|

Sabemos dos inúmeros desafios que os profissionais do setor logístico enfrentam em suas rotinas de trabalho, principalmente com os líderes de logística.

É responsabilidade dos líderes de logística, acompanharem os KPIs, focando na melhoria e otimização de processos logísticos, além de assegurar a qualidade das entregas, supervisionar a equipe operacional, e os operadores para o gerenciamento de cargas.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo que poderá ajudar os líderes na logística, e os demais profissionais que almejam melhorar a produtividade de suas equipes.

Uma vez que esta é a base para o desenvolvimento de projetos e processos bem estruturados e com entregas bem sucedidas, tanto para o seu negócio como para seus clientes.

Se preocupe e apoie o crescimento de sua equipe com líderes de logística

O líder logístico deverá motivar a sua equipe, o apoiar o crescimento desses profissionais, e além de tudo, é essencial que ele seja um exemplo a ser seguido.

Esses aspectos contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável.

Seja acessível, aceite conselhos e repasse suas experiências e conhecimentos. Além disso, estimule a criação do espírito colaborativo no time.

Saiba que, os melhores resultados surgem quando há incentivo à inovação, ou seja, é necessário que haja um ambiente em que todos podem expressar suas ideias e opiniões.

Cada empresa tem a sua rotina, essa cultura é desenvolvida por meio de reuniões diárias, alinhamentos, ou pelo uso de ferramentas que podem ajudar a todos durante suas rotinas.

Encontre recursos que facilitem a comunicação entre seu time

Para ter sucesso na gestão de uma equipe, a comunicação entre todos os profissionais precisa ser ajustada conforme as demandas que surgem diariamente.

A comunicação é imprescindível para que todos estejam na mesma página, evitando, inclusive, possíveis retrabalhos em projetos.

Administre o tempo

Equipes que se sobrecarregam atrapalham o fluxo de suas entregas, e causam desmotivação na equipe, devido o acúmulo de tarefas.

Por isso, o líder logístico deve acompanhar o desenvolvimento de todas as tarefas que estão em progresso.

Determine metas para melhorar os processos dos líderes de logística

Estipular metas contribuem para a motivação da sua equipe.

Assim, os indicadores de desempenho, permitem acompanhar e traçar novas ações conforme os resultados obtidos.

Lembrando que as metas precisam ser claras para todos, elas podem ser divididas de várias maneiras, como a curto prazo, médio prazo e longo prazo, por exemplo.

Prazos de entregas importam

Com o seu planejamento, prazos podem ser alcançados no tempo correto, tanto interno como externos.

Uma boa estratégia reflete na qualidade de suas entregas, os clientes contam com prazos que dependem de você, e esses resultados têm impactos diretos nos lucros do negócio.

Utilize tecnologia para aprimorar o ecossistema da sua empresa

Investir em tecnologia e inovação são fatores essenciais para organizar e automatizar processos na área de logística.

Com isso, há a redução do tempo para contratação de transporte, auditoria de registros das negociações, padronização e automatização nos processos.

Muitos embarcadores utilizam, automaticamente, ferramentas para gestão de transportadoras que facilitam todo o fluxo da cadeia logística.

Gostou do nosso conteúdo?

Então clique aqui e saiba mais sobre nossas ferramentas que podem auxiliá-lo durante a otimização dos processos logísticos para a sua equipe!

To top