Os consumidores online tem cada vez mais exigências antes de finalizar uma compra, isso é um fato. Eles procuram valores baixos, sites intuitivos, diversas opções de pagamento, variedade de produtos e entregas rápidas.

Sendo assim, são muitas, as ações e estratégias adotadas para que empresas logísticas consigam vencer esses desafios.

E-commerces que oferecem o acompanhamento completo do processo, e entregas last mile personalizadas, estão em vantagem em relação aos concorrentes.

Em países, como Nova York e Tóquio, receber suas compras online a curto prazo já é uma realidade.

Ainda que existam muitos varejistas que não adotaram as entregas expressas, os consumidores, atualmente, enxergam essa realidade como algo que as lojas já deveriam ter como opção.

Agora, em que momento se encontra as entregas rápidas no cenário brasileiro?

Quais são os desafios que impedem esse progresso?

Como está evoluindo no cenário brasileiro? Leia esse artigo até o final e descubra qual o futuro desse novo segmento logístico. Boa leitura!

Ferramenta Checklist logístico

Quais são os desafios da logística das entregas rápidas?

Por se tratar de uma tendência logística do futuro, implementar a logística de entregas rápidas é a solução perfeita para quem deseja fidelizar novos consumidores.

Apesar disso, esse modelo traz uma série de desafios por exigir um alto desempenho operacional, parceiros alinhados, e um novo posicionamento estratégico da sua marca no mercado.

Dessa forma, para que um serviço de entrega super-rápida seja ofertado, deve-se assumir que existam estoques perto do consumidor final, dessa forma, o tempo entre a aprovação do pagamento do pedido e a entrega last mile, possa ser realizado em poucas horas, ou até mesmo, em minutos!

Todavia, faz mais sentido adotar essa logística de entregas em locais com maior concentração de potenciais consumidores. Os locais que os centros de distribuição são posicionados, são estratégicos, para otimizar a cadeia logística.

Portanto, varejistas que possuem pontos físicos distribuídos pela cidade, podem ampliar seu alcance, transformando suas lojas em novos centros de distribuição.

Além disso, há questões estruturais que você deve avaliar, desde o carrinho de compra, a viabilidade de executar a entrega last mile na modalidade super-rápida, considerando o horário, estoque e o planejamento logístico.

Neste processo, a transparência com seu cliente deve vir em primeiro lugar.

Quais são as vantagens da logística de entregas rápidas?

Caso você consiga estruturar todo o planejamento operacional da logística de entregas super-rápidas adequadamente, as vantagens serão vistas claramente.

Segundo uma pesquisa realizada em 2018, pela Global Consumer Insights Survey da PWC, que contou com a opinião de mais de 22 mil consumidores online espalhados em 27 países, 88% dos compradores online, estão dispostos a pagar mais, por uma entrega super-rápida.

Então, esse é um dado muito valioso, porque o custo de frete e tempo de entrega last mile, ainda são os fatores mais determinantes para o cliente abandonar o carrinho e desistir da compra online.

Uma pesquisa feita pela Webshoppers, em 2017, os produtos que geraram maior insatisfação nos clientes online foram opções de frete (16%), entregas após o prazo (14%) e acompanhamento do pedido (13%), mostrando o quão próxima é a distância entre promessa e entrega.

Com isso, há dados que fornecem ainda mais detalhes, é a pesquisa realizada na Shoptalk, uma das maiores conferências sobre e-commerce do mundo.

Foram analisados os gaps entre promessa e entrega last mile, por categorias de produtos do same-day delivery, um modelo logístico que se propõe a entregar a mercadoria no mesmo dia em que o pedido foi feito.

A partir dessa pesquisa, é possível entender, que mesmo nos maiores centros mercantis do mundo, os modelos logísticos de entrega super-rápida ainda enfrenta desafios.

Como essa modalidade está crescendo no cenário brasileiro?

As entregas rápidas ainda não são uma realidade no Brasil.

No entanto, apenas algumas operações, localizadas, especialmente na cidade de São Paulo e em alguns lugares do Rio de Janeiro, conseguem entregar produtos no mesmo dia que foram pedidos.

Com isso, a queda das barreiras entre online e offline, promovida pelas ações omnichannel, veremos centros de distribuição espalhados por todo o país, assim como, lojas físicas, atuando também como CDs e postos de entregas.

Uma matéria do Jornal da Franca, apontou que as entregas das Americanas, realizadas em até 3 horas, representaram 14% das vendas online no primeiro trimestre de 2021.

A empresa comentou que cogita reduzir esse tempo para minutos. “Nossa prioridade para 2021, é o desenvolvimento do modelo ultra fast delivery (entrega em poucos minutos).”

Outro exemplo, é a Magalu, que anunciou entregas em 1 hora, de produtos com até 6 kg. A empresa reformulou 75 lojas, em todo o Brasil, para garantir esse modelo de entrega em 11 cidades.

Naturalmente, a logística de entregas super-rápidas está se espalhando, colocando em vantagem, todas as empresas que investirem nesse modelo logístico.

De que forma as empresas pretendem implementar esse modelo logístico?

A Amazon, é o melhor exemplo quando o assunto é inovação e logística.

No começo de 2019, anunciaram o início de suas operações com estoque próprio, além do Marketplace, num grande centro de distribuição de 40 mil metros quadrados na cidade de Cajamar/SP.

Esse tipo de movimento acelera o processo de outras grandes empresas.

Quem está ganhando com essas inovações?

A Magalu, adquiriu a plataforma logística Logbee, em 2020. O Mercado Livre, continua investindo em avanços para serviços logísticos internos, o Mercado Envios.

“Nos negócios, a velocidade importa — e, além disso, um ambiente de rápida tomada de decisões é mais divertido também.”, diz fundador da Amazon, Jeff Bezos

Essa famosa declaração do CEO da Amazon, continuará ditando o futuro da logística e das estratégias. As empresas terão que buscar inovações, para conquistar e fidelizar cada vez mais clientes!

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