|

Gestão da cadeia de suprimentos – ações que trazem resultados, são essenciais em uma empresa de transporte logístico.

Portanto, entre elas deve estar a otimização da gestão da cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain.

Com isso, o intuito desse trabalho deve ser integrar todos os processos operacionais e membros da cadeia de suprimentos.

Para ajudá-lo nesta tarefa, preparamos este conteúdo com dicas específicas para melhorias na gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa.

O que é a cadeia de suprimentos, ou o supply chain?

A princípio, precisamos falar sobre supply chain.

Esse é o nome do processo logístico, seja de um produto, como geralmente é, ou de um serviço. Começa na fabricação e vai até à entrega ao consumidor final.

Percebeu como essa sequência, da cadeia de suprimentos, envolve diversas etapas?

Primeiramente, é preciso entregar matéria-prima para os fornecedores, que depois enviam o que é produzido a novos distribuidores, após isso, eles repassam para os varejistas venderem aos consumidores.

Dessa forma, todas as etapas são importantes, e o conjunto delas tornam os processos complexos. Com isso, é fundamental trabalhar para que a gestão dessa sequência seja a mais integrada e organizada possível.

Como alcançar o índice de maturidade logística na sua operação a partir da gestão da cadeia de suprimentos

Como melhorar a gestão da cadeia de suprimentos?

Você já deve ter entendido a real necessidade de acompanhar toda a cadeia logística.

Definitivamente, tirar essa ação intangível e colocá-las em não é uma tarefa fácil. Quais ações podem ser feitas para otimizar o processo? Vamos em frente!

Elabore uma previsão de demanda

Trazer previsibilidade é a chave para ter sucesso nos processos logísticos.

Saber qual a necessidade do recebimento de novas cargas ajudará todas as áreas da cadeia a se planejar.

Todavia, isso requer uma análise de vendas e a identificação das reais demandas futuras.

Assim, é possível atender todas as necessidades sem correr o risco de grandes prejuízos.

Crie um padrão de processos internos

Todo o trabalho será melhor, se internamente existir um padrão de procedimentos.

Essa estrutura ajuda todo colaborador a desenvolver seu trabalho e será o grande diferencial para empresas de transporte logístico que precisam melhorar seus resultados.

Então, você pode incluir, como uma das principais medidas, a avaliação desses procedimentos internos, para aprimorar cada um deles à medida que identificar os pontos positivos e negativos.

Centralize o gerenciamento de transporte

Dessa forma, outra ação importante é implementar na sua empresa um software de gerenciamento de transporte, para ter em um só lugar todas as ações desenvolvidas ao longo das etapas logísticas.

Essa tecnologia ajuda a agilizar processos, traz eficiência ao trabalho, reduz custos desnecessários, inclusive, com o uso de vários sistemas diferentes para necessidades distintas, otimizando a gestão e o controle da operação de transporte da empresa.

Logo, usar uma solução capaz de integrar todas as ações necessárias serão um passo importante para melhorar os resultados em toda a cadeia de suprimentos.

Gostou de saber como pode otimizar a gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa de transporte logístico?

É importante entender a necessidade de aplicar cada uma dessas ações, e, para isso, você precisa conhecer mais sobre a logística 4.0, ideal para gerenciamento desenvolvido pela Opentech.

To top