|

Para as gerenciadoras em geral, os elementos que compõem a “cesta” de possibilidades de roubo, são muitos. Descobrir uma maneira racional de selecionar o risco, dentre todas as viagens monitoradas. Uma gerenciadora com domínio desta expertise habilitaria os seus melhores recursos humanos e técnicos em viagens de maiores riscos na operação logística, sem desperdícios.

Principais fatores para análise dos riscos na operação logística

Conheça alguns fatores que a análise dos riscos na operação logística considera:

Produto – Somente o valor da carga, sem outros elementos, não serve para indicar a possibilidade de roubo. Exemplos: uma carga valiosíssima de ferramental e peças destinadas a um campo de prospecção de petróleo, grandes transformadores construídos sob medida para determinado fim etc. A carga é de grande valor, mas para um fim muito específico, não interessa a “indústria do roubo”, por falta de compradores interessados e pela logística complicada de transporte.

Valor da Carga

É um fator importante, mas por si só não determina o risco. Sua análise depende principalmente dos componentes “quantidade”, “valor” e “rota”.

Rota de entrega

Nem sempre uma rota é toda de insegura, mas sim apenas alguns trechos específicos. Isso exige ações mais severas apenas enquanto a viagem estiver nos trechos mais vulneráveis. Imprevistos também podem ocorrer, fazendo a viagem percorrer por uma rota diferente e possivelmente arriscada. Para cargas especiais, escolta armada pode ser uma solução.

Horário de partida e chegada

Uma análise prévia é fundamental. Algumas estradas são consideradas de risco apenas em alguns horários. Contudo, em algumas regiões pode não haver histórico que justifique necessidade de prevenção.

Como vimos, as variantes, o dinamismo e o imprevisível obrigam um atento trabalho online, totalmente manual, por consequência oneroso e sujeito a falhas.

Tendências e desafios na segurança

Soluções para reduzir os riscos na operação logística

Saiba mais sobre o que torna a empresa uma referência em segurança para operações logísticas, atuando também na prevenção de acidentes e evitando danos e prejuízos desnecessários às transportadoras, donos de cargas e seguradoras.

Para isso, conheça as soluções da Opentech. Somos líderes no setor de controle logístico e gerenciamento de riscos para o transporte de cargas. Nossas soluções são aliadas a mais alta tecnologia para trazer resultados em produtividade, eficiência e segurança para as operações dos nossos clientes.

Entenda como podemos trazer esses benefícios para a sua empresa, clique aqui e converse agora com nossos especialistas.

To top