Atuar com transporte de cargas é um verdadeiro desafio. Existem muitos perigos nas estradas e, para muitos profissionais que atuam diretamente com transporte logístico, é fundamental entender como reduzir esses perigos usando soluções de gerenciamento de riscos.
Uma das ações mais importantes e efetivas para melhorar o trabalho de transporte logístico é fazer um checklist, ou seja, uma conferência item a item dos aspectos fundamentais e de tudo que é obrigatório para atuar no transporte logístico. Essa atividade é essencial para reduzir os imprevistos durante uma viagem.
Nesse artigo, explicaremos sobre a importância de um checklist para o transporte logístico e por que essa é uma prática fundamental quando se fala em gerenciamento de riscos neste setor.
Um dos grandes motivos para que ocorram acidentes e se intensifiquem os riscos com o transporte de cargas é o descuido em relação a aspectos simples, mas que, na prática, são cruciais para a segurança de todo o trabalho logístico.
Fazer um checklist antes de ir com a carga para a estrada é um cuidado mais que necessário, em especial para verificar se o serviço cumprirá suas obrigações legais e de segurança. O checklist consiste também na checagem e diagnóstico de possíveis equipamentos, peças e componentes que podem apresentar problemas durante o trabalho de transporte.
O checklist é uma prática essencial das empresas que valorizam e fazem bem o gerenciamento de riscos. Deve ser revisto e atualizado sempre que algum novo tópico ganha importância. Para fazer um checklist, o primeiro passo é desenvolver essa relação de tópicos para verificar se o caminhão, o motorista e toda a documentação necessária realmente está OK.
Abaixo, elencamos alguns itens que não podem ficar de fora do seu checklist:
Um dos maiores custos quando se trata de transporte de cargas e uso de veículos está na parte de reparos e de gastos devido a imprevistos que ocorrem nas estradas. A quantidade de consertos pode cair bastante se esse trabalho de conferência for realizado com frequência.
O checklist é uma peça-chave para passar segurança tanto ao motorista, que estará na responsabilidade de levar a carga de um lugar para outro, como para a transportadora. Fazer essas conferências é muito melhor do que contar apenas com a memória para verificar um ponto ou outro antes de começar o transporte de fato.
Uma iniciativa simples na prática, mas que também é muito efetiva quando se pensa em adotar ações preventivas.
Gostou de saber mais sobre como o checklist é um componente importante para o gerenciamento de riscos no transporte logístico?
—
Leia também sobre a solução Open GR, que permite à sua empresa ter um amplo trabalho de gestão de risco.
Para completar a sua experiência, aproveite para baixar o checklist disponível no Kit de GR que preparamos para você. Para isso, clique aqui.