|

Para a saúde do motorista e caminhão, a prevenção é a melhor forma de se evitar transtornos e sinistros na frota. Ela é um dos pilares de uma gestão de risco eficiente durante o processo logístico.

Formas de prevenção da saúde do motorista de caminhão

Existem dois tipos de prevenção, definidas como imediatas e mediatas:

Modelo Imediato

É aquela em que o condutor tem condições de realizar instantaneamente e de forma rotineira, como:

  • Verificação completa dos pneus
  • Checagem de luzes do veículo
  • Verificar o nível de água do sistema de arrefecimento (radiador).

Modelo Mediato

É aquela em o motorista tem condições de fazer, mas não rotineiramente:

  • Conferir nível de óleo no motor
  • Checar nível de água da bateria
  • Aferir o estado dos amortecedores e freios

Além destes cuidados preventivos referentes à manutenção da frota, é importante atentar-se para a prevenção estrutural do veículo.

Segundo o Procon, 4 em cada 10 motoristas não atendem ao recall de automóveis. Por isso, gestores de frota devem manter um controle próximo dos caminhões para que os veículos não causem transtornos.

Deve haver uma sinergia da prevenção tanto para o treinamento quanto para os aspectos técnicos do veículo. Atualmente, as peças automotivas já recebem selos do Inmetro, certificando a qualidade dos componentes automotivos.

Seguindo todos os cuidados preventivos citados, ainda é possível complementar o nível de segurança para uma prevenção holística da frota.

Tendências e desafios na segurança

Soluções da Opentech para prevenção da saúde do motorista de caminhão

Para isso, a Opentech oferece o PPA, que atua para segurança do transportador e do motorista. Através dele, é realizado um estudo estratégico das principais rodovias e do histórico de sinistros de cada cliente, para propor os caminhos mais seguros, com maior número de pontos de apoio e menos riscos.

Com todas essas aplicações responsáveis, é possível obter um completo gerenciamento de prevenção de riscos.

Para isso, conheça as soluções da Opentech. Somos líderes no setor de controle logístico e gerenciamento de riscos para o transporte de cargas. Nossas soluções são aliadas a mais alta tecnologia para trazer resultados em produtividade, eficiência e segurança para as operações dos nossos clientes.

Entenda como podemos trazer esses benefícios para a sua empresa, clique aqui e converse agora com nossos especialistas.

To top