Entenda como funciona o rastreamento de cargas refrigeradas

Resumo

Deseja saber como funciona o rastreamento de cargas refrigeradas? Leia o artigo e descubra as vantagens de ter como parceira uma empresa especialista no transporte de cargas refrigeradas!
Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Diariamente, o Brasil enfrenta uma série de problemas para fazer o transporte e rastreamento de cargas refrigeradas, problemas esses relacionados, principalmente, à falta de segurança nas estradas e péssimas condições das rodovias, gerando uma das maiores taxas de sinistralidade do mundo. Para piorar a situação, o poder público não apresenta soluções para esses problemas, pelo menos não a curto prazo.

No caso do transporte de cargas refrigeradas, o cuidado precisa ser redobrado. Esses insumos não enfrentam apenas os problemas comuns ao setor de transporte e logística como um todo; cargas refrigeradas têm suas próprias especificidades.

Isso afeta diretamente os serviços de gerenciamento de riscos oferecidos pelo mercado.  Empresas de qualidade precisam fornecer tecnologias que mantenham a temperatura adequada — que varia de produto para produto durante o transporte para que, no fim, chegue com qualidade ao destino.

Como será que funciona o rastreamento de cargas refrigeradas? Nesse artigo, conheça as especificidades do rastreamento das cargas refrigeradas, o funcionamento desse tipo de serviço, os cuidados extras que essa modalidade exige e sua importância para a inovação corporativa. Boa leitura!

Como funciona o transporte de cargas frigorificadas?

O transporte de produtos como carnes, laticínios, medicamentos, entre outros, é realmente diferenciado. Ele precisa passar por um rígido controle a fim de que todo o processo ocorra da maneira correta, segura e sem imprevistos. 

Para isso acontecer, os órgãos responsáveis observam as empresas de transporte com regularidade. De acordo com a ABNT, TB-352, item 3.5.5, cargas perecíveis são todas aquelas compostas por produtos passíveis de deterioração ou que tenham composições que exijam condições especiais na temperatura e/ou arejamento para manter suas características orgânicas.

Para controlar essas condições especiais e evitar sanções legais dos órgãos públicos responsáveis, é preciso observar os principais KPI’s logísticos, como as condições climáticas preestabelecidas e o tempo previsto para entrega. Caso contrário, haverá prejuízos financeiros tanto para o cliente quanto para a empresa contratada.

Para realizar o transporte dos produtos frigorificados, o veículo deve ter as tecnologias de resfriamento que permitam manter a temperatura desse tipo de carga. O ideal é que produtos que necessitam de refrigeração não sejam transportados para longas distâncias, a fim de garantir que imprevistos não ocorram.

Isso só é possível se o cliente contar com um sistema que faça a conexão entre a central de logística e os veículos em operação. Dessa forma, é possível rastrear os principais indicadores do transporte, em tempo real e a todo instante.

Quais cuidados devo ter para fazer o transporte e rastreamento de cargas refrigeradas?

Antes de contratar uma empresa que transporte cargas refrigeradas, lembre-se de buscar cases de sucesso, para que você tenha certeza que eles tenham experiência na execução do serviço e possam garantir o devido suporte em todas as etapas das operações. 

Por ser mais complexa, a logística do transporte de cargas frigorificadas exige cuidados especiais, que precisam ser observados antes e durante o transporte da mercadoria. No Brasil, nem todas as empresas do setor executam essa modalidade de transporte, devido a uma série de exigências que você pode conferir a seguir.

Regulamentação legislativa

O transporte de cargas refrigeradas é regulamentado pela NBR 14701/2001, que estabelece as regras para a movimentação dessa modalidade. Em vigor desde 2002, essa norma determina, entre outros pontos, que a refrigeração do veículo deve ser iniciada 15 minutos antes do início da operação, e sempre de acordo com a temperatura ideal de cada produto.

