|

Nos anos 90, quando surgiu no Brasil o esboço e as regras que hoje consolidam a atividade de Gerenciamento de Risco de Roubo de Cargas, também era incipiente a logística no transporte rodoviário de mercadorias.

Pouquíssimas transportadoras apresentavam o termo “logística”, até mesmo porque, as movimentações de cargas não aplicavam a inteligência lógica.

Relação entre gerenciamento de risco e logística com a concorrência das empresas

Por um lado, a concorrência e as necessidades de um mercado extremamente dinâmico forçavam o desenvolvimento da logística também no transporte e movimentação de mercadorias.

De outro, o aumento no desvio e roubo de cargas infligiu ao mercado a obrigatoriedade de Gerenciamento de Risco, como acessório do Seguro de cargas.

As duas atividades evoluíram juntas. A de logística trabalhando contra o tempo e exigindo cada vez mais velocidade e otimização; e a de gerenciamento de risco, aplicando suas regras de segurança, não necessariamente priorizando as necessidades da logística.

Diante dessa evolução para melhoramento do processo, continuou sendo observado, em alguns relacionamentos, o tão temido “engessamento” das operações.

Tendências e desafios na segurança

Soluções com tecnologia para a logística

Ao contar com a ajuda da tecnologia e de especialistas, todo o processo fica muito mais fácil!

No caminho de conciliar numa só operação de transporte, as premissas da logística e a segurança do transporte, a solução foi integrar os sistemas de Gerenciamento de Risco e de Logística, das mais simples atividades até os mais complexos meios de comunicação e softwares.

Para isso, conheça as soluções da Opentech. Somos líderes no setor de controle logístico e gerenciamento de riscos para o transporte de cargas.

Nossas soluções são aliadas a mais alta tecnologia para trazer resultados em produtividade, eficiência e segurança para as operações dos nossos clientes.

Entenda como podemos trazer esses benefícios para a sua empresa, clique aqui e converse agora com nossos especialistas.

To top