|

Manter a frota de caminhões sempre em perfeito estado é a maneira correta de economizar recursos, afinal, quando as situações de risco não são mapeadas, o prejuízo é sempre mais caro e necessita da manutenção do caminhão.

Por isso, é muito importante estar sempre atento aos sinais de alerta que o caminhão mostra quando precisa de manutenção.

5 alertas para manter a manutenção do caminhão

Abaixo, separamos 5 desses sinais:

1. Fumaça

Não é apenas a fumaça escura que representa um problema no caminhão.

Se a fumaça que sai do escape estiver branca ou cinza azulada, também é um sinal de que as coisas não estão bem.

O coordenador e instrutor do Centronor, Renato Rossato explica que isso pode ocorrer pela má condição térmica do motor, excesso de entrada de óleo ou problemas no catalisador.

2. Óleo com impurezas

Na troca de óleo é importante verificar a cor e o aspecto do óleo usado. Se ele estiver com pequenos resíduos metálicos, pode ser sinal de que existem problemas com os ímãs do motor, que provavelmente estão em atrito irregular.

3. Perda de potência

Um caminhão perder a força é um claro sinal de que alguma coisa não está bem, e as causas para esse problema são bem variadas.

Pode ser filtro de ar obstruído, unidades injetoras ou módulos de injeção desregulados, ou até mangueira do intercooler com defeito.

Tendências e desafios na segurança

4. Ruídos na troca de marcha

Sons estranhos e dificuldade em encaixar as marchas são claros defeitos de transmissão.

É importantíssimo que o motorista não force mais ao detectar algum desses problemas, e faça a manutenção do caminhão anteriormente.

5. Amortecedores para manutenção do caminhão

Este problema está diretamente relacionado aos amortecedores do caminhão, que não estando em bom estado, podem prejudicar o desempenho do veículo em curvas e gastar excessivamente os pneus.

Sempre que um desses sinais aparecerem, é de extrema importância que o caminhão seja encaminhado para a revisão com um mecânico. A manutenção constante da frota e preventiva é a melhor forma de evitar incômodos e gastos excessivos.

Para isso, conheça as soluções da Opentech. Somos líderes no setor de controle logístico e gerenciamento de riscos para o transporte de cargas.

Nossas soluções são aliadas a mais alta tecnologia para trazer resultados em produtividade, eficiência e segurança para as operações dos nossos clientes.

Entenda como podemos trazer esses benefícios para a sua empresa, clique aqui e converse agora com nossos especialistas.

To top