10 dicas que irão fazer sua transportadora carregar mais para empresas

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma das maiores dificuldades das transportadoras de cargas, em todo Brasil, é encontrar diferenciais competitivos e estratégias para melhorar seus resultados. Para solucionar esse problema, é possível contar com as vantagens do TMS para transportadoras, cuja sigla em inglês significa: Transport Management System. Com ele, uma transportadora pode potencializar seus serviços e carregar para muito mais empresas.

Para que sua empresa aproveite ao máximo essa ferramenta, preparamos uma lista com 10 dicas que ajudarão a implementar as ações capazes de atrair um número maior de carregamentos. Confira:

 

1. Priorizar a gestão estratégica

Para começar essa série de dicas, você precisa entender como a gestão estratégica é fundamental para uma transportadora de cargas manter o controle interno e alcançar resultados mais satisfatórios.

Você pode aproveitar todas as vantagens do TMS para transportadoras utilizando esse sistema para trabalhar de forma unificada. Dessa forma, (daria para usarmos um sinomino nessas palavras, ficaram muito repetitivo) também pode ampliar sua visão para a redução de custos e promover um aumento de rentabilidade, como consequência da facilidade para controlar todas as informações.

 

2. Manter processos padronizados

Criar um padrão significa organizar uma rotina que facilite o carregamento de cargas em diferentes segmentos. Mantendo um fluxo de trabalho previamente determinado, considerando todos os passos e necessidades da operação, você terá mais agilidade e conquistará muitos benefícios, como a diminuição dos erros e a redução de tempo no trabalho.

 

3. Investir em tecnologia

Essa dica já deveria estar sendo aplicada por todas as transportadoras, mas sabemos que não é a realidade. O fato é que a tecnologia está cada vez mais presente nas operações de transporte de cargas, sendo um risco continuar atuando sem o auxílio de ferramentas poderosas disponíveis no mercado.

Investindo em tecnologia, sua empresa conseguirá aproveitar todas as vantagens do TMS para transportadoras e ir muito além disso. Terá controle das operações, não deixará brechas para falhas.

 

4. Excelência no atendimento

Para ter destaque no mercado e conseguir avaliações positivas – fator determinante para atrair novos clientes hoje – é preciso que o seu atendimento seja excelente e personalizado.

É importante também que tenha disponível uma série de canais de comunicação. A busca por comodidade e agilidade no atendimento torna essencial a existência de um SAC diferenciado e de um serviço online e funcional no site da transportadora.

 

5. Utilizar ferramentas de cotação online

Para encontrar as melhores fornecedoras de serviços de transporte, os clientes buscam as plataformas de cotação online, nas quais conseguem especificar os serviços que precisam e encontram as opções de valor para o frete.

Além das vantagens do TMS para transportadoras, estar presente nessas plataformas trará para seu negócio uma série de outras vantagens, como a exposição da marca, variedade de clientes a serem atendidos, maior agilidade no fechamento de novas parcerias e ainda a possibilidade de aumentar o número de cotações realizadas.

Você pode inclusive entender melhor como está o mercado sempre que vencer ou perder uma cotação.

 

6. Anunciar em catálogos de transportadoras

Quem precisa de uma transportadora de cargas geralmente faz a pesquisa nos lugares que trabalham de forma especializada com a área. Esse é o caso dos catálogos de transportadoras, criados como uma espécie de lista de contatos para que os interessados encontrem opções para contratar.

Atualmente, o foco é participação no meio digital. Por isso, esses catálogos deixaram de existir apenas na forma impressa e passaram para o meio online. Nesses anúncios, é preciso se destacar para chamar a atenção dos interessados e conseguir um bom retorno.

 

7. Ampliar o networking

Todos sabemos que ficar parado imaginando que os clientes chegarão de uma forma ou de outra é um erro grave para qualquer empresa, não importa o segmento. Por isso, é fundamental estabelecer uma estratégia para ampliar o networking do seu negócio e expandir o nível de conhecimento dos profissionais da empresa.

Para colocar isso em prática, algumas atividades são essenciais, como a presença em feiras, onde é possível fazer a entrega de brindes e a exposição de marca. Outro caminho é desenvolver parcerias com os organizadores e trocar contatos com prospects e o público-alvo.

Não perca oportunidades de ampliar seu networking. Você pode ter alguns custos com isso, mas o retorno costuma compensar.

 

8. Controlar os indicadores de logística

Existe uma série de indicadores de desempenho logístico que os gestores da área precisam acompanhar. Mantendo esse controle de indicadores, é possível chegar aos seguintes benefícios:

  • Monitoramento completo dos diversos carregamentos realizados;
  • Poderá ver em tempo real qual o status da mercadorias;
  • Identificação de falhas nos processos;
  • Garantia de rentabilidade de todo o trabalho em conjunto.

 

9. Ter um bom sistema como aliado

Utilizar um sistema que permita que a sua empresa obtenha uma série de soluções para os problemas do dia a dia da empresa é fundamental. Pequenos erros durante as atividades de transporte de carga podem atrasar o desempenho e diminuir o nível de atuação, o que prejudica a conquista de novos clientes.

 

10. Investir na Gestão de Risco

A segurança no transporte de cargas é um dos pontos mais importantes nessa cadeia de atividades de uma transportadora de cargas. Sem uma gestão de riscos eficiente, não somente os valores materiais ficam desguarnecidos, mas também as pessoas envolvidas em cada etapa de uma operação de carga.

Nesse último quesito, é fundamental compreender a importância dos investimentos na contenção de riscos. Para ajudar todos que atuam no segmento, a OpenTech oferece um dos melhores sistemas de gestão de risco do mercado: o Open GR. Ele é modelado de acordo com a necessidade de cada cliente, reduzindo os riscos existentes.

Seguir cada uma dessas dicas e as vantagens do TMS para transportadoras ajudará sua transportadora a ampliar o número de clientes e a fazer mais carregamentos. Continue acompanhando o blog da OpenTech para conferir novidades e sugestões diferenciadas para sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
Scroll Up