Além da climatização, a NBR 14701/2001 também padronizou o registro da temperatura nos veículos, estoques, viagem, embalagem, entre outros. Outra questão importante é dar atenção necessária às especificações fiscais de cada estado, a fim de cumprir com rigor o que cada legislação determina.

Condições do veículo de transporte

É necessário que o veículo de transporte esteja de acordo com o tipo e quantidade da carga transportada. A higiene total é um ponto central, principalmente, para cargas alimentícias, como carnes, frutas e legumes.

De maneira igual, é preciso que o veículo esteja com todas as manutenções em dia. Além de contribuir com acidentes na estrada, falhas no veículo podem ocasionar atrasos que, por sua vez, podem estragar a carga, causar a perda da mercadoria transportada e, no fim, gerar prejuízos para todos os envolvidos.

Acondicionamento e conservação

Organizar a carga com base nas necessidades de conservação de cada produto é essencial para garantir que a operação seja um sucesso. É preciso organizar o espaço do veículo para que todo o espaço seja ocupado e desperdícios sejam evitados — organizar de maneira otimizada os produtos no caminhão também faz parte do planejamento logístico!

Mais uma vez, é importante ressaltar a necessidade de rigor com a temperatura ideal, pois esse ponto é central na preservação e cumprimento da legislação. Com sistemas de rastreamento de carga refrigerada você pode monitorar tudo isso de maneira online e centralizada.

Planejamento estratégico da operação

Definir a melhor rota para a movimentação das cargas refrigeradas é importante, pois é preciso cumprir prazos e determinações legislativas para transportar refrigerados; o ideal é roteirizar o trajeto e fazer o acompanhamento de toda a operação.

Para garantir que cada etapa seja cumprida de acordo com o tempo definido, evitando atrasos e depreciação da carga, o planejamento deve ser seguido à risca para que, caso imprevistos surjam, toda a equipe logística possa atuar com eficiência. Se for necessária a reformulação da rota, por exemplo, isso será feito com agilidade!

Equipe de profissionais capacitados

Uma equipe bem treinada é essencial durante toda a operação logística. Diante da complexidade de cada etapa, sua empresa deve contar com a expertise do seu time logístico para garantir que tudo ocorra de acordo com o planejamento previamente estabelecido.

Com o auxílio de uma central logística, por exemplo, a correção e execução de procedimentos relacionados a desvios de rota ou atrasos pode ser feito com rapidez, pois eles estarão monitorando suas cargas a todo instante!

Quais recursos são oferecidos no rastreamento de cargas refrigeradas?

Para que o transporte de cargas refrigeradas se torne realidade, você precisa ter como aliado um bom sistema de rastreamento de cargas refrigeradas. Dessa forma, conseguirá gerir toda a parte de logística com o máximo de informações e um alto nível de produtividade. Essa tecnologia também te ajudará na tomada de decisões, tornando-as cada vez mais assertivas.

Tudo isso, claro, se a empresa contratada fornecer todas as informações que o rastreamento de cargas refrigeradas pode gerar. Conheça a seguir os recursos que devem ser oferecidos por um bom sistema de visibilidade logística para cargas refrigeradas e/ou frigorificadas.

Indicadores de falhas

O sistema identifica todos os erros ocorridos durante o trajeto e aponta os melhores caminhos para solucioná-los. Ao acompanhar todas as etapas da entrega, a central logística envia alertas quando algo sai do planejamento logístico.

Alertas podem ser enviados quando o veículo fica muito tempo parado, apresenta algum defeito, se é visto algum desvio de rota, parada não homologada ou se alguma porta foi aberta sem autorização da central de monitoramento logístico.

Quanto mais rápido são identificadas os desvios, mais rápida será a sua resolução, diminuindo as chances de avarias. Se alguma peça do veículo quebrar, por exemplo, é possível deslocar um veículo reserva ou ativar o seguro para conserto imediato.

Alarmes para situações de risco

Estar ao lado de uma empresa que faça o monitoramento do transporte com o máximo controle de dados possível é imprescindível. Independente do produto sendo transportado, toda carga precisa do monitoramento integral, de preferência, em conjunto com a empresa que faz o gerenciamento de risco.

