|

Realizar o transporte de cosméticos é uma atividade logística que exige o máximo de atenção. Os riscos no transporte de cosméticos são os mais diversos, por isso, é fundamental adotar meios eficientes de prevenção.

Para ajudá-lo nesta tarefa, escrevemos um artigo mostrando quais são os riscos envolvidos no transporte de cosméticos e como agir para prevenir cada um deles, para tornar esse fluxo mais seguro.

Quais os riscos presentes no transporte de cosméticos?

Diferente de outros segmentos, o setor de cosméticos apresenta mais riscos em relação ao transporte.

Agora, entenderemos como isso funciona e os motivos que nos levam a gerenciar o transporte dessas cargas com mais atenção.

Antes, é importante ressaltar a existência da resolução n.º 5.232/2016, onde foi aprovada as Instruções Complementares ao Regulamento Terrestre do Transporte de Produtos Perigosos, incluindo o transporte de cosméticos.

Danos externos

O principal problema do transporte de cosméticos é o risco dos danos externos. Os produtos dessas linhas são sensíveis e mesmo assim, geralmente, possuem embalagens de baixa resistência.

Essa fragilidade acaba dificultando o transporte, já que é difícil concluir os trajetos — principalmente os mais longos — sem que exista uma série de danos.

Mesmo que a possibilidade de zerar esses danos aos produtos não exista, a redução no número de perdas já é um avanço.

Risco de roubo

Outro grande risco presente nessa categoria de transporte são os roubos.

Geralmente os cosméticos transportados são produtos de alto valor agregado, chamando, assim, a atenção de assaltantes, que enxergam a oportunidade de conseguir lucrar com a fácil revenda desses produtos.

Fazer o transporte junto de outras cargas misturadas, como os eletrônicos, sendo bastante visados em meio ao transporte, aumenta o risco de roubo e danos externos.

Quando as cargas misturam cosméticos com outros produtos químicos, os riscos são maiores, já que podem ocasionar explosões e incêndios, além da contaminação pelas vias aéreas.

Qual o futuro do gerenciamento de risco no transporte de cargas?

Como prevenir os riscos no transporte de cosméticos?

Para que esses riscos não afetem sua operação de transporte de cosméticos, é fundamental implementar estratégias de prevenção de risco e medidas de acompanhamento para gerar relatórios contínuos de toda a operação.

Com isso, as novas tecnologias são utilizadas para auxiliar nesse processo, e é essencial se apoiar nelas para obter resultados positivos.

Gerenciamento de risco

Para ajudá-lo no caminho da prevenção e da implementação adequada de uma cultura de gestão de risco, a Opentech desenvolveu uma das ferramentas mais completas do mercado.

Estamos falando do Gerenciamento de Risco, ideal tanto para o planejamento como para a implementação de projetos de gestão de risco.

Os serviços disponíveis na ferramenta vão desde o checklist, com possíveis diagnósticos para realizar nos equipamentos, até o rastreamento 4.0, que agrega inteligência ao processo, facilitando a análise completa da operação.

Ela também possui uma metodologia que se baseia na gestão da cadeia, disponibilizando o monitoramento de viagens, programa de prevenção de acidentes, além de uma equipe disponível 24 horas por dia.

Gostou de saber mais sobre os riscos no transporte de cosméticos?

Se quiser saber como evitá-los, entre em contato com a gente!

To top
|