|

A Campanha Maio Amarelo acontece todos os anos com o objetivo de levar informação e conscientizar toda a sociedade sobre a importância de um trânsito mais seguro.

Os acidentes de trânsito representam um número alarmante de mortes em todo o planeta, com 1,35 milhão de óbitos por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesse cenário, condutores e empresas de transporte precisam estar preparados para gerir os riscos, diminuir as ocorrências e garantir que profissionais e cargas cheguem em segurança aos destinos.

Quer entender mais sobre a campanha maio amarelo e qual a sua importância para conscientização dentro da empresa e no trânsito? Então, continue a leitura!

O que é a campanha Maio Amarelo?

A Campanha Maio Amarelo é um movimento que acontece mundialmente com o objetivo de chamar a atenção para o alto índice de acidentes e mortes no trânsito e, para isso, investe em estratégias de informação e conscientização para um trânsito mais seguro.

A Campanha conta com o esforço de governos, empresas e entidades  em busca de evidenciar o tema da segurança nas estradas e também nas vias urbanas.

Só no Brasil, em 2021, foram cerca de 31.468 mortes no trânsito e dentre as principais causas estão tanto as más condições das vias brasileiras quanto a baixa educação da população com relação ao trânsito.

Por isso, a importância de campanhas de conscientização como o Maio Amarelo, que já faz parte do calendário de ações da sociedade a nível mundial.

Como começou a campanha Maio Amarelo?

A primeira Campanha Maio Amarelo aconteceu em 2014, e foi criada com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em maio de 2011.

Na ocasião, foi definido o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Assim, a Campanha Maio Amarelo nasceu de uma iniciativa da ONU que, preocupada com os índices de mortalidade no trânsito, decidiu chamar a atenção de toda a sociedade, envolvendo diversos segmentos, órgãos de governo e empresas para conscientização a fim de diminuir o número de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O Movimento Maio Amarelo acontece com ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil, articulando segmentos como:

  • órgãos de governos;
  • empresas;
  • entidades de classe;
  • associações;
  • federações e sociedade civil organizada.

Todas essas esferas da sociedade são convidadas a colocar em pauta o tema da segurança no trânsito, promovendo ações de engajamento e conhecimento em diversas esferas.

Qual a importância de implementar ações para o Maio Amarelo na empresa?

Ao implementar as ações da Campanha Maio Amarelo na sua transportadora, você eleva o nível de conscientização sobre a responsabilidade no trânsito.

Com isso, colabora para um trânsito mais seguro, além de evitar prejuízos para a empresa, como a indenização em caso de sinistros, incluindo acidentes com mortes, e casos de tombamentos de carretas.

Assim, a Campanha Maio Amarelo ainda pode ser entendida como um movimento de apoio à vida e, ao associar a marca da sua empresa à campanha, é possível reforçar o compromisso social da companhia, o que eleva a sua credibilidade no mercado.

5 formas de trabalhar a campanha do Maio Amarelo na empresa

Confira a seguir 5 formas de trabalhar ações em prol da segurança, aproveitando a campanha do Maio Amarelo.

Jogos interativos

Aproveite a oportunidade para reunir os seus colaboradores e criar dinâmicas que estimulem a participação deles no processo de aprendizagem.

Neste sentido, você pode promover um dia de jogos interativos sobre a legislação ou apostar na gamificação, a partir de simuladores, por exemplo.

Você também pode estimular a participação dos colaboradores na dinâmica dando uma gratificação para aquele que conseguir mais pontos. A ideia é incentivar a participação dos motoristas no processo de aprendizagem.

Checklist de segurança

Você pode criar um checklist de segurança para os motoristas, incentivando a sua aplicação na rotina da empresa.

Esse tipo de material ajuda o colaborador a seguir as regras de risco da transportadora, assim como a ter sempre em mente o que fazer para garantir a segurança durante a operação.

Confira aqui o checklist da Opentech, uma forma de verificação preventiva para evitar problemas na estrada.

Treinamentos nos dias do Maio Amarelo

Outra forma de promover a campanha do Maio Amarelo na empresa é oferecer treinamentos e workshops para os motoristas da frota.

Através desses treinamentos, é possível conscientizar a segurança dentro da empresa, podendo apostar em diferentes formatos como o aprendizado EAD.