Se o veículo estiver transportando de maneira correta, cumprindo o planejamento, o sistema acusa que a carga poderá ser compartilhada e gera uma permissão para o motorista e seu carregamento, que pode ser feito online e à distância. Os alarmes são disparados por ligação telefônica.

Como o rastreamento de cargas refrigeradas colabora na inovação corporativa?

Como você pode ver, muitas são as vantagens em se ter uma ferramenta de rastreamento de cargas, pois ela otimiza o tempo da sua equipe, poupa recursos da empresa e aumenta sua produtividade. A expertise proveniente da modernização corporativa eleva sua empresa a um novo patamar de profissionalismo!

Clareza dos processos

Ao integrar tecnologia e inovação à cultura da empresa, é possível tornar os processos mais claros, pois o rastreamento de cargas automatiza atividades, colaborando com a inovação dos processos internos e externos. Ferramentas proativas, como alertas e mensagens, e a automação otimizam o tempo das equipes, e consequentemente, elevam o nível de bem-estar entre todos os funcionários.

Sem a necessidade de programas aprofundados de treinamento, a tecnologia ajuda na integração de atividades, interferindo positivamente na agenda de desenvolvimento da corporação. Também traz consigo maior otimização da rotina aos colaboradores e maior segurança à empresa.

Conservação e preservação da frota

A manutenção dos veículos que fazem parte da frota da empresa é diretamente beneficiada com a implementação de uma solução de rastreamento de cargas, que torna a fiscalização dos carros mais rígida, para que, mesmo a menor das falhas, seja averiguada com cuidado antes da operação iniciar.

Os programas de revisão do veículo, substituição de peças e outros pequenos reparos podem ser coordenados por sazonalidade ou quilometragem rodada. Vale ressaltar que o jeito que essas averiguações acontecem depende do planejamento estratégico montado especificamente para o seu negócio. 

Qualidade de serviço otimizada

O rastreamento de cargas assegura a qualidade das suas operações logísticas, pois assegura que o plano estratégico seja executado conforme o planejado e melhora os processos internos e externos, e organiza e estrutura os dados gerados pelas viagens. Isso só é possível por conta do rastreamento feito desde o momento que os produtos saem do estoque até a descarga no centro de distribuição.

Qual a melhor solução no rastreamento de cargas refrigeradas do mercado?

Para melhorar os resultados da sua gestão e garantir a segurança de suas cargas refrigeradas, você precisa ter como parceira uma empresa que seja especialista no assunto.

E quando o assunto é segurança e frigorificados, a Opentech está no meio, pois é referência nacional no transporte de cargas refrigeradas. Você pode ver isso pelo relato do Leandro Passarelli, que é Analista de Riscos da Minerva Foods:

“A busca por um parceiro especializado como a Opentech foi baseada principalmente no pilar da tecnologia, pois traçamos como premissa a modernização dos sistemas de gestão de risco e ampliação dos controles e indicadores para minimizar os roubos, acidentes e problemas com temperatura de cargas frigorificadas.”

Desenvolvido dentro da Opentech, o Open SIL é a ferramenta ideal para  gerir toda a parte de logística com o máximo de informações e um alto nível de produtividade.

O Open SIL permite o controle de todos os pontos do transporte, tais como:

  • Controle de velocidade;
  • Informações das rotas realizadas;
  • Datas do prazos de entrega;
  • Temperatura;
  • Quilometragem necessária;
  • Informações do veículo;
  • Controle de coleta;
  • Controle de diárias.

 Para ter mais detalhes sobre o rastreamento de cargas, baixe o nosso E-BOOK: como funciona o rastreamento de cargas frigorificadas, que aborda desde os principais riscos existentes até a gestão de processos dessa modalidade.

Agora que você entendeu como funciona o rastreamento de cargas refrigeradas, dê o próximo passo e descubra como ter sucesso com a gestão logística de cargas frigorificadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.