Saiba o que é e como funcionará o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e)

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O excesso de burocracia é apontado no Brasil como um dos responsáveis por dificultar o desenvolvimento econômico, prejudicar o ambiente de negócios e abrir espaço para a corrupção.

Saber o que empresas e cidadãos pensam sobre a papelada que toma conta do dia a dia dos brasileiros motivou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo a encomendar uma pesquisa sobre o tema.

O levantamento, feito em 2017, apontou que 84% dos entrevistados consideram o Brasil excessivamente burocrático. Para 78%, a burocracia é o que mais atrapalha o desenvolvimento do país e para 75% dos pesquisados, os entraves provocados pelo excesso de burocracia acabam favorecendo a corrupção.

Tecnologia a favor da logística

A boa notícia é que o Governo Federal parece preocupado com o assunto e uma recente medida adotada pelo Ministério da Infraestrutura deve beneficiar diretamente o setor de transportes.

A novidade é o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e). O projeto-piloto – que estará em testes no Espírito Santo pelos próximos meses – foi anunciado no dia 27 de maio e promete unificar cerca de 20 documentos exigidos em operações de cargas no país.

A iniciativa faz parte das ações do “Projeto 3i – Rede Brasil Inteligente”, que aposta na utilização de tecnologias de informação e comunicação para aprimorar a logística multimodal no país. De acordo com informações do site do Governo Federal, o projeto-piloto será realizado no âmbito do sistema de monitoramento eletrônico conhecido como “Canal Verde Brasil”, que já está em funcionamento em 55 pontos no país.

O sistema, regulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), utiliza balanças eletrônicas para a pesagem em movimento e em alta velocidade instaladas pela ANTT em rodovias concedidas. A tecnologia também está sendo adotada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em rodovias federais.

Vantagens do DT-e

De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o objetivo do governo é utilizar sistemas inteligentes como o DT-e para conectar transportadores e embarcadores e descomplicar a exigência de documentos e procedimentos que oneram as operações de movimentação de cargas.

Entre os objetivos do novo sistema estão:

– Reduzir a burocracia e dar mais agilidade às operações de transporte, tornando o Brasil um país mais moderno, eficiente e conectado.

– Acabar com a necessidade de documentos impressos.

– Unificar os documentos que são apresentados pelos caminhoneiros ou transportadores nos postos de fiscalização nas rodovias, por meio de um aplicativo de celular.

– Reduzir as filas e o tempo de parada dos caminhões nos postos de fiscalização, que hoje somam uma espera de 6 horas em média.

– Fazer a leitura eletrônica dos dados do veículo e da operação, permitindo que o caminhoneiro ou a transportadora sejam autorizados a seguir viagem sem a obrigatoriedade de parar ao longo do trajeto para apresentar documentos em papel nos postos de fiscalização e pesagem.

– Diminuir os custos e tornar a logística brasileira mais eficiente.

– Melhorar a fiscalização, aumentando a arrecadação e o PIB do setor.

– Contribuir com o planejamento da viagem, permitindo, inclusive, o agendamento de operações de embarque e desembarque nos portos e facilitando a integração com sistemas como Portolog e Porto sem Papel.

Para entender melhor o projeto do DT-e, confira o vídeo produzido pelo Governo Federal

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