|

Os valores de uma empresa são a chave para que ela trilhe o caminho do sucesso, principalmente com as ações de um programa de prevenção de acidentes.

Assegurar o bem-estar dos colaboradores pode ser uma dessas premissas e, por isso, a implementação de um Programa de Prevenção de Acidentes (PPA) é extremamente útil em diversos setores, em especial no transporte logístico.

Quem atua nesse setor deve conhecer a importância de uma cultura de gestão de risco e como essa estratégia reduz custos.

Foi pensando nisso que resolvemos mostrar a real importância de um programa desses e como ele pode ser decisivo para uma gestão de risco eficiente.

Por que é importante ter um programa de prevenção de acidentes?

Ganho de produtividade é um objetivo comum das empresas que atuam na área de transporte. É assim que muitas alcançam suas principais metas.

Mas, como atingir esse patamar estando vulnerável a um alto índice de acidentes que podem ser fatais não somente para o negócio, como para quem está na estrada?

Essa circunstância reforça a necessidade do uso de um programa de prevenção de acidentes na operação logística, uma vez que, prevenindo acidentes, o nível de produtividade cresce.

Tendências e desafios na segurança

Treinamento de motoristas deve ser um dos focos no programa de prevenção de acidentes?

Para ter sucesso ao implementar um PPA, é essencial realizar um trabalho intensivo com os colaboradores envolvidos diretamente na operação.

Eles estão sujeitos aos maiores riscos e, por isso, o treinamento de motoristas deve ser um dos pontos fundamentais para prevenir acidentes.

Deixar esse trabalho de lado pode trazer uma série de prejuízos. Além dos acidentes, é possível que o nome da empresa seja manchado e ela passe a ser mal vista pelo público.

Em contrapartida, quando essa atividade é executada, muitos são os impactos positivos para o negócio.

Impactos positivos ao realizar o treinamento de motoristas

Confira alguns dos pontos mais importantes que uma empresa de transporte logístico pode ter ao implementar um programa de prevenção de acidentes com foco no treinamento:

  • Conhecimento ampliado: o treinamento possibilita que o profissional saiba o que fazer em caso de sinistro e desenvolva habilidades de direção preventiva, aumentando a segurança para ele e a carga;
  • Foco na prevenção: pensando que o foco total deve ser a prevenção, é instaurada a melhor cultura possível de prevenção de acidente. Uma mudança que pode trazer economia e melhorar a performance da empresa;
  • Qualidade do trabalho: profissionais são educados sobre a cultura da empresa e entendem a importância de uma conduta adequada ao dirigir veículos com identificação da mesma. Profissionais com má conduta devem passar por uma reciclagem antes de voltarem às estradas.

Prevenção de acidentes: tecnologia que salva vidas e reduz perdas.

Existe uma solução para ajudar nesse trabalho de prevenção?

Para facilitar o trabalho dos responsáveis pela cadeia logística, seria ideal ter uma solução completa para fazer essa implementação de um programa de prevenção de acidentes.

Essa solução já existe no mercado: é o PPA, desenvolvido pela Opentech, e funciona para atenuar eventos de acidentes, proporcionar capacitação para melhorar a condução do motorista e passar orientações online sobre cada trecho que será percorrido.

A implementação de uma solução que, além do treinamento é capaz de passar o mapeamento de rotas e o controle total das operações, é o diferencial que faltava para trazer mais lucros à sua empresa.

Entendeu a real importância e os benefícios de fazer um bom trabalho com o programa de prevenção de acidentes? Então, conheça os detalhes da solução PPA.

To top