Cadastro e consulta de motoristas: o que é, como e quando fazer

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Gerenciar os riscos no transporte de cargas passa pela gestão dos profissionais que atuam na operação. Para selecionar com critério o principal responsável pela chegada da mercadoria no destino é essencial fazer o cadastro e consulta de motoristas.

Todo embarcador e transportador que se preocupa com a segurança e a eficiência do transporte de cargas e deseja reduzir os riscos durante as viagens tem nessa ferramenta de análise, avaliação e seleção profissional uma forte aliada.

Você que faz parte da cadeia que se utiliza do transporte rodoviário de cargas, seja como embarcador, seja como transportador, sabe da importância da atuação dos motoristas profissionais e o cumprimento da missão de executar o transporte de carga da origem ao seu destino.

Muitos são os desafios e estamos aqui para auxiliá-los nesta missão através do serviço de cadastro e consulta de motoristas. Para ajudá-lo a entender melhor o que é, como fazer e qual sua importância no gerenciamento de riscos, preparamos este artigo. Boa leitura!

O que é cadastro de motorista?

O cadastro e consulta de motoristas é um recurso usado no transporte rodoviário de cargas para cumprir as exigências das gerenciadoras de risco e seguradoras nas apólices RCF-DC (seguro facultativo direcionado ao furto, roubo ou desvio de cargas).

O processo ajuda a aperfeiçoar o padrão das operações de transporte e contribui para identificar o profissional mais qualificado para prestar o serviço.

Assim como os motoristas, os veículos envolvidos na movimentação de cargas também podem ser incluídos nesse procedimento, que vale tanto para a frota própria, agregada ou autônomos.

O conjunto de informações exigidas em apólices de seguro e até mesmo em autosseguro, gera um banco de dados de profissionais e veículos que é atualizado sempre que houver uma demanda.

Assim, a verificação cadastral auxilia na seleção de profissionais que atendam melhor a expectativa do contratante, suas regras internas, com observância da legislação e com isso atender ao interesse do contratante em cumprir a sua missão de entregar a mercadoria no prazo e condições contratadas, além de auxiliar no combate a fraudes e outros desafios deste segmento.

Cadastro e consulta de motoristas

Como funciona o procedimento de cadastro de motorista e veículo?

A seguradora exige a verificação cadastral dos motoristas nas apólices de seguro RCF-DC, a qual, pela lei, pode ser feita diretamente pelo segurado ou por uma gerenciadora de riscos como a Opentech. Para tanto, a Opentech dispõe de um sistema onde seu cliente insere os dados do motorista, do veículo e proprietário do veículo se este for pessoa física

A conferência e a formalização do status cadastral de profissionais e veículos são feitas pela gerenciadora de risco, que utiliza softwares específicos e tem times preparados para este processo. Assim, com base em tecnologia, o sistema permite verificar o perfil dos profissionais e o atendimento das exigências contidas na apólice contratada.

Desta forma, além de atendimento de exigência de seguro, você pode cumprir sua missão de transporte com perfis adequados aos seus interesses.

Quem precisa passar pelo cadastro e consulta

Segundo as regras securitárias – RCF-DC, caminhoneiros (incluindo ajudantes), veículos envolvidos no transporte das cargas e o proprietário do caminhão se pessoa física precisam realizar o cadastro e consulta antes do início da operação.

Quanto mais completo for o cadastro e consulta de motorista e mais ágil for a pesquisa, mais produtiva será a operação, proporcionando um ágil carregamento dos caminhões e um início da viagem, otimizando o fluxo e agilizando as entregas.

Com esse assunto resolvido, mais tempo as empresas terão para se dedicar ao planejamento estratégico e ao fechamento de novos negócios.

Lembre-se: para obter retornos rápidos, conte com soluções tecnológicas específicas para cadastro e consulta. A ferramenta aumenta a eficiência nas entregas e melhora os resultados. Felizmente, existem softwares e sistemas capazes de agilizar esse processo.

Quando é preciso fazer o cadastro e consulta de motoristas?

Sempre que uma operação de transportes for realizada e estiver sujeita a apólices de seguro do tipo RCF-DC (furto, roubo e desvio de carga) é indispensável fazer a pesquisa e consulta de motoristas e veículos, com uma gerenciadora de riscos.

