|

O mercado de trabalho é cada vez mais instigante para o crescimento, e, para isso, o conhecimento no setor de logística é essencial.

Seja qual for a profissão, os desafios se impõem na mesma velocidade que as inovações, as mudanças tecnológicas e as dinâmicas do mundo dos negócios.

Na área de transportes, não poderia diferir, especialmente para um profissional que conheça, como ninguém, os gargalos do setor.

Responsável pelo planejamento, controle, análise de indicadores e desempenho das operações, esse profissional, que atua em embarcadores, deve ter um perfil técnico, dinâmico e, primeiro, estar atento as possibilidades de melhorias em sua empresa, como reduzir de custos e perdas, prevenção de sinistros e ganho em produtividade, qualidade e rentabilidade.

Para contribuir com o crescimento da empresa, o especialista em logística precisa de formação e conhecimento técnico, habilidades humanas e socioemocionais — principalmente se deseja se destacar no ambiente de trabalho e trilhar novos caminhos.

Conhecimento no setor de logística e as habilidades do profissional

Para alavancar a carreira, algumas habilidades são fundamentais.

Ser proativo e determinado a desempenhar um papel diferenciado e estratégico para os resultados da companhia, são os primeiros passos para se destacar entre os colegas.

Você é o protagonista da sua história. Faça a diferença!

Se há um segmento profissional aquecido é, o de logística. O Brasil não para. Além do transporte feito em um país com dimensões continentais, há a globalização, que facilitou as transações comerciais em todo o mundo.

Você já parou para pensar nas competências técnicas e humanas que as empresas esperam de um especialista em logística?

Competências técnicas para o desenvolvimento logístico

  • apoiar decisões estratégicas de parceiros para implantação ou manutenção da operação, com avaliação técnica de competência dos fornecedores envolvidos;
  • elaborar a matriz de KPI (Key Performance Indicator) que proporcione visibilidade sobre os resultados da operação;
  • promover melhoria contínua dos processos via ferramentas de gestão, como o PDCA;
  • elaborar planos de ações com base em ofensores e atuar em suas causa raiz, organizadamente e em metodologias como 5W2H, com prioridade em matrizes conceituadas, como RAB e GUT.

 Competências comportamentais em conjunto com o conhecimento no setor de logística

  • ser dinâmico, uma vez que, as atividades precisam ser ágeis, no meio da logística e do transporte;
  • focar em resultados, manter acionado o “sensor de urgência” e, saber priorizar o que realmente importa para os resultados da companhia;
  • tomar iniciativa e, sempre que preciso, colocar a mão na massa;
  • sugerir ou promover mudanças sempre que necessário.

Como alcançar o índice de maturidade logística na sua operação

Atribuições respeitáveis para conhecimento no setor de logística

A lista de atribuições do especialista em logística pode ser grande e, os desafios do setor, tornam a missão ainda mais nobre e desafiadora.

Por norma, os profissionais que almejam o crescimento logístico, acompanham, diariamente:

  • procedimentos de transporte e movimentação de cargas;
  • planejam e executam ações estratégicas para reduzir os erros nos processos;
  • atuam na prevenção de perdas;
  • gerenciam o armazenamento e planejamento de estoques;
  • controlam a cadeia de suprimentos;
  • fazem a gestão de informações e dos processos logísticos;
  • analisam e contratam fretes;
  • monitoram a performance de transporte;
  • conferem indicadores logísticos;
  • controlam as demandas;
  • avaliam e atestam o desempenho da transportadora.

Conhecimento no setor de logística para planejamento da carreira

Gerir o planejamento para o crescimento logístico da operação é uma responsabilidade imensa, mas, não suficiente para subir os degraus em novas etapas profissionais.

O especialista em logística, que deseja crescer na profissão, deve ter outras competências.

Assim como, conhecimento e habilidade técnica fazem do especialista em logística um profissional diferenciado para o crescimento do negócio. Outras qualidades são, igualmente, desejáveis:

  • conhecer bem a estratégia da empresa;
  • estar atento as movimentações da concorrência;
  • dominar novas tecnologias;
  • aprender novos idiomas;
  • trabalhar sob pressão;
  • entender o comércio exterior;
  • buscar especializações em supply chain, logística portuária, aeroportuária, compliance, etc.

Inteligência emocional através do conhecimento no setor de logística

Lidar com metas e prazos e com a redução de custos, além de otimização de processos, é essencial.

Ter uma visão ampla dos processos é um pré-requisito, para todo profissional dessa área. Saber otimizar o tempo é outra habilidade valorizada.

Então, o que falta para seguir adiante e se destacar nesse ambiente concorrido?

