|

Focada em soluções que atendam à crescente demanda por eficiência, otimização de processos, agilidade e redução de custos no setor logístico, a Opentech está em sinergia com os conceitos das demandas da Logística 4.0 – uma tendência surgida a partir da Indústria 4.0 e que vem se impondo como a nova ordem mundial no transporte de mercadorias.

Considerado um desafio para as empresas brasileiras em função dos custos elevados – motivados principalmente pela falta de segurança nas estradas e pelas grandes distâncias a serem percorridas no país – o transporte no Brasil precisou se adequar também à nova realidade da indústria.

Com a ascensão da Indústria 4.0 e a possibilidade de fabricar bens e produtos customizados, as empresas puderam reduzir o tamanho dos estoques e fazer entregas diretamente na casa do cliente.

Mas, somado a isso, o Brasil precisou encontrar alternativas para adequar o setor de transportes.

“Com as mudanças na produção industrial, o setor logístico não teve outra saída a não ser se amparar em alta tecnologia para garantir entregas mais eficientes e rápidas”, explica o Diretor Comercial e de Serviços, Diego Gonçalves.

Especialista em soluções para todas as etapas e processos que envolvem o movimento de mercadorias, entre eles gestão de risco, prevenção de acidentes, rastreamento de cargas e gerenciamento logístico, a Opentech garante que seus clientes estejam aptos a cumprir os requisitos da Logística 4.0 graças ao conceito OpenTotal.

“Com o uso das soluções Opentech de forma integrada e customizada nossos clientes conseguem se adequar totalmente a esta tendência que une a utilização de novas tecnologias como a Internet das Coisas (IOT), o Big Data, o Cloud Computing e a Inteligência Artificial às melhores práticas de gestão”, diz o diretor.

Segundo Diego Gonçalves, se a Indústria 4.0 se utiliza de computadores, robótica colaborativa, impressões tridimensionais e outros recursos tecnológicos para a produção inteligente de seus bens e produtos, o setor logístico também precisa recorrer a dispositivos de alta tecnologia para garantir entregas eficientes.

Vantagens da Logística 4.0

A Logística 4.0 obrigou todo o setor a rever seus modelos de operação.

Desde a saída do produto da fábrica até a chegada no consumidor final, todos os processos precisaram ser ajustados à realidade imposta pelas demandas da Logística 4.0.

“Em busca de mais produtividade, embarcadores, transportadores e operadores logísticos estão investindo em tecnologia para inovar em processos com a finalidade de prestar serviços mais ágeis, mais conectados e inteligentes”, comenta o Diretor Comercial e de Serviços da Opentech.

Entre as vantagens de adaptar as operações de transporte aos conceitos da Logística 4.0 estão a redução de perdas, extravios e avarias; melhoria no controle de dados e otimização dos processos; mais foco na estratégia dos negócios (já que permite modernizar a gestão e reduzir custos sem prejuízos à qualidade); otimização do transporte e desburocratização de processos, além de maior competitividade, com o consequente aumento da satisfação dos clientes.

Com o uso das soluções Opentech, é possível atender a estas demandas impostas pela Indústria 4.0.

“Além disso, nossas ferramentas podem ser customizadas de acordo com as necessidades dos clientes, garantindo ganhos como a redução dos prazos de entrega, informações em tempo real sobre a localização das cargas, controle de possíveis atrasos, mais assertividade nos prazos de entrega e maior eficiência da frota, oferecendo uma visão geral de toda a cadeia logística”, informa Diego Gonçalves.

Tendências e desafios na segurança

Sobre a Opentech

Uma das líderes do mercado de gestão logística e gerenciamento de risco, a Opentech oferta soluções abrangentes e completas.

Em seu portfólio, conta com produtos capazes de atender de forma customizada as demandas de embarcadores, transportadores e operadores logísticos. Por meio de torres de controle, a Opentech auxilia seus clientes na gestão logística integral.

Entre as ferramentas disponíveis, além do OpenSIL (Sistema Integrado de Logística), oferece ainda opções como Gerenciamento de Risco, Cadastro de motoristas, PPA, ferramentas Mobile (apontamentos de entregas, coletas e visitas em tempo real via celular), OpenTMS (controle da operação de transporte), OpenCTE Embarcador e OpenCTE Transportador (emissão e gestão de documentos) e Universidade (capacitação de colaboradores, clientes e parceiros).

To top