5 erros na logística que vão fazer você perder dinheiro

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O trabalho na área de distribuição exige muitos cuidados para que todos os processos, em conjunto, entreguem o resultado esperado. Nesse cenário, erros na logística podem ser um grande problema. Uma vez que, no fim da cadeia, eles vão gerar perda de dinheiro para o negócio.

Em tempos que exigem de todos os responsáveis pelo setor a redução de custos, ninguém pode se dar ao luxo de desperdiçar recursos. Por esse motivo, hoje você vai conhecer os principais erros a serem evitados ao máximo.

Para que você se antecipe, trouxemos os 5 principais erros na logística que podem fazer sua empresa perder dinheiro. Confira:

 

Top #5: principais erros na logística

1. Não otimizar as rotas

Um dos maiores erros na logística é a falta de otimização das rotas. Uma sequência de entregas mal feita pode acarretar em diversos problemas, elevando ainda mais os custos.

Por isso, é importante levar em conta quais serão os locais de entrega, as distâncias de percurso, os caminhos a percorrer e outras variáveis. Tudo isso evita gastos excessivos com combustível, além de diminuir o tempo necessário para as datas de entrega. Gerando um nível ainda maior de satisfação para os clientes que recebem dentro do prazo.

 

2. Não rastrear os pedidos

Um dos pontos principais para um processo logístico de qualidade é contar com ferramentas que permitam fazer o rastreio de pedidos. Diminuindo a ocorrência de erros e somando diversas vantagens.

Essa funcionalidade garante que o trajeto está sendo feito corretamente, elevando o grau de segurança e assegurando que o prazo estimado para o cliente final será atendido.

 

3. Ter processos mal definidos

Uma área de logística, independente do ramo de atuação, precisa ter uma sequência de atividades pré-estabelecidas. Dessa forma, todo o processo funcionará como o programado. Para isso, é preciso definir tarefas, criando uma espécie de passo a passo. Os demais colaboradores poderão, assim, conhecer seu papel dentro da cadeia.

É preciso criar uma esquematização detalhada com as definições e os métodos de trabalho, sempre deixando visível e com fácil acesso.

 

4. Ter problemas de comunicação entre os setores

A comunicação entre todos os setores é primordial para evitar erros na logística. Uma falha no início do processo pode acarretar em atrasos no final da sequência. Hoje, o trabalho pode ser facilitado com a chegada dos sistemas mobile.

Usar smartphones para a comunicação dos departamentos é uma das melhores saídas em qualquer empresa que atua com logística, pois permite identificar todas as informações em tempo real.

 

5. Não investir em tecnologias para melhores resultados

A tecnologia deve estar presente em todas as áreas e execuções de controle ou comando! Várias atividades só podem ser concluídas com qualidade, trazendo melhores resultados, quando aliamos as vantagens de novas ferramentas com um trabalho bem feito.

Por isso, não investir em tecnologias é um erro grave. Faz com que o negócio se encontre em uma posição inferior aos concorrentes, correndo risco de perder dinheiro nas operações. Percebe como é importante reconhecer esses erros na logística? A fim de evitá-los, use alternativas que facilitem o trabalho no dia a dia.

Conte com a Opentech, especialista no desenvolvimento de softwares para logística de acordo com a sua necessidade. Entre em contato aqui e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.