cases de sucesso

Hamburg Süd implanta projeto Control Tower em parceria com a Opentech

Há mais de 145 anos atuando no mercado de transporte marítimo em todos os continentes, a Hamburg Süd mantém atualmente mais de 250 escritórios no mundo. No Brasil, a empresa conta com uma ampla rede intermodal composta por transportadoras, operadores ferroviários e barcaças. A cada 5 contêineres movimentados no mundo, 1 é da Hamburg Sud e a cada 5 do tipo Reefer 3 são Hamburg Sud.

Com a aquisição da Hamburg Süd (sétima colocada no ranking mundial e líder nos tráfegos Norte-Sul), a Maersk Line é hoje a maior empresa de transporte de contêineres do mundo e líder nos tráfegos Leste-Oeste. O grupo passou a ter a capacidade de aproximadamente 3,8 milhões de TEUs e participação na atividade mundial de 18,5%. Juntas, as empresas possuem 741 contêineres com idade média de 9 anos.

Com o objetivo de melhorar sua performance logística, em especial nas operações de transporte rodoviário, a companhia identificou que seria necessário investir em tecnologia. Seus desafios consistiam na falta de informação do posicionamento de cada contêiner, atraso nas programações dos carregamentos e cobrança indevida de estadia de veículos, entre outros.

A solução para o desafio foi construída em conjunto pela Opentech e Hamburg Süd através de pessoas, processos e tecnologia. O projeto contém uma camada de software para visibilidade em tempo real (Open SIL), processos definidos em conjunto e pessoas em ambas as empresas, operando apenas com base em exceções. O resultado é uma Control Tower que permite, por exemplo, a verificação de pedidos formalizados com envio de ordem de serviço, cobrança das autorizações de embarque para início de viagem, incluindo número do processo no SIL, cobrança e atualização do customer service do contêiner e aviso de possíveis atrasos, checagem dos motivos de paradas, criação de alertas de custos extras para transportadoras e encaminhamento de relatórios para as equipes intermodais.

Após o início das operações em conjunto com a OpenTech foi possível notar excelentes resultados em pouco tempo. Entre os destaques do projeto estão, por exemplo, a diminuição dos atrasos em coletas e entregas.

São mais de 10 mil viagens gerenciadas por mês pela torre de controle OpenTech & Hamburg Sud, mostrando a eficiência e a entrega de qualidade com excelência.

“As soluções de Gerenciamento de Risco e Logístico da OpenTech são ferramentas importantes para atender as necessidades da Aliança e da Hamburg Süd no que tange a confiabilidade, produtividade, visibilidade e qualidade de nossos serviços aos nossos clientes. Além disso, continuaremos a expandir nossas operações intermodais com robustez e consistência”

Fernando Camargo – Gerente NacionaI de Operações Intermodais da Hamburg Süd Brasil

Quer saber mais sobre como ter um desempenho de alta performance como a Hamburg Süd?

Preencha o formulário abaixo e fale com nosso time comercial!

Outros cases de sucesso

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.