|

Empresas que atuam no transporte logístico, ou fazendo entregas, enfrentam muitos desafios para que tudo corra bem no controle da operação de transporte.

Uma das principais preocupações é melhorar a gestão e o controle da operação de transporte.

Com isso, encontram soluções que ajudam as empresas do setor a otimizar o melhor trabalho em vez de repetir os erros e problemas que afetam a produtividade de todos.

Está se perguntando como melhorar a gestão e controle da operação de transporte? Siga a leitura. Vamos mostrar 4 formas de fazer isso na prática!

4 maneiras de melhorar a gestão e controle da operação de transporte:

1. Conhecendo muito bem seus fornecedores de transporte

Você conhece bem toda sua estrutura de transporte? Sabe quando pode confiar um prazo de entrega apertado com o fornecedor? Ter essa visibilidade e entendimento é muito importante para melhorar a gestão e o controle da operação de transporte.

O foco deve ser encontrar os melhores serviços e estendê-los aos seus clientes. Isso vai fazer cada um perceber as vantagens de fechar uma parceria contínua com sua empresa.

A primeira dica, portanto, é: conheça todos os pontos fortes e fracos dos seus fornecedores para trabalhar com os melhores.

2. Distribuição diferenciada para clientes

Formar parcerias com clientes dentro da operação de transporte é fundamental para a evolução dos negócios.

E, nesse ponto, você pode adotar um trabalho de distribuição diferenciada para os clientes que também se encontram em um nível diferenciado na operação.

Aqui a ideia é melhorar sua gestão de entregas fazendo um trabalho separado para esses clientes, aperfeiçoando o trabalho com eles e gerando entregas mais rápidas e eficientes.

3. Antecipando as demandas

Para realmente melhorar a gestão e o controle da operação de transporte, é importante trabalhar com o histórico.

É preciso salvar todas as informações dos pedidos anteriores e a relação disso com cada cliente. Este passo é essencial para antecipar as demandas e otimizar seu trabalho.

Prevendo os novos pedidos que receberá, fica mais fácil trabalhar o gerenciamento de estoques e tomar decisões que aumentem o nível de satisfação dos clientes.

4. Com a adoção de um sistema de gerenciamento de transporte

Para colocar em prática todas essas medidas, é preciso implementar um sistema de gerenciamento de transporte que reúna todas as informações relevantes em tempo real. Esse é o exemplo da Logística 4.0.

O sistema permite o gerenciamento de contratos por meio de uma comunicação integrada das notas fiscais via XML, com objetivo de realizar auditorias eletrônicas dos fretes, gestão das demandas de cargas e rotas alocadas ao transportador.

Assim, a performance dos transportadores é avaliada por indicadores como cross-docking e entrega.

Torre de Controle: da personalização à visibilidade em tempo real para controle da operação de transporte

Quais as vantagens de melhorar a gestão e controle de operação de transporte?

Depois de conhecer essas ações que podem a melhorar a gestão e o controle de operação de transporte, conheça as vantagens de aplicar isso na prática:

  • Ganho de produtividade: um sistema de gerenciamento, que é a principal ferramenta para colocar em prática as ações de gestão, tem todas as informações sobre as entregas e, consequentemente, auxilia na tomada de decisões sobre o planejamento do transporte, aumentando a produtividade de todo o setor;
  • Renovação das estratégias do setor: implementar essa gestão e controle de operação de transporte traz novas práticas para sua estratégia diária, o que ajuda a renovar o setor e motivar os times de trabalho a realizar ações cada vez mais assertivas;
  • Reduz os custos: erros cometidos por desatenção na gestão e controle da operação de transporte podem trazer custos bem elevados. Após o uso do sistema de gerenciamento, erros são corrigidos e evitados, com isso, os custos são reduzidos.

Entendeu como pode colocar em prática as ações que ajudarão sua empresa a melhorar a gestão e controle da operação de transporte?

Aproveite e veja também nosso conteúdo com as 10 dicas que irão fazer sua transportadora carregar mais para empresas.

To top