Quem lida com a movimentação de cargas no Brasil sabe que fazer o programa de gerenciamento de riscos no transporte vai muito além da prevenção de acidentes e roubos.

Ainda que esse seja um importante desafio no setor logístico – e uma prioridade para muitas empresas – ter alta performance exige um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) com uma série de outras ações capazes de elevar o desempenho operacional e o resultado da empresa.

Quando um sinistro acontece, ele deixa de ser um risco e passa a ser um prejuízo. Por isso, cada etapa logística exige cuidados, com procedimentos alinhados estrategicamente do início ao fim da operação.

Confira a seguir como montar um programa de gerenciamento de riscos inteligente e o que não pode faltar no seu PGR para aumentar a eficiência da operação. Boa leitura!

O que é o programa de gerenciamento de riscos?

O Plano de Gestão de Risco ou Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um conjunto de diretrizes e normas que auxilia empresas do setor de transporte e logística a operar de forma mais segura.

A partir do mapeamento e da análise dos riscos envolvidos em cada tipo de operação é possível traçar as estratégias para prevenir e mitigar esses riscos.

Com uso de tecnologia e uma equipe especializada, é possível analisar e identificar potenciais ofensores, e também monitorar e definir planos de ação para o gerenciamento dos sinistros, caso ocorram.

Assim, de forma simplificada, o PGR:

  • Identifica os riscos de cada operação;
  • Analisa os potenciais ofensores;
  • Estabelece estratégias e recursos para mitigar os riscos;
  • Define as ações a serem tomadas em caso de sinistros.

Entendendo os principais riscos no transporte de cargas

Os riscos enfrentados pelo transporte de cargas são vários, desde a infraestrutura nas estradas à imprudência de motoristas. Por isso, desenvolver e aplicar um PGR é essencial para mitigar esses riscos e zerar o número de ocorrências na operação.

Por isso, entenda os riscos que você pode mapear e identificar na sua operação. A partir deles, você consegue juntar informações necessárias para criar medidas de prevenção através do programa de gerenciamento de riscos.

Roubo de carga

Através de sistemas de rastreamento e monitoramento é possível identificar padrões de roubo, furtos e ocorrências do tipo. Isso auxilia na hora de adotar decisões para minimizar esse tipo de ação.

Como a adoção de sistemas de monitoramento e rastreamento, uso de câmeras internas e externas nos veículos e comunicação 24h com o motorista.

Acidentes de trânsito

Acidentes de trânsito representam um risco constante no transporte de cargas. Colisões, capotamentos e outros incidentes podem resultar em danos aos produtos, perdas financeiras e lesões ou mortes de pessoas envolvidas.

Através do PGR é possível investir no treinamento de motoristas para capacitar os profissionais para um transporte mais seguro, diminuindo a chance de acidentes e avarias durante a viagem.

Avarias climáticas

Condições climáticas adversas, como tempestades, chuvas intensas, calor extremo e frio intenso, podem comprometer a integridade da carga durante o transporte. Isso pode resultar em danos aos produtos e perdas financeiras para as empresas.

Ao mapear esses riscos no PGR é possível escolher sistemas de gestão eficientes para controlar as operações, assim como monitorar a temperatura durante toda a viagem.

A importância do programa de gerenciamento de riscos para o seguro de cargas

As dinâmicas da movimentação de mercadorias são muitas e as exigências das seguradoras também. Então, como contar com medidas preventivas no transporte de cargas e traduzir as regras complexas que constam em uma apólice de seguros?

Através de um Plano de Gestão de Riscos (PGR) é possível escrever, em detalhes, as ações que devem ser tomadas antes, durante e depois do transporte de qualquer mercadoria.

Desta forma, o PGR de transporte reúne as condições obrigatórias para que a seguradora faça a cobertura, baseada em aspectos como:

  1. Circunstâncias que podem impedir uma entrega;
  2. Medidas preventivas adotadas para evitar acidentes e roubos;
  3. Respostas imediatas em caso de ocorrência;
  4. Ações corretivas para evitar reincidências.

Tendências e desafios na segurança

O que deve conter no programa de gerenciamento de riscos para que ele seja eficiente

Antes de iniciar o desenvolvimento de um PGR, precisamos entender que não há receita pronta. Deve-se considerar as características de cada região do país e as transformações que existem em nossa sociedade, na economia, os avanços tecnológicos e as particularidades de cada segmento. Como, por exemplo:

  • A escassez de determinada mercadoria;
  • Mudanças no perfil dos consumidores;
  • Legislações e regulamentações do governo;
  • Novas tecnologias para inibir as ações das quadrilhas de roubos de cargas ou para a localização da carga/veículo;
  • Evolução do crime organizado;
  • Regiões com os maiores índices de roubos de cargas e mais facilidade para receptação de determinado produto.

Diante destes fatores, os procedimentos que farão parte do dia a dia dos transportadores precisam ser dinâmicos e passar por reavaliações constantes.

Contar com a experiência dos profissionais da Gerenciadora de Risco, que atuam de forma próxima e integrada à operação é determinante. Isso permite conhecer os mínimos detalhes de cada processo, rota, mercadoria, perfil dos condutores e faz com que seja possível desenhar um bom PGR, que vise, além da segurança, a fluidez logística.