Para avaliar os motoristas e identificar quais precisam de treinamentos especializados, você pode aplicar a nossa solução PPA , cujo objetivo é monitorar o comportamento dos condutores e dar visibilidade para os comportamentos de risco.

Assim, através de um score, a solução consegue apontar quais são os colaboradores bons, regulares e ruins, a fim de aplicar treinamento recorrente aos motoristas com alto risco de promover acidentes.

Quadro colaborativo

Você pode incentivar os seus motoristas a compartilharem suas opiniões sobre quais ações eles acham importantes para um trânsito mais seguro.

Neste caso, a empresa pode disponibilizar um quadro ou painel, onde qualquer pessoa pode deixar a sua mensagem.

Cores e materiais temáticos

Para que a empresa entre no clima da campanha Maio Amarelo, você pode investir em tags com o logo da campanha, camisetas para a equipe com a cor amarela e materiais informativos temáticos sobre a conscientização da segurança no trânsito.

Tendências e desafios na segurança

Dicas de temas para campanha do Maio Amarelo

Confira a seguir algumas dicas de como promover a segurança dentro da operação, garantindo mais fluidez, diminuindo riscos e prevenindo acidentes.

Evite percorrer grandes distâncias sem intervalos

A fadiga afeta significativamente os reflexos, logo, estar descansado e confortável para a condução do veículo é fundamental.

Trafegue com o peso de carga ideal 

Mesmo com a fiscalização, é comum encontrar caminhões com excesso de cargas trafegando nas estradas brasileiras.

Esse é um fator de risco para a ocorrência de acidentes, já que o peso excessivo faz com que os veículos percam eficiência, principalmente em curvas e ultrapassagens.

Mantenha a direção defensiva

Problema recorrente no trânsito, a imprudência dos motoristas é um agravante. Redobre o cuidado e a atenção quando estiver ao volante. Na estrada, a palavra de ordem é direção segura.

Respeite as normas de intervalos entre jornada

Em vigor desde 2012 e atualizada em 2015, a Lei do Caminhoneiro estabelece inúmeras regras, como repouso, intervalos, jornadas e outras questões.

Não custa lembrar que as leis devem ser respeitadas.

Mantenha o sono em dia e fique longe do álcool

Nunca dirija se tiver ingerido bebida alcoólica, respeite os limites de velocidade e a sinalização e não siga viagem se estiver com sono.

Fique atento às normas básicas

Antes de pegar a estrada faça as revisões no caminhão, use o cinto de segurança e jamais utilize o celular enquanto dirige.

Mantenha uma distância segura

Você não está sozinho. Um motorista experiente sabe que, além de prestar atenção em suas próprias ações, deve estar atento aos outros veículos da estrada.

Mantenha sempre uma distância segura.

Redobre a atenção em dias de chuva

Em dias de chuva, redobre o cuidado. A falta de atenção é um dos principais causadores de acidentes. Segundo dados da PRF, a negligência é a responsável por 72% dos acidentes e a ultrapassagem indevida é a que gera mais mortes.

Siga a rota estabelecida

Respeite os trajetos e rotas pré-estabelecidas e siga rigorosamente o plano de viagem. Não há caminhos alternativos ou desvios mais econômicos (em caso de pedágios) que valham a sua segurança.

Como trazer bons resultados e mais segurança à operação

Para potencializar essas e outras dicas, e ajudar a reduzir o índice de acidentes nas operações de transportes, a Opentech tem uma solução que reforça o Programa de Prevenção de Acidentes das empresas.

O PPA ajuda na capacitação do motorista para uma jornada mais segura, orientando sobre a prevenção de acidentes.

Além disso, a solução integra os sinais dos equipamentos de rastreamento e monitora, trecho a trecho, a velocidade e o comportamento dos profissionais, validando a eficácia dos treinamentos e aprimorando as operações, do início ao fim.

Viu como a Campanha Maio Amarelo pode ajudar a prevenir acidentes e tornar a sua transportadora ainda mais eficiente?

Clique aqui, converse com nossos especialistas e entenda como o PPA pode auxiliar na gestão de riscos da sua operação, garantindo mais segurança para seus profissionais e carga.

To top