Transporte de Cosméticos: descubra quais são os riscos e como preveni-los

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Realizar o transporte de cosméticos é uma atividade logística que exige o máximo de atenção. Os riscos no transporte de cosméticos são os mais diversos e, por isso, é fundamental adotar meios eficientes de prevenção.

Para ajudá-lo nesta tarefa, escrevemos um artigo mostrando quais são os riscos envolvidos no transporte de cosméticos e como agir para prevenir cada um deles, tornando o trabalho o mais seguro possível.

 

Quais os riscos presentes no transporte de cosméticos?

Diferente de outros segmentos, o setor de cosméticos apresenta mais riscos em relação à sua logística. Agora, vamos entender como isso funciona e os motivos que nos levam a gerenciar o transporte dessas cargas com mais atenção.

Antes, é importante ressaltar a existência da resolução nº 5.232/2016, que aprovou as Instruções Complementares ao Regulamento Terrestre do Transporte de Produtos Perigosos, na qual o transporte de cosméticos se inclui.

 

Danos externos

O principal problema do transporte de cosméticos é o risco dos danos externos. Os produtos dessas linhas ficam muitas vezes em embalagens de baixa resistência, já que seu espaço é bem inferior a outros tipos de produtos.

Essa fragilidade acaba dificultando o transporte, já que é difícil concluir os trajetos – principalmente os mais longos – sem que exista uma série de danos.

Risco de roubo

Outro grande risco presente no transporte de cosméticos são os roubos. Geralmente os cosméticos transportados são produtos de alto valor agregado, chamando assim a atenção de assaltantes, que enxergam a oportunidade de conseguir lucrar com a revenda desses produtos.

Fazer o transporte junto de outras cargas misturadas, como os eletrônicos, que são bastante visados em meio ao transporte, aumenta o risco de roubo e danos externos.

Quando as cargas misturam cosméticos com outros produtos químicos, os riscos são maiores, já que podem ocasionar explosões e incêndios, além da contaminação pelas vias aéreas.

 

Como prevenir os riscos no transporte de cosméticos?

Para que esses riscos não afetem sua operação de transporte de cosméticos, é fundamental implementar estratégias de prevenção de risco e medidas de acompanhamento para gerar relatórios contínuos de toda a operação.

As novas tecnologias estão aí para ajudar nesse processo e é fundamental se apoiar nelas para obter resultados positivos e conquistar o mercado logístico também nessa área.

 

Conheça o Open GR

Para ajudá-lo no caminho da prevenção e da implementação adequada de uma cultura de gestão de risco, a OpenTech desenvolveu uma das ferramentas mais completas do mercado.

Estamos falando do Open GR, ideal tanto para o planejamento como para a implementação de projetos de gestão de risco. A metodologia adotada por esse serviço se baseia na gestão de exceção e tem como indicador macro a gestão de “alertas por dia de viagem.”

Os serviços disponíveis na ferramenta vão desde o checklist, com possíveis diagnósticos para fazer nos equipamentos até o rastreamento 4.0, que agrega inteligência ao processo e facilita a análise completa da operação.

Gostou de saber mais sobre os riscos no transporte de cosméticos? Entendeu como pode evitá-los? Então, confira outros artigos no nosso blog e veja outras dicas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.