Como aplicar o programa de gerenciamento de riscos na operação

Se tem um setor onde prevenir é muito mais vantajoso do que remediar é o de transporte e logística. E, certamente, quem paga um seguro o faz na esperança de não precisar acioná-lo.

Para contar com um modelo cada vez mais dinâmico e com resultados mais expressivos, o PGR precisa avançar, deixar de seguir um modelo padrão.

Confira alguns aspectos para levar em conta na hora de desenvolver e colocar em prática um bom plano de gestão de riscos para sua empresa.

Programa de gerenciamento de riscos customizável

Se cada operação é única, o PGR também é focado nos detalhes. O gerenciamento é um processo contínuo que precisa se manter atualizado. E mais: deve ser pensado especialmente para cada operação, modelo de negócio, tipo de mercadoria e necessidade do cliente.

Rastreamento inteligente

O monitoramento e rastreamento da frota tem que ser em tempo real, com alertas a qualquer situação fora do padrão e que aponte para um eventual sinistro. Com um sistema inteligente, as incertezas durante a viagem são reduzidas de forma significativa, com ganhos no nível de segurança das operações.

Sistema automatizado

A inteligência artificial está a serviço da segurança de cargas. O PGR deve contemplar um sistema automatizado de rastreamento, que identifique as quebras de procedimentos e faça bloqueios automáticos independentes de intervenção manual.

Previsibilidade da operação

Usar tecnologia, experiência e informação qualificada para definir estratégias diferenciadas no transporte de cargas reduz a previsibilidade da operação. Ter “visão de futuro” ajuda a conhecer, inclusive, o modus operandi das quadrilhas de roubo de cargas e melhorar os métodos de proteção.

Força em campo

Não adianta ter um belo planejamento no papel se a resposta no dia a dia não for instantânea. Ter uma Central de Monitoramento aliada à equipe de investigação e inteligência atuando em campo gera excelentes resultados, principalmente no monitoramento das taxas de sinistralidade, prevenção e recuperação de cargas.

Gestão preventiva

Antecipar-se é muito melhor do que resolver um sinistro, seja um roubo ou acidente. Os treinamentos e programas de prevenção precisam ser dinâmicos e os profissionais devem passar por reciclagens e capacitações constantes.

Seguro sob medida

Com um PGR customizado, é possível melhorar os indicadores operacionais e avaliar, com mais precisão, as melhores soluções de cobertura de seguro para a carga, firmando contratos mais assertivos com as seguradoras.

Gestão de frotas

Um bom sistema de seleção de fretes e gestão de frotas faz diferença na implantação de um PGR. Isso porque, se você segue critérios rígidos para escolher seus parceiros de transporte ou mantém as manutenções da frota em dia, os riscos de acidentes, paradas inesperadas ou outros problemas durante a viagem também reduzem.

Prevenção de Acidentes: Tendências nos programas de prevenção

Como a tecnologia pode otimizar e potencializar o programa de gerenciamento de riscos

Quanto menor o tempo entre a suspeita de um sinistro e a intervenção da gestão de riscos ou dos serviços de inteligência, melhor. Um programa de gerenciamento de riscos deve ter como meta que esse intervalo seja recorde. O resultado é a redução da taxa de sinistralidade e alta recuperação.

Para agilizar e tornar o PGR mais assertivo, a tecnologia é uma das principais aliadas. Hoje, sistemas online são capazes de automatizar processos e ampliar a visibilidade operacional, aumentando o acesso a informações e dados e, naturalmente, melhorando a qualidade dos serviços.

Acompanhar informações em tempo real ajuda na gestão de riscos em transporte. Além disso, ter acesso ao histórico das operações permite mapear os principais gargalos, entender os problemas, fazer as correções necessárias e ajustar a estratégia.

Benefícios do programa de gerenciamento de riscos no transporte de cargas

Saber usar o gerenciamento de riscos para rever políticas, processos e padrões faz a diferença se sua empresa pretende elevar a performance. Não há como negar que um bom PGR tem inúmeros benefícios, entre eles:

  • Melhoria das operações logísticas;
  • Controle e prevenção dos riscos operacionais;
  • Aumento da segurança;
  • Conformidade com as regras das seguradoras;
  • Entregas de qualidade.

Evidentemente, você não precisa fazer tudo isso sozinho. Um Plano de Gestão de Riscos envolve análise, experiência e o conhecimento de especialistas no assunto.

Confira também nosso guia completo sobre a relevância de um PGR no transporte de cargas e ainda descubra como uma gerenciadora especializada pode auxiliar na sua operação.

Aliás, agora que você entendeu o que é o PGR e como ele evolui de acordo com as tendências e demandas do mercado, conte com uma empresa especialista para otimizar seus resultados.

A Opentech é referência no mercado de gerenciamento de riscos e controle logístico no transporte de cargas.
Nosso objetivo é oferecer soluções aliadas à mais alta tecnologia para trazer eficiência, segurança e redução de custos logísticos para nossos clientes. Entenda melhor como podemos trazer esses benefícios para a sua operação, clique aqui e conheça nossas soluções.

To top
|