|

No Brasil este assunto do equilíbrio ambiental é levado cada vez mais a sério, tanto pelos fiscalizadores do serviço de transporte quanto pelos órgãos ambientais do país.

m 2012, mais de dois mil acidentes de caminhões que transportavam cargas perigosas foram registrados pela companhia ambiental do estado de SP.

No sentido de reverter esta realidade, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já estuda a implantação de um novo sistema de controle de áreas prioritárias para a fiscalização e até a delimitação de áreas que proibirão este tipo de transporte.

Mas afinal, que tipos de produtos estão sob a mira da fiscalização para o equilíbrio ambiental?

A Organização das Nações Unidas (ONU) dividiu-os em nove classes (e subclasses) de risco, fazendo esta identificação, que se resumem em:

1 – Explosivos
2 – Gases
3 – Líquidos Inflamáveis
4 – Sólidos sujeitos a Combustão Espontânea
5 – Oxidantes e Peróxidos Orgânicos
6 – Tóxicos Infectantes
7 – Radioativos
8 – Corrosivos
9 – Diversos, que inclui demais substâncias perigosas.

Como já comentamos aqui no Parada Obrigatória, as consequências ambientais e financeiras de sinistros no transporte de produtos perigosos são realmente sérias, aumentando a responsabilidade das Gerenciadoras de Riscos ao assumir o compromisso de prevenção para a assertividade na operação.

É por isso que a Opentech defende a importância da gestão de risco como prevenção, por meio de suas soluções, como o Programa de Prevenção de Acidentes (PPA) que desenvolve a capacitação dos caminhoneiros, verifica a certificações necessárias para o transporte e realiza o mapeamento dos pontos críticos das rodovias para uma tomada maior de atenção, somando pontos positivos para o histórico do motorista e para a reputação da transportadora.

Tendências e desafios na segurança

Soluções para gerar segurança e eficiência no transporte rodoviário de cargas

Para isso, conheça as soluções da Opentech. Somos líderes no setor de controle logístico e gerenciamento de riscos para o transporte de cargas. Nossas soluções são aliadas a mais alta tecnologia para trazer resultados em produtividade, eficiência e segurança para as operações dos nossos clientes.

Entenda como podemos trazer esses benefícios para a sua empresa, clique aqui e converse agora com nossos especialistas.

To top