|

As estradas brasileiras oferecem uma série de riscos e motoristas preparados podem fazer a diferença nesses momentos, através das capacitações de motoristas.

O transporte de cargas no Brasil, está vulnerável a acidentes por imprudências de motoristas, estradas ruins, baixa manutenção dos caminhões e também, pelo risco de roubo de cargas, mas esses números podem diminuir com algumas medidas e é sobre isso que vamos falar nesse post.

Vamos lá?

Todas as empresas que tem um processo logístico instaurado em seu escopo de atuação, precisam otimizar suas operações e garantir que a entrega seja feita conforme o planejado para que não haja prejuízos. Gerenciar os riscos instaurados no transporte logístico ajudam a evitar perdas, porém, existem outras alternativas que as empresas podem apostar, o treinamento de motoristas!

A empresa contratante tem um papel fundamental em escolher as pessoas certas e passar o conhecimento de maneira prática de como evitar situações de risco.

Conscientização do motorista sobre atitudes de prevenção

Assim que o novo motorista entra na empresa ou começa prestar serviços para a transportadora, o ideal é que um treinamento sobre o gerenciamento de riscos seja feito com ele, afinal, é ele que está sujeito aos problemas do dia a dia das estradas brasileiras.

Fazendo um treinamento de boas práticas e postura no trânsito, descuidos básicos como cuidar do caminhão e fazer revisões preventivas podem diminuir.

Simuladores de direção para capacitações de motoristas

Em alguns casos, principalmente com motoristas de cargas perigosas uma ótima alternativa é fazer um treinamento com o seu equipamento de trabalho.

Principalmente nesse tipo de carga os cuidados precisam ser redobrados. Más posturas no trânsito podem colocar em risco outras pessoas e até a si próprio.

Esse tipo de treinamento também é interessante para motoristas de outras modalidades de carga, afinal cada equipamento tem sua particularidade.

Simulação de situações nas capacitações de motoristas

As estradas brasileiras oferecem muitos riscos no sentido de roubo de cargas, dar um treinamento para os motoristas de como podem identificar atitudes suspeitas e qual o comportamento deve adotar caso isso ocorra, pode prevenir que o motorista e a carga fiquem em risco.

Técnicas de direção defensiva

O curso visa a reciclagem de motoristas buscando as melhores práticas de condução e aumento de reflexos. Esse tipo de reciclagem auxilia o motorista em situações corriqueiras que ocasionam acidentes dos mais simples até situações como tombamento de cargas.

A Opentech é especialista na gestão de risco, e possui a solução perfeita para  para mitigar os acidentes. O PPA (Programa de Prevenção de Acidentes) é uma solução que prepara os condutores para as viagens e que está presente online durante toda a viagem dando informações sobre o caminho.

O complemento online que que a solução oferece, potencializa os resultados do treinamento resultando na diminuição de acidentes.

Quer saber mais sobre essa solução? Clique aqui e confira!

To top