O profissional que desejar ter um crescimento logístico precisa ter ética, resiliência, empatia, colaboração, capacidade de negociação, organização e comunicação.

O autor do best-seller “Inteligência Emocional”, um psicólogo chamado Daniel Goleman, discorre sobre essas habilidades, sendo competências baseadas na inteligência emocional, e “distinguem profissionais incríveis dos profissionais na média”.

Pesquisas globais revelam, jovens em início de carreira nem sempre estão prontos para o trabalho, justamente porque não tem habilidades emocionais necessárias, as chamadas soft skills.

Para conquistar cargos de liderança, especialistas em carreiras explicam que a experiência, técnica e inteligência não são os únicos requisitos.

Conselheiro em uma empresa de headhunting, Egon Zehnder, disse em uma entrevista ao Portal na Prática, que o “QI garante o emprego, inteligência emocional garante a promoção e falta de inteligência emocional leva à demissão”.

Soft skills

Para ajudar você, especialista em logística, a organizar seu plano de crescimento profissional, preparamos algumas reflexões sobre a importância de desenvolver habilidades socioemocionais que contribuam para o sucesso da sua carreira.

Comunicação

Para uma comunicação efetiva; ouça atentamente, faça contato visual com os interlocutores e estipule metas para uma conversa clara e objetiva. Seja, também, um bom ouvinte.

Desenvolvimento da lógica

Mantenha sua mente ativa, leia e informe-se. Exercícios mentais e ginásticas cerebrais são excelentes métodos para manter os neurônios ativos e para treinar a memória.

Visão estratégica

Um bom profissional não é aquele que realiza apenas atividades operacionais. Resolver com maestria os problemas do dia a dia é uma habilidade, mas ter visão estratégica do negócio é um diferencial. Se você quer chegar a liderança, comece a olhar o negócio amplamente.

Proatividade

Somos substituíveis, e se você é um especialista, provavelmente tem uma equipe de apoio. Lembre-se, ao delegar atividades operacionais você ganha tempo para pensar no planejamento estratégico. Seja proativo e proponha ideias inovadoras.

Liderança

Um bom líder sabe motivar e engajar a equipe. É como um maestro à frente da orquestra, capaz de enaltecer talentos, fazendo com que cada integrante demonstre seu brilho. Empatia, sinceridade e estabilidade emocional são característica da liderança.

Flexibilidade

Em um mundo em constante evolução, as empresas precisam se ajustar às dinâmicas do mercado. Ser um profissional flexível e pronto para lidar com as oscilações farão toda a diferença.

Resiliência

Capacidade de lidar com problemas, adaptar-se às mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão e ao estresse: a resiliência é uma habilidade indispensável para especialistas em logística, principalmente, para aqueles que têm pretensões maiores de seguir na profissão.

Capacidade de adaptação

Assim como a flexibilidade e a resiliência, a capacidade de adaptação é outra condição determinante para quem atua no segmento de transporte e logística. Afinal, um setor tão dinâmico não pode contar com profissionais sem essa habilidade.

Capacidade de planejamento

Uma dose de improviso pode até salvar bons profissionais de um apuro, vez ou outra, mas definitivamente não garante o futuro de quem atua em logística. Planejamento e organização são peças-chave para quem lida com transportes.

Visão global

Entender seu ramo de negócio é, evidentemente, uma obrigação do especialista em logística, mas não apenas isso.

Para um profissional completo, conhecer o mercado, a concorrência, a economia e estar ligado em inovações e tendências são aspectos essenciais para o bom desempenho – tanto internamente, quanto para mapear novas oportunidades de emprego.

Colaboração

Saber trabalhar em grupo é um desafio para muitos, mas é necessário. Quanto maior a empresa e a operação, maior o número de profissionais envolvidos. Ter espírito de equipe e senso de colaboração são requisitos básicos para o sucesso dos times.

Trabalhar sob pressão

Com certeza, especialistas em logística estão acostumadas a trabalhar sob pressão. Saber gerenciar o estresse e manter o foco ajuda a tomar decisões assertivas sem perder prazos, qualidade, produtividade e o mais importante, sem comprometer os resultados.

Conhecimento no setor de logística é poder!

Em tempos que temos que nos atualizar constantemente, há uma série de cursos de especialização disponíveis, em diversos níveis, a maioria gratuitos, ou então, a distância, presencial, de curta ou longa duração. Opções não faltam.

Fique atento e se mantenha atualizado.

Só assim você poderá aprimorar sua capacidade técnica, mostrar potencialidades e aumentar as possibilidades na empresa.

Cuidar da carreira exige dedicação, empenho e um planejamento estratégico semelhante àquele no qual você dedica tempo, em seu dia a dia, como especialista em logística.

To top