6 dicas para ter uma gestão eficaz de logística para e-commerce

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

As relações de consumo estão passando por uma grande transformação. Só em 2017, o setor de e-commerce, por exemplo, movimentou aproximadamente R$ 60 bilhões de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Mas, e como funciona a logística para e-commerce? Como torná-la eficaz?

Uma coisa é certa, os consumidores dão preferência às empresas ou marcas que possuem diferenciais como:

  • Prazos de entrega reduzidos;
  • Não sofrem com as avaliações negativas na internet em relação a entregas atrasadas;
  • Conseguem entregar o que realmente se comprometem.

É para conseguir alcançar esses diferenciais e evitar os erros na logística que vamos apresentar agora 6 dicas para uma gestão eficaz de logística para e-commerce. No fim, ao aplicar cada uma delas, é possível aumentar cada vez mais as vendas.

 

6 dicas que fazem a logística para e-commerce ser um sucesso

 

1. Aposte na tecnologia para rastreamento de entregas

Para colocar em prática uma boa gestão de logística para e-commerce, o rastreamento é fundamental. Ele não só vai ajudar a identificar onde está cada veículo responsável pelas entregas, como também pode ajudar no controle de velocidade, definição das melhores rotas e interação facilitada com o veículo.

Tudo isso funciona como apoio para ter os melhores resultados, já que o foco de todas as empresas é encontrar uma forma de evitar atrasos nas entregas.

 

2. Invista em um Sistema Integrado de Logística

Com mais informações em mãos, ganha-se qualidade na logística para e-commerce. E é por isso que você precisa investir em um sistema que faça toda a integração logística.

Esse sistema consegue extrair informações gerenciais importantes, que agregam valor ao negócio, aumentando o controle da qualidade, a pontualidade das entregas e a assertividade da operação. Tudo isso para facilitar a vida dos profissionais envolvidos no trabalho logístico.

 

3. Programação de carga

Na prática, fazer a melhor programação de carga está centrada na atividade de melhorar a seleção dos fornecedores de transporte. Afinal de contas, uma logística para e-commerce eficiente deve ser feita em conjunto e, por isso, é importante firmar acordos com os melhores parceiros quando se fala na programação de carga.

 

4. On-time de entregas com excelência

Um grande diferencial de toda empresa que trabalha com a logística para e-commerce é ter o acompanhamento on-time de entregas. Assim, fica muito mais fácil garantir que as entregas cheguem no prazo combinado, ajudando em um fator muito valioso para toda empresa que trabalha com vendas online: evitar devoluções.

 

5. Esteja preparado para a Black Friday

Quando se fala em vendas online, automaticamente, lembramos do dia que gera o maior volume de vendas no ano para qualquer empresa: a Black Friday. E um grande erro na logística para e-commerce é não estar preparado para essa data.

Com o aumento dos pedidos, é importante planejar de forma antecipada a sua estrutura logística, para que ainda assim consiga manter o controle sobre todas as entregas e garantir que tudo chegue dentro do prazo, mantendo a satisfação dos clientes.

 

6. Faça o controle de estoque

A última dica está ligada a uma parte muito importante de qualquer e-commerce, que é o estoque de produtos. Para realizar vendas por esse canal, é preciso sempre avaliar qual o volume de compra de cada item, antevendo  as demandas futuras. Essa ação evita tanto a falta de produtos, como os excessos desnecessários.

Gostou de conhecer essas 6 dicas para ser mais eficaz no trabalho de logística para e-commerce? Então não perca tempo e conheça também o Open SIL, ferramenta de gestão da OpenTech que oferece completa automatização e controle sistêmico dos processos logísticos, justamente o que você precisa para ter melhores resultados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
Scroll Up