custos

Um Sistema TMS é útil tanto nos processos administrativos e financeiros quanto no transporte e no gerenciamento das viagens.

Ao modernizar a operação e as atividades do dia a dia, integrando todas as informações, a empresa melhora a performance e consegue controlar os custos.

Além de fazer o controle da documentação, o TMS também faz a assistência na cobrança e liquidação de fretes, checagem das entregas, aprimora o nível do serviço, aumenta o controle operacional e avaliação sobre a composição de preços do frete.

Planejamento de rotas

Aprimorar a dinâmica das viagens, reduzindo a previsibilidade, otimizando rotas e aumentando a segurança é outra vantagem que o Sistema TMS oferece.

A ferramenta contribui na definição dos melhores trajetos. É desta forma que as empresas se tornam mais assertivas nas entregas.

Comunicação em tempo real

Com tecnologia, é possível fazer o rastreamento das cargas e monitorar as viagens. A qualquer problema, a informação é repassada pelo motorista via computador de bordo do caminhão.

De posse dos dados e do tipo de incidente, fica mais fácil para a gestão definir as estratégias para mitigar o prejuízo e comunicar os envolvidos.

Visibilidade e transparência

É impossível fazer um bom gerenciamento da operação sem visibilidade e transparência das informações.

Com o Sistema TMS a gestão é feita à vista, em tempo real, com dados informados de maneira clara, precisa, objetiva e confiável.

Tendências e desafios na segurança

Rastreamento das cargas

Saber onde a carga está, a que horas será entregue ou ainda comunicar o cliente sobre eventuais atrasos são possibilidades para quem usa o Sistema TMS.

Qualquer anormalidade na operação é detectada em tempo real, com a possibilidade de acesso às informações por parte de transportadores, embarcadores, operadores logísticos e clientes.

Automatização dos processos, compatibilidade e integração com outros sistemas

O TMS pode ser integrado com outros sistemas, aumentando o nível de eficiência, agilidade dos processos e compatibilidade com diversas atividades.

O resultado são fluxos e procedimentos aprimorados, ágeis e, é claro, mais produtivos.

Graças à automatização, o faturamento e a documentação são agilizados. Há economia de tempo, menos etapas manuais a serem realizadas, redução nos atrasos e entregas mais rápidas.

Compartilhamento de informações

Não basta que tudo esteja automatizado se as informações não estiverem acessíveis e compartilhadas.

Os recursos do TMS permitem fazer o acompanhamento dos indicadores e resultados, melhorando a gestão e garantindo melhor controle da operação.

Tudo isso leva a análises mais precisas, surgimento de novas ideias, aprimoramento dos processos e à expansão dos negócios.

Segurança

Rastreamento, roteirização, automatização de processos, comunicação em tempo real, integração, visibilidade e transparência levam naturalmente ao aumento na segurança das operações.

Com todos esses recursos, o TMS ajuda a mitigar os riscos e incrementa a lucratividade.

Sistema TMS de Gerenciamento de Transporte, uma solução inteligente

Se você busca alta performance, melhoria constante, ampla visão dos negócios e integração dos processos logísticos e de transporte, abandone a ideia de que é possível fazer tudo manualmente.

Cuidar de cada detalhe desta atividade de movimentação de cargas exige tecnologia.

No quesito eficiência, roteirização, entregas eficazes, informação em tempo real, segurança, redução de custos e soluções rápidas para os problemas, o Sistema TMS cumpre um importante papel.

Tenha ferramentas que auxiliem no gerenciamento do transporte e se destaque diante da concorrência. Assim como o TMS, outras soluções modernas estão à disposição do setor.

A Opentech oferece uma série de serviços e produtos para elevar suas operações de transporte e logística a outro nível. Se você não quer ser apenas mais um neste mercado, aposte em parcerias que podem alavancar o seu sucesso.

Para saber mais, leia também o artigo Sistemas de gestão logística: conheça as principais soluções e suas vantagens.

To top
|