A importância da Avaliação de Desempenho

Resumo

Se quiser, pule para a parte do seu interesse:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Em uma organização, muitos profissionais se dedicam e trabalham constantemente em busca de melhoria contínua para alcançar o tão desejado crescimento profissional. Engana-se quem ainda acredita que o desenvolvimento profissional está relacionado apenas ao crescimento vertical em uma organização, almejando somente posições de liderança para seu crescimento.

É importante para o profissional que pretende traçar metas e objetivos em sua carreira, ampliar sua visão e conhecimento, tanto sobre suas competências, quanto das áreas e possibilidades de atuação dentro da organização em que atua. Nesse delicado processo, muitas vezes o profissional irá precisar de ajuda e, sua referência na empresa, certamente, será seu líder que, para ser efetivo nesse processo, precisa estar muito bem preparado!

Com o desenvolvimento profissional e o alcance de posições de liderança na empresa muitas responsabilidades são agregadas. Além do gerenciamento de indicadores de uma determinada área, o gerenciamento, desenvolvimento e o sucesso profissional das pessoas desse setor também é de responsabilidade do líder!

Se atualmente você trabalha com a liderança de uma equipe, a área de Gestão de Pessoas de sua empresa já encaminhou as Avaliações de Desempenho de seu time. Se em algum momento você se perguntou: Qual a importância dessa avaliação? Por que fazê-la periodicamente? Esse post foi pensado em você!

Pense no setor em que atua e na importância de avaliar, acompanhar e mensurar os resultados da área. Caso gerencie uma fábrica de software, por exemplo, acompanhar se as entregas estão sendo cumpridas de acordo com o número de horas acordado com o cliente e com a qualidade desejada, é importante, certo?! Com os profissionais de seu setor não é diferente e, é por meio de sua equipe que os resultados esperados serão alcançados. Com essa analogia, se vê a importância da Avaliação de Desempenho!

Mas, antes de falar sobre a importância da Avaliação de Desempenho, é preciso conceituar o processo. Muito resumidamente, pode-se dizer que é um processo pelo qual a organização mensura a performance e o desenvolvimento de um colaborador em uma determinada posição em diferentes aspectos, transitando desde o conhecimento técnico até às competências comportamentais. Desse modo, a avaliação é importante para acompanhar e direcionar um colaborador para o desenvolvimento.

Avaliar e dar feedback, é importante?

Mantendo a frequência de avaliações estipulada por sua empresa, alcançar as metas determinadas para seu setor torna-se mais fácil, pois será possível direcionar sua equipe na direção em que os ventos da organização estão soprando.

Além disso, por meio de avaliações de desempenho, você estará atuando na formação de profissionais de sucesso, direcionando pessoas ao desenvolvimento para as carreiras que almejam. Ou ainda, de acordo com o perfil do colaborador, o direcionamento para o autoconhecimento e, em consequência a posição que melhor se encaixa com o perfil do profissional.

Alguns profissionais, por exemplo, dedicam-se para a realização das atividades operacionais de seu dia-a-dia, pois têm intenção de alcançar cargos de liderança na empresa. Em contrapartida, esquecem que relacionar-se bem com seus colegas de trabalho e exercer influência positiva é um fator primordial para um cargo de liderança. Essa situação exemplifica muito bem a importância da avaliação de desempenho e o retorno ao colaborador.

Sim! A avaliação deve ser realizada pelo líder e validada com o colaborador! Tão importante quanto o processo de avaliação de desempenho, é o processo de feedback (traduzindo para o português: retorno).

Ou seja, seu colaborador precisa receber feedback sobre sua a avaliação, pois deve saber como está seu desempenho, seu cumprimento de metas e o que é esperado do profissional e qual o melhor caminho a ser seguido para o alcance de seus objetivos. Mas, esse é assunto para uma próxima postagem da área de Gestão de Pessoas!

Acompanhe o desempenho de seus colaboradores para facilitar o alcance das metas de sua área! Os resultados virão a longo prazo e será mensurado com o aumento da performance de sua equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open News!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades no mundo dos transportes.

Posts relacionados

© 2021 Opentech Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística. Todos os direitos reservados.
Scroll Up