|

O blog Parada Obrigatória é especialista em trazer as melhores informações sobre os sistemas para mitigar os riscos no transporte de carga e gerar a efetividade da gestão logística.

Em cada post abordaremos os riscos da exposição do transporte de cargas e as soluções desenvolvidas pela Opentech para sanar essas possíveis interferências no processo.

No texto de hoje, listamos os principais fatores que podem interferir na efetividade do processo logístico, e que precisam de atenção especial das transportadoras, diariamente.

Conheça os principais riscos no transporte de carga que interferem na efetividade do processo logístico

Gestão do transporte

Do início ao fim do processo, preocupação com funcionalidade e inteligência da gestão logística é primordial.

A falta de um sistema logístico integrado de gestão das informações do percurso dificulta, além da produtividade, a reversão de sinistros ocorridos nas viagens, que acabam comprometendo, desde a pontualidade das entregas, até sua efetividade.

Por isso, os recursos que facilitam o acesso às informações básicas da jornada, como a localização e direção precisa do veículo, e o seu tempo de percurso e paradas, são tão importantes para o controle da operação.

Ainda em termos de gestão, é necessário ter atenção para a análise da apólice de seguro e gerência de escolta (quando utilizada).

Tendências e desafios na segurança

Veículos bem estabelecidos

Seja próprio ou terceirizado, o veículo que transporta a carga deve ser avaliado e regularmente vistoriado, garantindo a manutenção preventiva para a eficácia do serviço.

Principalmente para a segurança do produto transportado e do motorista durante o trajeto, evitando acidente por falhas mecânicas e as paradas em locais inseguros ou reparos em oficinas clandestinas.

Sobretudo, é preciso ter atenção redobrada para itens básicos pré-trajeto para o controle de abastecimento, substituição de pneus, troca de óleo e revisões periódicas.

Motorista capacitado e especialista

A confiança no condutor da operação é primordial para o dono ou responsável pela carga transportada.

Neste sentido, a verificação da credibilidade e reputação do condutor, seu histórico profissional e idoneidade devem estar sob a vista dos gerentes da operação.

Os treinamentos e capacitações regulares são indispensáveis para o condutor aprender a lidar com imprevistos e situações delicadas do trajeto.

Mitigue os riscos no transporte de carga com a Opentech

Gostou do nosso conteúdo? Conheça mais sobre a logística integrada e algumas soluções do mercado, personalizadas para você!

To top