Segurança no trânsito e inovação foram os temas do 2º OpenTalks – Edição Curitiba

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

“Qual é o valor de uma vida?” A pergunta de Renan Vidal, responsável pelo Programa Rumo Seguro da DPA Brasil – cuja missão é promover a conscientização sobre hábitos e comportamentos no trânsito – levou os participantes do 2º OpenTalks à reflexão na tarde de terça-feira, dia 23 de maio.

Convidado especial da segunda edição do evento promovido pela Opentech, Vidal aproveitou o Maio Amarelo – movimento mundial de conscientização para a segurança no trânsito – para apresentar as ações e os resultados positivos do Rumo Seguro, o programa de prevenção de acidentes desenvolvido pela empresa desde 2007.

Realizado em Curitiba, no auditório do Setcepar, o 2º OpenTalks reuniu cerca de 100 profissionais de empresas do setor de transporte e logística, entre elas corretoras, seguradoras, gerenciadoras de risco, embarcadores e transportadoras. Além de conhecer o case da DPA Brasil, os participantes tiveram a chance de debater as tendências e novidades do segmento.

O objetivo do OpenTalks é reunir players de toda a cadeia de transporte e logística para a troca de experiências e o networking. “Inovação não tem a ver apenas com tecnologia, tem a ver com novas maneiras de resolver problemas, com mudança de cultura”, comentou Duani Reis, CEO da Opentech.

Duani Reis na 2ª Edição do OpenTalks em Curitiba/PR

Em sua palestra, mostrou dados sobre a trajetória e a expertise da Opentech (hoje referência nacional no desenvolvimento de soluções para gestão logística e gerenciamento de risco), compartilhou os aprendizados de sua viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, contou detalhes das visitas à aceleradora de startups The Vault, Google, Stanford University e apresentou cases de sucesso como AmazonGo, Eatsa, Silicon Valley Bank e outros.

Inteligência artificial e inovações na área de transporte e logística foram o tema central da apresentação, que tratou com ênfase questões como inovação, tecnologia, investimentos em startups, empreendedorismo e indústria 4.0. Duani ressaltou ainda os desafios do Brasil quando o assunto é investimento em inovação.

Segundo o CEO da Opentech, no Brasil as empresas dedicam até 12% do faturamento em custos logísticos, um valor quase 70% mais alto em relação a outros países onde os custos ficam em torno de 7% do faturamento. “No ranking global, estamos na 56ª posição em performance logística e somos o sexto país com maior índice de roubo de cargas. Por isso, podemos afirmar: o Brasil tem muitas oportunidades de melhorias a serem exploradas”, avaliou.

Segurança no trânsito

O palestrante convidado do 2º OpenTalks – Edição Curitiba, Renan Vidal, emocionou os participantes ao exibir um vídeo com depoimentos de familiares e motoristas envolvidos em acidentes. “A segurança no trânsito exige uma mudança de comportamento. Os programas de prevenção não dizem respeito apenas ao gerenciamento dos riscos e à melhoria de indicadores. Estamos falando de vidas, de pessoas”, reforçou.

Apresentação do Renan Vidal na 2ª Edição do OpenTalks em Curitiba/PRApresentação do Renan Vidal na 2ª Edição do OpenTalks em Curitiba/PR

Ao público presente no evento, Vidal mostrou como a DPA Brasil vem desenvolvendo seu programa de prevenção de acidentes nas estradas, envolvendo todas as etapas da operação de transportes, e como a empresa aposta em parcerias para oferecer cursos e treinamentos aos motoristas.

“O Brasil tem muita coisa boa, ONGs e entidades que oferecem capacitações e apoios. Nós aproveitamos todas essas possibilidades”, comentou. Por isso, segundo Renan Vidal, a “desculpa” de que faltam recursos às empresas para investir em programas de prevenção não é uma justificativa aceitável. “Muitas das nossas ações não envolvem altos investimentos”, completou.

Veja como foi a 2ª Edição do OpenTalks!

 

 

Uma resposta para “Segurança no trânsito e inovação foram os temas do 2º OpenTalks – Edição Curitiba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.