A importância de reduzir os custos com estadia e aumentar a fluidez nas operações de transporte

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Conhecer os principais custos inerentes à movimentação de cargas é a lição número um no setor de transporte e logística. Isso porque quem não domina com exatidão seus processos e gastos enfrenta sérios problemas.

A questão é que conhecer de perto os custos não é suficiente, pois não isenta as empresas dos impactos negativos no fluxo financeiro. O pulo do gato está em não somente entender as despesas, mas controlá-las. E neste aspecto, detalhes podem fazer toda a diferença.

A otimização dos custos relativos à logística exige planejamento. Para manter-se competitivo, é fundamental reduzir os gastos em todas as etapas da operação, sem afetar a qualidade do serviço.

Fazendo as contas

Pense, por exemplo, em quanto a sua empresa gasta com a estadia de veículos, aqueles custos gerados quando o caminhão fica parado por mais tempo do que o esperado.

Independentemente da causa, um veículo parado é sempre um problema. Para aumentar a fluidez das operações, a melhor saída é apostar em uma logística eficiente, focada também no carregamento e na descarga das mercadorias – duas etapas tão importantes quanto as viagens em si.

Acredite: automatizar processos internos, prevenir situações indesejadas e corrigir eventuais intercorrências, monitorando as viagens – desde o carregamento até a etapa final da entrega e a liberação do caminhão para o retorno – contribui significativamente para a obtenção de melhores resultados.

Planejamento estratégico

Não custa lembrar que a gestão eficiente das frotas aumenta a produtividade, reduz a ociosidade, faz baixar os gastos com manutenção, facilita o planejamento estratégico e traz mais agilidade às operações.

Na questão da redução dos custos com estadia, tanto embarcadores quanto transportadores têm vantagens. E para isso, contar com soluções que permitam acompanhar o fluxo das viagens é essencial.

No caso de embarcadores, a dica é ter total visibilidade e domínio da operação. Um dos pontos é monitorar e controlar o tempo que os veículos ficam parados no centro de distribuição, enquanto carregam.

Acompanhar a viagem, em tempo real, também ajuda a visualizar como será a entrega no cliente. Chegar no horário previsto evita, entre outras coisas, que o motorista tenha que pernoitar no local e aguardar uma nova janela para a entrega da mercadoria.

Com tecnologia e bons processos, é possível ainda fazer auditorias em cobranças realizadas pelos transportadores em função de horas paradas nos centros de distribuição.

Você sabia que o gasto com diárias é de até 2% da conta-frete por perda de ineficiência? Para reduzir essa cobrança, a alternativa está no controle rigoroso dessas situações.

No caso dos transportadores, monitorar todos os veículos parados em clientes é uma das medidas que ajuda a reduzir o tempo ocioso. Quanto mais tempo o veículo fica parado, mais a programação das viagens é afetada. O resultado? Baixa produtividade.

De olho na eficiência

Na prática, não é difícil reduzir os gastos com estadia. Contar com especialistas e soluções pensadas para este fim ajuda muito.

Um exemplo é o Open SIL, o Sistema Integrado de Logística desenvolvido pela Opentech. Com ele é possível organizar todo o processo e as informações necessárias para tornar visíveis as etapas da operação.

As parametrizações do sistema incluem, por exemplo, o cadastramento de alertas assim que o prazo de permanência em um cliente termina. Ao identificar o problema, a ferramenta indica a necessidade de intervenção e a escolha da ação mais assertiva para cada caso.

Com o auxílio de soluções como o OpenSIL, embarcadores e transportadores conseguem identificar e conter gastos desnecessários, reduzindo as despesas sem abrir mão da qualidade e da excelência nas operações.

À frente da concorrência

Quer gastar menos com estadia e ser mais eficiente do início ao fim da viagem, destacando-se da concorrência? Você não está sozinho e a Opentech pode ajudar a resolver os gargalos da sua operação com base em alta tecnologia, processos eficientes e times qualificados.

Para conhecer nossos produtos e como eles podem ajudar sua empresa clique aqui!

Estamos prontos para ajudá-lo. Afinal, sua carga é a nossa missão!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
Scroll Up