Como a tecnologia está transformando a logística em 2018

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

É incrível como surgem inovações tecnológicas a cada instante. E, em 2018, a tendência parece se multiplicar cada vez mais. Nesse cenário, podemos constatar também que a tecnologia está transformando a logística. Deixando de lado soluções mais antigas para estabelecer novas alternativas que facilitem os processos.

Com isso em mente, descubra quais as principais tecnologias já estão sendo aplicadas no meio logístico e de que forma elas vão transformar o setor neste ano. Veja só:

4 tendências que mostram como a tecnologia está transformando a logística

 

 1. IoT – Internet of Things

Se você está mais familiarizado com o meio tecnológico, certamente já ouviu falar em IoT. A sigla, em inglês, significa Internet of Things – ou Internet das Coisas, de forma traduzida. Essa tecnologia se baseia em embarcar sensores e conexões de rede em objetos físicos.

Isso permite que uma série de dados relacionados a logística sejam trabalhados, tais como:

 

  • rastreamento em tempo real de cada operação de transporte;
  • mapeamento das condições ambientais que cada transportador está passando no momento, através de sensores e atuadores embarcados no veiculo;
  • envio e recebimento de comandos a longas distâncias, entre vários outros.

 

2. Integração dos e-commerces com as transportadoras

Um dos focos analisados pelos consumidores ao efetuar uma compra em e-commerces é o fator de entrega. Mais do que o preço, o prazo que cada produto leva para chegar ao seu destino e qual o valor deste frete interfere – e muito – na tomada de decisão.

É por esse motivo que a integração entre os players logísticos e os e-commerces promete transformar o conceito que conhecemos nesse setor. Uma vez que o mesmo é amplamente dominado pelos Correios, que trabalha preços inviáveis para diversas regiões. A ideia é fornecer a integração com novas transportadoras, que dispõem de mais opções de entrega.

 

3. Investimento em softwares de gestão de logística e gerenciamento de risco

Há algum tempo atrás, a gestão tanto logística quanto do gerenciamento de riscos em cada operação era difícil de ser executada. Nos dias de hoje, temos à disposição soluções online que corrigem todas as deficiências.

Na gestão logística, é possível ter o controle em tempo real – desde a programação de carga ao tracking das notas, até o cliente final. Já no gerenciamento de risco, os ganhos ao investir em softwares que trabalham em resultados focados na redução de sinistralidade e prevenção de perda são bastante satisfatórios. Com eles, se têm estatísticas atualizadas de toda a cadeia, indo do embarcador até o destino final.

 

4. Utilização de ferramentas mobile

Para encerrar nossa lista sobre como a tecnologia está transformando a logística, temos a utilização de ferramentas mobile dentro no cenário. Atualmente, todos nós temos acesso a dispositivos móveis, capazes de um alto padrão de processamento.

Com isso, é possível criar aplicativos que permitam a interação entre as centrais e os motoristas. Gerando informações cada vez mais ágeis para realizar uma boa gestão das entregas e dos trajetos percorridos.

Depois de conhecer como a tecnologia está transformando a logística, que tal começar a receber os benefícios dessa prática? A Opentech é especialista em desenvolver avanços, de acordo com a necessidade de cada cliente.

__

Para saber mais, entre em contato conosco. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.