|

No trabalho de transporte de cargas, não é somente a mercadoria que deve estar presente em cada um dos veículos da empresa, sendo que o CT-e é um documento essencial.

Alguns documentos são obrigatórios nesse trabalho e, entre eles, está o CT-e.

Se você ainda não sabe o que é o CT-e e porque ele deve estar nos veículos que fazem transporte logístico, siga a leitura!

O que é o CT-e?

Garantir a presença do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) no trajeto de entrega é fundamental para prevenir problemas com o Fisco.

O CT-e é um documento utilizado para comprovações fiscais de todas as operações de transportes ou frete, seja qual for a modalidade: aérea, ferroviária, rodoviária, dutoviária ou aquaviária.

Diferente da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), documento que declara quais os produtos estão sendo transportados, o CT-e tem a função de declarar o serviço de transporte em si.

Para que serve o documento?

Depois de entender o que é o CT-e, é importante entender para que ele serve na rotina de transporte. No serviço de transporte rodoviário, por exemplo, várias paradas são realizadas nos Postos Fiscais, que são justamente os pontos de fiscalização das fronteiras das cidades e dos estados.

Sempre que isso ocorrer é necessário comprovar a emissão do documento para conseguir liberar a carga. Esse trâmite se tornou necessário a partir da determinação feita no SINEF (Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico – Fiscais) e foi implementado em 2012.

O documento surgiu justamente para eliminar o sistema anterior, que funcionava apenas com papéis, migrando a operação para o meio eletrônico.

Isso significa que os documentos, assim que emitidos, aparecem na base nacional de documentos. Mas o ideal é sempre ter uma cópia impressa no veículo para agilizar a busca do mesmo.

Como emitir o documento?

Depois de conhecer o que é, agora, é preciso saber como emitir o CT-e.

A solução da Opentech é útil tanto para o embarcador, sendo responsável por liberar esse documento, quanto para o transportador, que também pode acessá-lo.

Open CT-e Embarcador

Essa é uma solução web que permite ao embarcador realizar a emissão em massa do documento com validação da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Na prática, ela traz vantagens como:

  • Eficiência e agilidade no momento de gerar os documentos;
  • Padronização de processos;
  • Transparência das informações entre transportador e embarcador;
  • Evita erros de digitação;
  • Proporciona mais agilidade no embarque.

Open CT-e Transportador

Essa solução, por sua vez, permite ao transportador digitar CT-e e Manifestos de Documentos Fiscais (MDF-e), também validados pelo SEFAZ, e gerir os documentos. Algumas ações práticas que podem ser feitas com essa solução:

  • Controle por faixa de documentos;
  • Digitação de carta de correção;
  • Consulta de CT-e;
  • Impressão ou reimpressão dos documentos.
To top
|