Conheça os principais benefícios do uso de rastreadores na gestão logística e melhore seu trabalho nas estradas | Conheça os principais benefícios do uso de rastreadores na gestão logística e melhore seu trabalho nas estradas

Rastreadores de frotas, saiba como otimizar toda a gestão logística, sendo um dos principais desafios que os gestores responsáveis por essa área têm diariamente. E, quando não há uma frota própria, esse trabalho fica ainda mais difícil.

Para diminuir os riscos da sua operação e facilitar o acompanhamento do trabalho de entrega da sua transportadora, é importante focar no uso da tecnologia dos rastreadores.

Eles podem ser usados por empresas que fazem uma gestão logística de níveis mais complexos, principalmente na era da logística 4.0.

Muitas empresas, no entanto, colocam rastreadores nos veículos somente por exigência da apólice e para que seu veículo viaje rastreado.

Porém, na prática, um rastreador pode ser usado de outras maneiras.

Você sabia que, com os sensores existe a possibilidade de realizar uma ótima gestão e o controle total da operação logística?

A equipe Opentech preparou esse conteúdo para mostrar como os rastreadores podem ser usados para alcançar o objetivo de otimizar a gestão logística. Siga a leitura!

Informações para a gestão logística com rastreadores de frotas

O ponto principal para observar os benefícios dessa tecnologia passa por entender que um rastreador não serve apenas para segurança ou para localizar o veículo.

Contudo, durante as viagens, existem diversas informações gerenciais que podem ser rastreadas e irão fazer toda a diferença no trajeto.

Você conhecerá, agora, os aspectos que podem ser facilmente controlados usando os rastreadores.

Temperatura

Um dos principais problemas para o transporte de produtos congelados e refrigerados é a perda de mercadorias, devido a problemas no controle de temperatura.

Utilizando tecnologia, você conseguirá fazer o rastreamento de cargas e controlar dados, como a temperatura, eliminando perdas e gerando um alto nível de economia para a operação.

Gestão de Coleta e Entrega

Fazer uma gestão de entregas em tempo real traz uma série de vantagens para otimizar a sua gestão logística.

Isso só é possível graças aos rastreadores que, proporcionando a informação do local exato de onde o veículo se localiza, é possível fazer a gestão logística de sua operação, como, por exemplo: identificando com antecedência possíveis atrasos nas entregas, fazendo com que o cliente tenha tempo hábil de tomar uma ação antes que a carga atrase.

Visibilidade e gestão utilizando os rastreadores de frotas

Com o aumento de viagens da sua operação, ter uma boa gestão, usando apenas planilhas se torna uma tarefa complicada.

Se o veículo possui um rastreador instalado, você também poderá ter uma gestão com mais visibilidade. Conhecendo, em tempo real, tudo que acontece com sua frota.

Além disso, para uma gestão eficaz, você conseguirá extrair relatórios e poderá observar onde está o gap de sua operação via análise de dados e também otimizá-la.

Se você tem a visibilidade da sua operação, terá mais agilidade para antecipar um possível problema.

Tendências e desafios na segurança

Que outros benefícios reais essas informações trazem?

Apenas dizer que consegue otimizar sua gestão logística é muito amplo.

Confira, agora, os benefícios que sua operação pode conseguir ao utilizar todo o conjunto de informações que os rastreadores possuem:

  • pode controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos;
  • aumenta o controle de qualidade da operação;
  • ajuda a manter a pontualidade nas entregas;
  • traz ganho operacional para todos os envolvidos no trabalho;
  • facilita a tomada de decisão na operação logística;
  • melhora o desempenho e aumenta a lucratividade;
  • redução no índice de devolução.

Um diferencial para ter todas essas vantagens são as tecnologias de rastreadores utilizadas pela Opentech, que garante a integração das informações em uma única plataforma, facilitando o trabalho dos operadores logísticos.

Percebeu que os rastreadores podem entregar muito mais do que uma simples posição no GPS?

Não perca tempo e acesse a página do Open SIL, a solução completa para que sua operação, que atende toda a cadeia de transporte, fique ainda mais integrada.

To top