No trabalho de transporte de cargas, não é somente a mercadoria que deve estar presente em cada um dos veículos da empresa. Alguns documentos são obrigatórios nesse trabalho e, entre eles, está o CT-e. Se você ainda não sabe o que é o CT-e e porque ele deve estar nos veículos que fazem transporte logístico, siga a leitura!
Garantir a presença do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) no trajeto de entrega é fundamental para prevenir problemas com o Fisco. O CT-e é um documento utilizado para comprovações fiscais de todas as operações de transportes ou frete, seja qual for a modalidade: aérea, ferroviária, rodoviária, dutoviária ou aquaviária.
Diferente da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), documento que declara quais os produtos estão sendo transportados, o CT-e tem a função de declarar o serviço de transporte em si.
Depois de entender o que é o CT-e, é importante entender para que ele serve na rotina de transporte. No serviço de transporte rodoviário, por exemplo, várias paradas são realizadas nos Postos Fiscais, que são justamente os pontos de fiscalização das fronteiras das cidades e dos estados.
Sempre que isso ocorrer é necessário comprovar a emissão do CT-e para conseguir liberar a carga. Esse trâmite se tornou necessário a partir da determinação feita no SINEF (Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico – Fiscais) e foi implementado em 2012.
O CT-e surgiu justamente para eliminar o sistema anterior, que funcionava apenas com papéis, migrando a operação para o meio eletrônico. Isso significa que os documentos, assim que emitidos, aparecem na base nacional de documentos. Mas o ideal é sempre ter uma cópia impressa no veículo para agilizar a busca do mesmo.
Depois de conhecer o que é o CT-e, agora, é preciso saber como emitir o CT-e. Para ajudar, apresentamos a Solução Open CTe, útil tanto para o embarcador, responsável por liberar esse documento, quanto para o transportador, que também pode acessá-lo.
Essa é uma solução web que permite ao embarcador realizar a emissão em massa de CT-e com validação da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Na prática, ela traz vantagens como:
Essa solução, por sua vez, permite ao transportador digitar CT-e e Manifestos de Documentos Fiscais (MDF-e), também validados pelo SEFAZ, e gerir os documentos. Algumas ações práticas que podem ser feitas com essa solução:
—
Como vimos, saber o que é o CT-e é fundamental no trabalho de transporte. Conheça também outras soluções da OpenTech. Acesse os links para ter mais detalhes do Open CT-e Embarcador e do Open CT-e Transportador.