Profissional de Logística: A tecnologia a favor do seu crescimento profissional

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Reduzir custos, diminuir falhas, agradar o cliente final e atrair oportunidades para conquistar novos mercados são alguns dos desafios que o profissional de logística e transporte enfrenta.

Mediante a tudo isso, o profissional desta área precisa saber organizar suas tarefas para acompanhar as exigências que esta área dinâmica e estratégica exige. Com tantas responsabilidades, otimizar ao máximo o tempo para conciliar da melhor forma as demandas é essencial. Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas que poderão ajudar o profissional de logística na organização e otimização de tempo para a rotina de trabalho visando crescimento profissional dentro da área.

1 – Saber trabalhar sob pressão para melhorar resultados

Sendo uma área de muito dinamismo, o profissional que lida com os processos logísticos precisa por muitas vezes de respostas rápidas e tomadas de decisão sob pressão para cumprir prazos, metas e questões urgentes.

2- Planejar os estoques previamente

Planejar previamente estoques possibilita saber antecipadamente sobre a necessidade de reposições de mercadorias e assim trabalhar em melhoria e agilidade no atendimento ao cliente.

Além disso, levantar custos de armazenagem é uma importante variável que deve ser levada em consideração durante todo o processo de planejamento.

3 – Investir em capacitação

O investimento em cursos, graduações e especializações é essencial para manter o equilíbrio entre experiência prática e conhecimento teórico. Assim, a formação dos profissionais do setor é indispensável, pois contribui para que o especialista possa ficar atento às novidades e preparado para lidar com as mais diversas situações durante o dia a dia.

Como exemplo, imagine em um futuro próximo entregas de cargas sendo realizadas em carros elétricos, veículos não tripulados, bicicletas e drones. Para que isso possa se tornar uma realidade, os profissionais de logística precisarão repensar os modelos de gestão de transporte utilizados hoje, além de pensar em como contratar este tipo de frete.

4 – Terceirizar algumas etapas do processo

Terceirizar algumas etapas do processo logístico pode trazer diversos benefícios, incluindo simplificar e melhorar a qualidade dos serviços prestados e reduzir custos.  Externalizar algumas etapas permitirá com que o profissional também possa priorizar outras atividades ainda mais estratégicas, focando ainda mais no negócio.

5 – Ficar atento às novas tecnologias e tendências do mercado

A era da transformação digital mudou de forma geral as estruturas organizacionais. Assim, diversas tecnologias têm complementado as indústrias e diversos tipos de negócios em busca de maior competitividade. Em especial no setor logístico, a inovação tem se tornado cada vez mais um fator competitivo fundamental atrelado ao planejamento estratégico das empresas.

Para o profissional que almeja se destacar e melhorar a performance de suas atividades na área, investir em pesquisas sobre as novidades do setor e buscar por novas ferramentas, são pontos fundamentais.

Tendência em 2020, as empresas do setor abrirão mais espaço para o “universo online” com novas soluções de apoio que terão como objetivo reduzir custo e tempo, além de padronizar e automatizar processos. A automatização será uma grande tendência para este ano no setor já que, atualmente os profissionais da área precisam dar conta de gerenciar diversos canais de comunicação ao mesmo tempo, registrar negociações e ainda buscar alternativas que solucionam a falta de veículos durante as operações de contratação de frete. Vale ressaltar que as automatizações de processos não têm como objetivo ser uma ameaça aos profissionais e sim facilitar e simplificar a rotina de trabalho destes especialistas.

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite e baixe o nosso material exclusivo sobre ciclo de jornada completa da cadeia logística e aprenda cada etapa dos processos mais importantes para sua empresa.

Baixar material gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.