Você sabe como otimizar a gestão da cadeia de suprimentos? Descubra!

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Ações que tragam melhores resultados são essenciais em uma empresa de transporte logístico. Entre elas deve estar a otimização da gestão da cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain. O intuito desse trabalho deve ser integrar todos os processos operacionais e membros da cadeia de suprimentos.

Para ajudá-lo na tarefa, preparamos este conteúdo com dicas específicas para melhorias na gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa.

O que é o supply chain?

Antes de partilhar as dicas, precisamos falar sobre supply chain. Esse é o nome do processo logístico, seja de um produto – como na maioria dos casos – ou de um serviço, que começa na fabricação e vai até a entrega ao consumidor final, que compra os produtos.

Percebeu como essa sequência, que é a cadeia de suprimentos, envolve diversas etapas? É preciso entregar matéria-prima para os fornecedores, que depois enviam o que é produzido a novos distribuidores que, por sua vez, repassam aos varejistas e estes vendem aos consumidores.

Todas as etapas são importantes e o conjunto delas torna o processo complexo. Com isso, é fundamental trabalhar para que a gestão dessa sequência seja a mais integrada e organizada possível.

Como melhorar a gestão da cadeia de suprimentos?

Você já deve ter entendido a real necessidade de controlar toda a cadeia logística. Mas sabe, de fato, tirar essa ação do mundo das intenções e colocá-las em prática? Que ações podem ser feitas para otimizar o processo? Vamos em frente!

Elabore uma previsão de demanda

Trazer previsibilidade é a chave para ter sucesso nos processos logísticos. Saber qual será a necessidade do recebimento de novas cargas ajuda todas as áreas da cadeia a se planejar.

Isso requer uma análise de vendas e a identificação das reais demandas futuras. Assim é possível atender todas as necessidades sem correr o risco de grandes prejuízos.

Crie um padrão de processos internos

Todo o trabalho será melhor se, internamente, existir um padrão de procedimentos. Essa estrutura ajuda todo colaborador a desenvolver seu trabalho e será o grande diferencial para empresas de transporte logístico que precisam melhorar seus resultados.

Além disso, você pode incluir como uma das principais medidas a avaliação desses procedimentos internos, para que possa aprimorar cada um deles à medida que identificar os pontos positivos e negativos.

Centralize o gerenciamento de transporte

Outra ação importante é implementar na sua empresa um software de gerenciamento de transporte para que tenha em um só lugar todas as ações desenvolvidas ao longo das etapas logísticas.

Essa tecnologia ajuda a agilizar processos, traz eficiência ao trabalho, reduz custos desnecessários – inclusive com o uso de vários sistemas diferentes para necessidades distintas – otimiza a gestão e o controle da operação de transporte da empresa.

Usar uma solução capaz de integrar todas as ações necessárias será um passo importante para melhorar os resultados em toda a cadeia supply chain.

Gostou de saber como pode otimizar a gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa de transporte logístico? É importante entender a necessidade de aplicar cada uma dessas ações e, para isso, você precisa conhecer mais sobre o Open TMS, sistema ideal de gerenciamento desenvolvido pela OpenTech.

 

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.