|

Na escolha da frota, são muitas as opções de modelos de caminhões ideais, com especificações de diferentes tamanhos, capacidades e peso bruto. Em meio à variada oferta, a escolha do veículo ideal para cada processo logístico pode trazer grades benefícios e economia.

O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) limita o peso máximo por eixo que pode ser carregado pelos veículos, o que faz com que a escolha do caminhão correto para o tipo de transporte também seja uma forma de gerenciamento de risco, diminuindo a chance de acidentes e a necessidade de frequente de manutenção, além de reduzir os custos da gestão logística.

Principais modelos de caminhões ideais

Neste contexto, veja alguns dos principais modelos de caminhões para cada processo logístico:

Veículo Urbano de Carga

É o modelo de caminhão de menor porte, ideal para ser utilizado em áreas urbanas. Ele suporta transportar até 3 toneladas e possui as seguintes especificações: comprimento máximo de 6,3 metros, largura máxima de 2,2 metros e limite de emissão de poluentes.

Truck ou caminhão pesado

Possui eixo duplo na carroceria e pode carregar uma carga maior sem perder desempenho. Tem 14 metros de comprimento e pode levar de 10 a 14 toneladas. Pode ser utilizado em transportes intermunicipais através de rodovias.

Caminhão extra pesado

Esses modelos ainda tem pouca oferta no Brasil e têm capacidade para até 56 toneladas. Podem ser utilizados no transporte agrícola.

Dessa forma, o uso do caminhão ideal é uma das melhores maneiras de preservar a carga e todo processo logístico.

Tendências e desafios na segurança

Para isso, conheça as soluções da Opentech. Somos líderes no setor de controle logístico e gerenciamento de riscos para o transporte de cargas. Nossas soluções são aliadas a mais alta tecnologia para trazer resultados em produtividade, eficiência e segurança para as operações dos nossos clientes.

Entenda como podemos trazer esses benefícios para a sua empresa, clique aqui e converse agora com nossos especialistas.

To top
|