Atualmente, grande parte das movimentações de mercadoria envolve a cobertura de roubo de cargas e a operação só pode ser realizada após o cumprimento da etapa de consulta. As próprias apólices já condicionam o direito à indenização ao cadastro e consulta de motoristas, ajudantes, veículos transportadores es proprietários dos veículos.

Os planos de gerenciamento de risco e a apólice de seguro da carga também estabelecem a validade do cadastro e da consulta. Os prazos costumam ser de 12 meses para cadastro e liberação da frota (funcionários e proprietários dos veículos); 6 meses para cadastro e liberação de agregados ou transportadoras e, a cada viagem, consulta e liberação de autônomos/carreteiros.

Analisar os envolvidos no transporte mitiga os riscos de avarias ou desaparecimento da carga e também reduz os acidentes – já que a imprudência e a imperícia estão entre principais causas de ocorrências.

Como fazer essa pesquisa?

O cadastro e consulta de motoristas e frotas precisa ser assertivo, confiável e transparente. Para isso, existem serviços especializados que contam com grandes bases de dados de profissionais e veículos de todo o país.

Quanto mais modernas forem as ferramentas para cadastro e consulta, mais rapidamente os embarques serão autorizados. Existem basicamente duas formas de fazer a pesquisa:

1. Atendimento por analistas que checam as informações dos motoristas e veículos em bancos de dado de órgãos públicos e de segurança, como os Detrans, por exemplo, para saber se há multas em nome do caminhoneiro. A agilidade no retorno depende muito da infraestrutura das equipes que prestam o serviço e da frequência de atualização dos bancos de dados. Por isso, é importante contar com parceiros especializados.

2. Softwares e soluções automatizados que, por meio de inteligência artificial, fazem varreduras completas e em tempo real nas fontes públicas de informação. Oferecem agilidade e precisão nas informações.

Informações que são analisadas

No cadastro e consulta de motoristas são conferidas informações conforme os limites estabelecidos na Lei dos Caminhoneiros – Lei 13.103/201. Entre os dados estão:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – validade e categoria da habilitação
  • Histórico de certificações e treinamentos
  • Verificação de antecedentes criminais
  • Confirmação do CPF junto à Receita Federal
  • Verificação no Serviço Federal de Processamento de Dados (certifica a veracidade dos documentos)
  • Referências pessoais

Já a pesquisa do veículo é feita a partir da placa do caminhão e do CNPJ ou CPF do proprietário. Neste caso, são obtidas informações como:

  • Pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
  • Licenciamento no Detran
  • Restrições ou ordens judiciais
  • Cadastro Nacional de Veículos Roubados

Vantagens da pesquisa e consulta de motoristas

Ter a possibilidade de atender uma exigência securitária e ainda distribuir as cargas de acordo com a expertise de cada profissional de acordo com a operação é sinônimo de eficiência que reflete em resultados.

Afinal, muito melhor cumprir nossa missão profissionais treinados e capacitados para realizar o serviço com eficiência, mitigando riscos e zelando pelo patrimônio.

Open Cadastro, a confiança necessária para a operação

Especialista em gerenciamento de risco e soluções inteligentes para o transporte, a Opentech auxilia na obtenção de um perfil mais adequado para cada tipo de operação através de um processo moderno e ágil.

O Open Cadastro é uma solução online, prática e confiável para a verificação cadastral e consulta de motoristas e veículos. O sistema conta com regras automatizadas em workflow e um processo digitalizado que garante mais eficiência e agilidade nos retornos.

Entre as funcionalidades do sistema de cadastro e consulta de motoristas da Opentech estão:

  1. Atendimento full time, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  2. Resultado rápido, seja funcionário, agregado ou terceiro.
  3. Análise de perfil com inteligência sistêmica que garante mais agilidade e assertividade nas informações.
  4. Cadastro expresso, com prioridade no atendimento das análises, pesquisas e retorno.

Ajudamos você a trabalhar com foco em confiança, segurança e maior efetividade no transporte de cargas, conte com um sistema eficiente, com mais de 150 mil cadastros realizados por mês.

Para saber mais sobre o Open Cadastro, fale com o time de especialistas da Opentech.

Leia mais em plano de Gestão de Risco (PGR): o que é, como evoluiu e como montar um plano de gerenciamento de risco inteligente.


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© 2022 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
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