|

Os transportadores que trabalham com cargas líquidas (a exemplo de combustível), cargas de madeira, minério, transporte frigorífico e outras, têm grande preocupação com a possibilidade do tombamento de caminhão.

Afinal, acidentes sempre geram grandes transtornos, indo muito além dos danos econômicos, já que podem haver vítimas.

Assim, uma das melhores formas de evitar esse cenário é saber quais são as principais causas do tombamento de veículo de carga e como você pode fazer para prevenir esse tipo de ocorrência dentro da sua empresa.

E para ajudar você a saber tudo sobre tombamento de caminhão, preparamos este conteúdo. Acompanhe a seguir!

O que é tombamento de caminhão?

O tombamento de caminhão acontece quando o motorista calcula mal a velocidade, peso ou distribuição da carga. E ao entrar em uma curva e acaba causando um acidente, a ponto de tombá-lo.

Em curvas, o tombamento do veículo é bem comum, porque o movimento da curva leva a lateral do caminhão ao solo. Contudo, também existem outras razões que podem causar esse problema, como veremos a seguir.

Qual a importância de implementar ações para prevenir o tombamento?

Ao implementar medidas para evitar o tombamento do caminhão, é possível manter a segurança do motorista, da carga e de outros agentes envolvidos no trânsito.

Além disso, em caso de carga perigosa, como o transporte de combustíveis e químicos em geral, o tombamento do caminhão pode provocar ainda mais prejuízos, já que um acidente com esses materiais pode causar incêndios e ainda contaminar solos e rios.

Quais são os principais motivos do tombamento de caminhão?

Alguns pontos influenciam diretamente o aumento do risco de tombamento de caminhão, são eles:

  • Excesso de velocidade;
  • Má distribuição do peso da carga;
  • Falta de experiência do motorista;
  • Falhas mecânicas;
  • Falta de conhecimento sobre o trajeto.

Portanto, é preciso estar em alerta para que os riscos desse tipo de acidente sejam minimizados. Para isso, confira a seguir algumas formas de prevenir o tombamento na operação.

Como reduzir as chances de tombamento de caminhão?

Uma gestão logística estratégica é fundamental para evitar o tombamento de carga. Veja algumas dicas a seguir!

Faça a análise do histórico da sinistralidade

É preciso estudar minuciosamente o histórico de sinistros de determinado cliente a fim de que essas informações possam indicar os locais com maior potencial de riscos e suas prováveis causas.

Após a análise, parta para a aplicação técnica do processo de prevenção de acidentes e danos ao bem transportado.

Crie um mapeamento de rotas

Após a análise de sinistralidade e a aplicação técnica do processo de prevenção, é hora de classificar para o motorista designado para a viagem os trechos mais delicados, conforme as características estudadas.

É importante, também, indicar as velocidades a serem praticadas de acordo com o tipo de veículo e carga e, sempre que possível, rastrear em tempo real a operação.

Tenha visibilidade da operação

Você só vai conseguir evitar de uma vez por todas o tombamento de cargas se trabalhar o dia a dia da sua operação de viagens com foco nos motoristas, controlando os índices de não conformidades aos quais a operação está exposta.

Elabore um Checklist detalhado

O checklist consiste em um processo de checagem diária, por amostragem ou total, que visa identificar falhas nos equipamentos utilizados pelos clientes que possam aumentar o potencial de risco de acidentes.

Quanto mais detalhado for o seu checklist, mais problemas podem ser evitados ainda dentro da garagem da sua empresa.

Checklist logístico - baixe o material

Faça a supervisão ou auditoria de rota para evitar tombamento de caminhão

Se você deu aos motoristas as coordenadas de cada trecho, bem como os trechos preocupantes e a velocidade limite, é preciso manter-se atento para que as regras sejam seguidas.

A supervisão de rotas, ou auditoria de rotas, é o serviço que visa avaliar os procedimentos dos motoristas em viagem, com o objetivo de identificar não conformidades que exponham a operação e a vida humana ao risco, indicando os elementos de atenção para capacitação e treinamento.

Capacitação e treinamento para Motoristas

Não deixe seu motorista sem uma boa bagagem teórica daquilo que ele deve fazer, na prática, para garantir a segurança da carga e, também, a sua própria.

Palestras, treinamentos e avaliações constantes com o objetivo de identificar elementos de risco e a assimilação do processo, visando a recuperação de condutores.

Essas ações são essenciais para uma empresa que tem como um de suas principais metas diminuir ou evitar por completo o histórico de tombamentos de caminhão.

Gestão de resultados e melhoria contínua

Se nenhum caminhão tombou no último mês, ou ano, por conta dessas dicas, parabéns: mais um dia foi vencido sem incidentes.

Contudo, não é porque hoje deu tudo certo que você pode parar de atuar para prevenir os problemas do frete.

A aplicação de metodologias preventivas e corretivas para a prevenção de acidentes deve ser contínua, sem interrupções, visando manter o processo de melhoria a longo prazo.

E, sempre que preciso, intensifico as ações para evitar qualquer tipo de desastre.

O que fazer caso o tombamento de caminhão aconteça?

Caso o tombamento de veículo aconteça, algumas medidas devem ser tomadas. Acompanhe!

  • Analise o estado geral do motorista e tenha certeza de que ele não está ferido com gravidade;
  • sinalize a pista para evitar outro acidente;
  • verifique se há possibilidade de incêndio;
  • acione a seguradora do caminhão;
  • comunique o embarcador;

Ainda é importante que o motorista passe por uma avaliação médica após o acidente.

Tendências e desafios na segurança

Traga mais segurança para a sua operação em casos de tombamento de caminhão

Com as soluções da Opentech, você tem as soluções completas e necessárias para promover uma conduta segura no transporte de cargas, a exemplo de:

PPA

Com o Programa de Prevenção de Acidentes (PPA), você tem soluções que integram ações, sistemas, treinamentos e análises por meio de informações para otimizar toda a sua operação.

Monitoramento

Com o apoio da Inteligência Artificial, você tem acesso a monitoramento de viagens em tempo real. Dessa forma, é possível controlar sua operação mesmo à distância em tempo real, tornando mais ágil e qualificada a decisão estratégica do negócio.

Cadastro e consulta de motoristas treinados

O Cadastro, com características avançadas e tecnologia de ponta, oferece benefícios incomparáveis para otimizar o transporte de cargas.

Universidade

Com a Universidade você tem acesso a ambiente de ensino online (EAD) com cursos e treinamentos voltados para área de gerenciamento de riscos, transporte e logística, e também a possibilidade de customizar treinamentos para operações complexas.

Entendeu como acontece os tombamentos de caminhão? Seguindo essas dicas, fica mais fácil evitar acidentes e outros transtornos. Além disso, com as soluções Opentech, todo o processo logístico da sua empresa é otimizado.

Para saber como nossas soluções podem trazer mais eficiência e segurança para a sua operação, clique aqui e converse com nossos especialistas.

To top
|