Como melhorar a gestão e controle da operação de transporte da sua empresa

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Empresas que atuam no transporte logístico, ou fazendo entregas, enfrentam muitos desafios para que tudo corra bem. Uma das principais preocupações é melhorar a gestão e o controle da operação de transporte. Com isso, encontram soluções que ajudam as empresas do setor a otimizar o melhor trabalho em vez de repetir os erros e problemas que afetam a produtividade de todos.

Está se perguntando como melhorar a gestão e controle da operação de transporte? Siga a leitura. Vamos mostrar 4 formas de fazer isso na prática!

4 maneiras de melhorar a gestão e controle da operação de transporte:

1. Conhecendo muito bem seus fornecedores de transporte

Você conhece bem toda sua estrutura de transporte? Sabe quando pode confiar um prazo de entrega apertado com o fornecedor? Ter essa visibilidade e entendimento é muito importante para melhorar a gestão e o controle da operação de transporte.

O foco deve ser encontrar os melhores serviços e estendê-los aos seus clientes. Isso vai fazer cada um perceber as vantagens de fechar uma parceria contínua com sua empresa. A primeira dica, portanto, é: conheça todos os pontos fortes e fracos dos seus fornecedores para trabalhar com os melhores.

2. Distribuição diferenciada para clientes

Formar parcerias com clientes dentro da operação de transporte é fundamental para a evolução dos negócios. E, nesse ponto, você pode adotar um trabalho de distribuição diferenciada para os clientes que também se encontram em um nível diferenciado na operação.

Aqui a ideia é melhorar sua gestão de entregas fazendo um trabalho separado para esses clientes, aperfeiçoando o trabalho com eles e gerando entregas mais rápidas e eficientes.

3. Antecipando as demandas

Para realmente melhorar a gestão e o controle da operação de transporte, é importante trabalhar com o histórico. É preciso salvar todas as informações dos pedidos anteriores e a relação disso com cada cliente. Este passo é essencial para antecipar as demandas e otimizar seu trabalho.

Prevendo os novos pedidos que receberá, fica mais fácil trabalhar o gerenciamento de estoques e tomar decisões que aumentem o nível de satisfação dos clientes.

4. Com a adoção de um sistema de gerenciamento de transporte

Para colocar em prática todas essas medidas, é preciso implementar um sistema de gerenciamento de transporte que reúna todas as informações relevantes em tempo real. Esse é o exemplo do Open TMS, solução da OpenTech.

O sistema permite o gerenciamento de contratos por meio de uma comunicação integrada das notas fiscais via XML, com objetivo de realizar auditorias eletrônicas dos fretes, gestão das demandas de cargas e rotas alocadas ao transportador. Assim, a performance dos transportadores é avaliada por indicadores como cross-docking e entrega.

Quais as vantagens de melhorar a gestão e controle de operação de transporte?

Depois de conhecer essas ações que podem a melhorar a gestão e o controle de operação de transporte, conheça as vantagens de aplicar isso na prática:

  • Ganho de produtividade: um sistema de gerenciamento, que é a principal ferramenta para colocar em prática as ações de gestão, tem todas as informações sobre as entregas e, consequentemente, auxilia na tomada de decisões sobre o planejamento do transporte, aumentando a produtividade de todo o setor;
  • Renovação das estratégias do setor: implementar essa gestão e controle de operação de transporte traz novas práticas para sua estratégia diária, o que ajuda a renovar o setor e motivar os times de trabalho a realizar ações cada vez mais assertivas;
  • Reduz os custos: erros cometidos por desatenção na gestão e controle da operação de transporte podem trazer custos bem elevados. Após o uso do sistema de gerenciamento, erros são corrigidos e evitados, com isso, os custos são reduzidos.

Entendeu como pode colocar em prática as ações que ajudarão sua empresa a melhorar a gestão e controle da operação de transporte? Aproveite e veja também nosso conteúdo com as 10 dicas que irão fazer sua transportadora carregar mais para empresas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.