Gerenciamento de Risco a favor do equilíbrio ambiental

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Com foco na prevenção de acidentes de trânsito, o movimento Maio Amarelo traz à tona uma série de temas ligados à segurança nas estradas. Muito além de abordar as estatísticas de mortes e de promover a conscientização de motoristas, a campanha permite a discussão de outros aspectos também importantes, como a segurança no transporte de cargas perigosas.

No Brasil, segundo dados parciais do Ministério do Meio Ambiente, entre 2006 e 2010 foram registrados no país mais de 4,4 mil acidentes com veículos que faziam o transporte de produtos perigosos. O tráfego intenso e a movimentação deste tipo de carga país afora reforça a importância de Programas de Prevenção a Acidentes (PPA), normas rígidas e processos de fiscalização intensos.

Isso porque os acidentes com cargas perigosas, como explosivos, gases, inflamáveis, produtos oxidantes, tóxicos, infectantes, radioativos e corrosivos expõem tanto a vida de motoristas e outras pessoas que viajam pelas estradas quanto ameaçam gravemente o meio ambiente.

Além do risco à vida de quem trafega nas rodovias, os acidentes colocam em perigo também o meio ambiente, já que as estradas brasileiras cortam reservas ambientais, áreas de preservação, regiões de mata, rios, córregos, nascentes, fauna e flora.

Baixe o Material Completo


De Norte a Sul do Brasil, um rico ecossistema pode ser afetado se os cuidados com o transporte – principalmente de produtos perigosos – não forem levados a sério. Além da legislação para o transporte de cargas perigosas, os PPAs são aliados para garantir a sustentabilidade e a segurança no escoamento de mercadorias por rodovias e ferrovias ou mesmo por vias aéreas e aquaviárias.

Seja qual for o modal escolhido, o cuidado com a segurança da carga, com os responsáveis pelo transporte, com o meio ambiente e com as comunidades afetadas (sim, há reflexos importantes para muita gente, já que alguns acidentes poluem rios e córregos e comprometem, apenas para citar um exemplo, o abastecimento de água em cidades inteiras) não pode ficar em segundo plano.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os produtos de natureza perigosa são todos aqueles de origem química, biológica ou radiológica nocivos ao meio ambiente, à população e aos seus bens.

As regras para o transporte e definição de cada tipo de produto, alteradas por meio da Resolução 5.232/16, estão ainda mais rigorosas. A nova norma ampliou, inclusive, a lista de substâncias que caracterizam risco, apontando mais de 3 mil mercadorias que podem causar danos à saúde, à segurança pública e ao meio ambiente.  O objetivo é tornar esse tipo de transporte mais organizado e seguro.

Além de atender minuciosamente os critérios da legislação, outro grande aliado para garantir a eficiência no transporte de cargas perigosas é fazer com que o PPA esteja alinhado com o gerenciamento de risco.

Desta forma, mais do que treinar, capacitar e conscientizar os motoristas sobre a necessidade e a importância de uma condução segura, manter um PPA em sinergia com as ações de gerenciamento de risco no transporte de cargas perigosas ajuda a prevenir e a minimizar os riscos e a aprimorar os processos de gestão desde o início da viagem até a chegada dos produtos ao destino.

Lembre-se: contar com parceiros especializados em gestão logística e gerenciamento de risco é fundamental para o sucesso da operação. Conheça as nossas soluções Open PPA e Gerenciamento de Risco e tenha à disposição uma equipe com profissionais preparados para atender todas as suas demandas.

Otimize o seu negócio!

Opentech.  Sua carga, nossa missão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.